Cidade Baixa em Salvador : Roteiro de 1 Dia

Última atualização

roteiro cidade baixa
Você conhece a Cidade Baixa em Salvador? Muita gente sabe que o Elevador Lacerda em Salvador liga a Cidade Alta (Pelourinho ) a Cidade Baixa ( Mercado Modelo) mas muitos turistas nao sabem que a Cidade Baixa vai além das redondezas do Mercado Modelo e continua por vários quilômetros depois dali.

Cidade Alta ou Cidade Baixa?

Esses dois nomes se refere a duas regiões bem distintas em Salvador, bairros mais antigos e que foram desenvolvidos ainda na época que Salvador era a capital da colônia. A Cidade Alta, como é de se esperar eram os bairros que ficavam no alto : Pelourinho, centro, Campo Grande, o Corredor da Vitória etc…

Já a Cidade Baixa, é a parte mais baixa de Salvador,  dali do Mercado Modelo a Ribeira e todo o Subúrbio Ferroviário hoje é considerado Cidade Baixa. Boa parte dos bairros da Cidade Baixa são litorâneos, banhados pela Baía de Todos os Santos e tem algumas das praias mais bonitas da cidade, embora pouco conhecidas. As praias do subúrbio ferroviário são tranquilas e tem tons de azul incríveis

Eu aproveitei minha última visita ao Brasil para curtir um pouco mais de minha cidade, e passei um dia inteiro na Cidade Baixa e resolvi escrever esse roteiro de 1 dia na Cidade Baixa já que sei que nem todos os turistas conhecem bem essa parte. Algumas partes da Cidade Baixa não é conhecida nem mesmo por quem mora em Salvador.

Roteiro Cidade Baixa em Salvador

 Mercado Modelo

Comece pelo Mercado Modelo, além das lojas para a compra de artesanato, ainda há restaurantes e apresentações de capoeira no local. Se você passar por lá na hora do almoço, vale a pena olhar algum dos restaurantes que ficam no primeiro andar, alguns tem vista para a Baía de Todos os Santos.
Visite também o subsolo do Mercado Modelo, é um lugar pouco falado e de difícil acesso, lembra um pouco catacumbas. Esse é o lugar onde os escravos eram armazenados antes de serem comercializados, vale a pena conhecer esse lugar que apesar de triste, mostra como um pouco da realidade histórica do lugar.

roteiro cidade baixa

Ribeira

Depois do Mercado Modelo, seguimos em direção a Ribeira, o bairro da Ribeira é um bairro bem tranquilo em Salvador, as vezes parece mais uma cidade do interior, banhada pela Baía de Todos os Santos, a Ribeira tem águas tranquilas e é um bairro muito popular na região. Ribeira fica bem na Península de Itapagipe, e é um bairro famoso pelas suas escolas de Remo.

roteiro cidade baixa

 Aproveite para conhecer a Sorveteria da Ribeira, a mais tradicional sorveteria de Salvador com mais de 70 sabores de sorvete, fica dificil ate escolher com tantos sabores de frutas exóticas.
A praia da Ribeira é uma praia mais familiar, como não tem ondas, as crianças se divertem com mais tranquilidade, a região tem muitos bares e restaurantes de comida baiana nos arredores da Avenida Beira Mar, é um dos meus lugares favoritos para passar a tarde na calmaria e vendo o mar.
fitinha do bonfim

Igreja do Bonfim

Depois de um sorvete e uma volta pela Ribeira, a próxima etapa é subir a Colina Sagrada, ou ir para a Igreja do Bonfim, sim aquela igreja das fitinhas que é conhecida no Brasil inteiro.

Como amarrar a fitinha do Bonfim

Você escolhe a fita que quer usar, e faz 3 pedidos e não pode cortar a fita, tem que esperar ela cair por si mesma, o que pode demorar muitos anos! Para dizer a verdade, eu nunca fiquei muito tempo com uma no braço, vai ver que por isso meus pedidos não foram atendidos, hahahaha!
igreja do bonfim
A visita da igreja é interessante, não deixe de passar na sala dos milagres! Parece um pouco macabro, mas é o lugar onde os fiéis voltam para agradecer pelas graças alcançadas, eles costumam reproduzir em cera a parte do corpo que foi curada, entao a sala tem pernas, braços, cabeças e outras partes penduradas, assim como há muitas fotos e cartas de pessoas que alcançaram uma graça.
roteiro cidade baixa

Ponta de Humaitá

Perto do Bonfim, fica a Ponta de Humaitá, que depois do Farol da Barra, é um dos melhores lugares para apreciar o por do sol em Salvador. A Ponta de Humaitá é bem apreciada pelos baianos que costumam ir no final da tarde, para relaxar, comer alguma coisa

 Mapa com pontos de interesse na Cidade Baixa

 

Outros posts sobre Salvador

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.