Onde Comer Doce Turco em Istambul : Hafiz Mustafa

Última atualização

doce turco

Uma das coisas que mais gosto em Istambul é poder sentar tranquilamente e tomar um café turco com baklava e comer algum turkish delight. Isso é sempre uma das primeiras coisas que faço quando chego em Istambul, uma espécie de ritual para dizer que eu realmente estou na Turquia.

Se você já foi para Istambul, vai saber que praticamente em toda esquina você pode comprar doce turco (baklava e turkish delights) mas aqui estou falando da melhor baklava de Istambul, a que me fez comer aos montes sem achar enjoado ou doce demais.

doce turco

 

Conhecendo doce turco

Dos doces turcos mais populares e que você vai ter a oportunidade de provar em Istambul estão a baklava e o manjar turco (turkish delight) que leva o nome de lokum.

A baklava é uma massa folhada do tipo filo banhada em mel e por dentro pode ter pistache, nozes, avelã ou outras frutas secas. Já o loukum ou turkish delight é o doce turco mais próximo do que nós conhecemos, é uma espécie de bala de goma (jujuba) envolta em açúcar refinado e com frutas secas por dentro como recheio.

Eu adoro baklava, e sempre escolho as mais verdes que vem com muito pistache (coisa que adoro!) mas você pode escolher com nozes, avelã, outras frutas secas, mel e até uma nada tradicional que é a de chocolate. Claro que há de todos os preços, e sim o preço faz diferença porquê já provei das mais baratas e elas não tem o mesmo sabor das que compro no Hafiz Mustafa.

doce turco

Tradição de doces turcos

O lugar que recomendo para comprar não só baklava como qualquer outro doce turco é a Hafiz Mustafa, uma rede de lojas com mais de 100 anos de tradição em Istambul. Eles tem várias localizações em pontos estratégicos da cidade, tem em Sultanahmet, em Taksim, Sirkeci e outros lugares turísticos de Istambul.

Se baklava e outras delícias orientais não for muito a sua praia, pode escolher entre outros doces típicos e bolos que eles fazem, eu nunca comi as sobremesas mas meu irmão comeu e aprovou, só posso realmente garantir que em se tratando de baklava, é a melhor baklava de Istambul.

As baklavas custam em média entre 70 a 100 TL o quilo, e claro que o valor varia em função do tipo de baklava que você quer, se tem mais ou menos ingredientes caros. Você pode pedir uma caixinha ( tem de vários tamanhos) e eles enchem e você paga pelo peso.

doce turco

Eles estão tão acostumados a lidar com turistas que todo mundo fala inglês lá e te ajudam a escolher se você não souber qual comprar. Eles ainda embalam à vácuo as caixinhas, perfeita para levar na viagem. Falando nisso, eu já comprei muito para dar de presente, turkish delights pode se conservar por até um mês, mas as baklavas são mais sensíveis e pode se conservar por no máximo uma semana.

Eu compro para levar sempre que vou embora, mas o legal para mim é sentar em um dos muitos cafés Hafiz Mustafa de Istambul e saborear aquele momento com alguma baklava. No geral eu pego um quarteto de baklavas que custa umas 19 TL.

 

Mapa com lojas Hafiz Mustafa em Istambul

 

Outros posts sobre Istambul

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.