Mesquita Azul : Principal Atração de Istambul

mesquita azul

A Mesquita azul é um dos cartões-postais de Istambul, me lembro quando ir para a Turquia era apenas um sonho e eu ficava olhando em vários blogs as fotos da Mesquita Azul, ficava admirando o quanto ela era linda e imaginando o dia de visita-la.

Mesquita Azul na verdade é um apelido da Mesquita do Sultão Ahmed (em turco : Sultanahmet Camii) ela ganhou esse apelido pelas cores do interior. Ela foi construída entre os anos de 1609 e 1616 e foi uma revolução entre os modelos de mesquitas por ter seis minaretes.

Leia também : 5 mesquitas para conhecer em Istambul

o que fazer em istambul

Por dentro, a Mesquita Azul é toda revestida de mosaicos azuis de Iznik e com vitrais em todo o seu interior, infelizmente por falta de luminosidade as fotos não fazem jus a beleza interior dela.

Antes de ser uma mesquita, o local já era uma espécie de palácio construído pelos bizantinos e no começo do século XVII o sultão Ahmed decidiu fazer do local uma grande mesquita que fosse maior e mais bonita que a Hagia Sofia.

mesquita azul

 De estilo otomano clássico, a mesquita azul é a única mesquita de Istambul que possui seis minaretes. Para quem não sabe os minaretes são essas “torres” e cada uma dessas torres hoje em dia tem um alto-falante que é por onde se pode ouvir o chamado para as orações nos horários de orações da religião islâmica.

Eu já tinha visto várias mesquitas em Paris e em Londres mas a maioria tem um ou dois minaretes, essa realmente é grande e a quantidade de minaretes dela mostra isso claramente.

Leia também : Mesquita de Suleyman em Istambul

Anedota sobre a Mesquita Azul

Um fato engraçado é que como ela foi construída com seis minaretes, o Sultão Ahmed pagou para que fosse acrescentado mais um minarete a mesquita principal da Meca que é o lugar mais sagrado do Islamismo e por esse motivo, precisa ter um diferencial.

Tudo começou quando o sultão Ahmed pediu para que construissem minaretes dourados (altın minareler em turco) mas o arquiteto entendeu seis minaretes (altı minare em turco) e no final o sultão teve que mandar um minarete a Meca.

istambul se vestir

Mulher precisa cobrir a cabeça na Turquia?

Muita gente tem dúvida se é preciso cobrir a cabeça ou usar véu em países islâmicos, e a resposta é : Depende do país! Eu vou responder pela Turquia : Não!

A Turquia eu posso dizer que é um país bem “liberal,” e por ser um país laico o islamismo não é um obrigação, nas ruas pude ver muita coisa que as pessoas não imaginam que tenha em países muçulmanos como pessoas tatuadas, homens de brinco, mulheres de minissaia e homossexuais, Istambul é uma grande metrópole e isso hoje em dia não choca como era no passado.

Que roupa usar na Mesquita Azul

Mas daí você me pergunta : Porquê você está com a cabeça coberta na foto acima? Para entrar na mesquita! Para entrar na mesquita é necessário adotar outro padrão de vestimenta, a mesquita é um lugar sagrado e mulheres devem cobrir o cabelo.

As pessoas também não podem entrar de camiseta, shorts etc… nada muito complicado, é mais ou menos como se você fosse a igreja, você não iria para a igreja de short ou minissaia não é verdade?

mulher precisa cobrir cabeça turquia

Eu usei um cachecol que tinha no pescoço, e apenas joguei displicentemente sobre meus cabelos e fechei um pouco minha camisa jeans que apesar de composta, mostrava um pouco o meu colo. Lá dentro também não é permitido beijos e nem carícias entre casais, e é necessário tirar os sapatos.

Para os desavisados eles fornecem uma espécie de tecido para que as pessoas cubram a parte do corpo que está descoberta e  para todos eles fornecem um saco plástico para colocar os sapatos e uma espécie de meia parecendo aquelas de cirurgia ou de aeroporto, que a gente usa para entrar na mesquita.

Na segunda vez que estive em Istambul, por ainda estar frio foi ainda mais fácil, como eu estava de casaco não precisei pensar em uma roupa que cobrisse os ombros.

Eu e minha amiga andamos sempre com um cachecol ou lenço na bolsa, porquê a gente poderia encontrar alguma mesquita legal no caminho e querer visitar, e apesar das mesquitas mais turísticas emprestar um lenço, a gente achou melhor levar o nosso.

mesquita azul

As mulheres também precisam usar algo que cubra as pernas, e que seja abaixo do joelho, e os homens precisam usar calça. Num dos dias que fui a Mesquita Azul, me pediram para eu usar uma saia que eles ofereciam, eu logo estranhei pois não estava com uma roupa que eu considerava descomposta, mas logo a ficha caiu : Eu estava usando leggings!

E apesar de me achar composta com um vestido por cima das leggings cobrindo tudo, leggings desenha um pouco as pernas e mesmo sem mostrar nada, não é considerado uma vestimenta adequada, também notei que eles pediam para algumas mulheres com calça jeans mais justas para vestir a saia que eles emprestavam.

mesquita azul

Como se comportar dentro da mesquita

Quando estiver lá dentro, não esqueça que é um lugar sagrado, e não importa se você não acredita,ou se não é sua religião, respeite! Portanto nada de carícias lá dentro, não use flash para fotografar, também não fotografe as pessoas enquanto elas estiverem fazendo a oração ou ablução (lavagem que os muçulmanos fazem antes das orações).

Na Mesquita Azul eles estão acostumados com os turistas e todo mundo lá fala inglês, tem até um centro de documentação sobre o Islamismo com brochuras e livros para quem se interessar, e além do inglês há material e outras línguas também.

mesquita azul

A visita é grátis, desconfie das pessoas que dizem que você precisa pagar para entrar na Mesquita Azul, isso é um golpe! A Mesquita Azul fica aberta todos os dias, no entanto próximo do horário das orações ela fica fechada para os turistas, apenas os muçulmanos podem entrar.

Melhores horários para visitar a Mesquita Azul

As orações não tem horários fixos, e mudam de acordo com os movimentos e posição da Terra e a época do ano, se o dia é mais longo ou não, mas é bem mais simples do que parece : Há uma chamada para oração ao raiar do dia, uma ao meio dia (que varia de acordo com a duração do dia) uma a tarde, uma ao pôr do sol e uma quando anoitece.

Quer uma opinião? Vá de manhã para a mesquita azul! Entre as 10-11h é um horário ideal, onde você não precisa correr com a visita porquê a mesquita será fechada em seguida, ou se você ainda preferir a tarde, verifique que a oração da tarde já foi feita, e vá antes da oração do pôr do sol.

Os horários sempre vão variar de acordo com a época do ano, já que no inverno os dias são mais curtos e no verão os dias mais longos, mas mesmo na rua dá para você saber quando não ir já que há sempre uma mesquita por perto e é impossível não ouvir o chamado para a oração.

Leia também : Como é visitar Istambul durante o Ramadã

Clique aqui para ver opções de hospedagem em Istambul

Outros posts sobre Istambul :

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

5 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.