10 Coisas para Fazer em Istambul

Última atualização

10 coisas para fazer em istambul

Nunca escondi de ninguém que Istambul é a minha cidade favorita, acabo de voltar de lá e já tenho passagem comprada para voltar, é a cidade que não me canso nunca de admirar e de visitar. Sempre que vou a cidade, tento fazer um mix de passeios bem turísticos com outros pouco conhecidos dos turistas, para conhecer melhor a cidade.

Para quem vai a cidade pela primeira vez, eu selecionei 10 coisas para fazer em Istambul que vão te ajudar a tirar um maior proveito da viagem.

10 Coisas para Fazer em Istambul

1 – Visitar a Mesquita Azul 

A mesquita do Sultão Ahmed (Sultanahmet Camii em turco) leva o nome de mesquita azul pela cor do seu interior. Nela, turistas e locais ficam impressionados com o tamanho, as cores das paredes e do teto e a sensação de paz e tranquilidade.

A entrada é gratuita, você só precisa verificar se sua roupa está ok para entrar num templo religioso (pernas e ombros cobertos) e as mulheres devem também cobrir os cabelos, coisa que um lenço displicente pode resolver, mas se você não tiver lenço na hora, eles emprestam para você entrar na mesquita. Tire os sapatos e não esqueça que o silêncio e o respeito são primordiais lá dentro.

10 Coisas para Fazer em Istambul

2 – Comer Kebab e suas variações

Eu sou suspeita para falar sobre carne de cordeiro e comida turca, eu adoro! E se você gosta de kebab, saiba que na Turquia existe uma infinidade de variações, servido no wrap, espeto ou no prato, o meu favorito é o Iskender Kebab que é a carne de cordeiro numa cama de pão pide com manteiga e molho de tomate, juntamente com iogurte. Sou tão apaixonada por esse prato que comi praticamente só isso durante uma semana inteira em Istambul.

10 Coisas para Fazer em Istambul

3 – Fazer um passeio de barco no Bósforo 

Istambul é uma cidade marítima, e possui um sistema de transporte marítimo também, assim você pode pegar barcos que funcionam como ônibus para fazer a travessia e funcionam com o cartão de transporte local.

Para os turistas há também a possibilidade de fazer um cruzeiro no Bósforo para conhecer um pouco mais das atrações a beira mar, e ouvir um pouco da história dos lugares com o áudio guia. A depender da temporada, há cruzeiros mais longos ou mais curtos, pergunte sempre antes de comprar.

4 – Ir num Hamam e tomar um banho turco

Eu acho que tomar um banho turco é uma experiência a ser feita em Istambul, tá certo que é cada vez mais difícil encontrar um hamam mas ainda assim sempre vou a cidade eu experimento.

Para quem não conhece, seria como uma sauna mas com muito vapor, onde após um tempo uma empregada (ou empregado para os homens) vem e com uma técnica ancestral e uma esponja especial esfolia todo seu corpo com muito vigor até sair praticamente todas as células mortas.

10 Coisas para Fazer em Istambul

5 –  Subir a Torre de Gálata para ver a cidade do alto

Uma das melhores vistas de Istambul é do alto da Torre de Gálata, dá para ver toda a parte antiga de Istambul e a depender da luminosidade, até a Ásia. Meu momento favorito para subir é no final da tarde, para pegar o pôr do sol por trás dos minaretes.

6 –  Andar pela Avenida Istiklal

Essa é a principal avenida comerciante de Istambul, que vai praticamente da Torre de Gálata até a Praça Taksim. Se você quer fazer compras em Istambul, é o lugar certo, e se você não está interessado, também é um bom lugar para conhecer a parte mais moderna da cidade, ver um pouco do dia a dia dessa grande metrópole.

10 coisas para fazer em istambul

7 – Bazar das Especiarias

Menor e menos conhecido que o Gran Bazaar, o Bazar das Especiarias (ou Bazar Egípcio) é muito mais fácil de se localizar porquê só há um caminho principal, e também tem os preços muito mais interessantes que o seu concorrente famoso, mesmo que você não vá comprar nada pode passar para conhecer um pouco mais sobre especiarias e chás.

Se você estiver procurando algo para comprar, há um sem fim de chás mas os mais vendidos são o de maçã, romã e o chá do amor, eu já tomei os três e são os meus favoritos por serem doces.

8 –  Visitar o Museu de Arte Turca e Islâmica

Pertinho da Mesquita Azul fica um museu que não é tanto visitado pelos turistas, o Museu de Arte Turca e Islâmica tem mais de quarenta mil peças, entre tapetes, caligrafias islâmica, e tudo relacionado a arte islâmica e otomana. Minhas partes favoritas são as jóias e as exposições de tapetes persas.

10 coisas para fazer em istambul
foto : wikipedia

9 –  Pegar o bonde tradicional

Taí uma coisa que adoro fazer! Em Lisboa e no Porto eu fiz o passeio com bondes antigos e quando descobri que Istambul ainda tinha duas linhas operando com os bondes tradicionais, eu corri para fazer a linha Taksim-Tünel que percorre toda a Avenida Istiklal e custa módicos 1,75TL.

10 Coisas para Fazer em Istambul

10 –  Palácio Dolmabahçe

O Dolmabahçe foi o primeiro palácio em estilo europeu em Istambul, e tem uma dos maiores salões de baile de toda a Europa e o maior lustre que já ví na minha vida, com 750 lâmpadas! A vista ao palácio é feita obrigatoriamente em grupo e com um guia local que nos conta toda a história do Dolmabahçe.

Ahhh! Quando for comprar o ingresso, aproveite e inclua o harém que tem o bilhete adicional e conheça um pouco mais dos bastidores da vida dos sultões.

 

Outros posts sobre Istambul

6 COMENTÁRIOS

  1. OI, Paula!
    Muito legais as suas dicas!
    Olha, eu vi que você foi a Istambul agora em março/2016 e que já esteve lá outras vezes. Estarei desembarcando na cidade em alguns dias e ficarei 4 noites. Mas estou muito preocupada com o risco de atentados terroristas.
    Você que conhece a cidade, poderia me dar alguma dica de segurança?

    • Nath

      Na verdade eu fui em fevereiro, menos de um mês depois do atentado e volto no mês que vem. Infelizmente esse tipo de coisa não tem como prever, não adianta eu te dizer de não sair, porquê você não aproveitaria a viagem, é impossível prever esse tipo de coisa, mas te digo que é algo muito muito raro, que a probabilidade da gente morrer atravessando a rua por exemplo é infinitamente mais alta.

      Pra gente que vem do Brasil, é mais seguro vc estar em Istambul de férias que passar seu dia no Brasil. Espero que vc passe ótimos dias por lá! =)

  2. Olá! Minha primeira vez no seu blog. Entrei buscando o post sobre Liège e já estou lendo esse aqui. Rsrs Eu queria saber se é possível comprar especiarias como essas da imagem e levar para Londres ou Portugal, por exemplo.. Ou se os países barram a entrada desses produtos por eles não estarem em embalagens industrializadas? Adorei o blog! Um cheiro aqui de Maceió, Alagoas. 🙂

    • Vilma

      Na maioria dos lugares eles usam aquela máquina à vácuo quando vc compra, eu trouxe chá e algumas especiarias pra cá pra Londres, tudo embaladinha como deve…quando vc for no bazaar comprar, pergunte antes, mas como eles praticamente só vendem pra turista, já sabem como fazer.

      Um cheiro pra vc tb! =)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.