Negro no Canadá : Minha Experiência como Turista Negra

Negro no Canadá : Minha Experiência como Turista Negra

negro no canadá

Em se tratando da relação racismo x viagens, um dos lugares onde viajei mais tranquila foi o Canadá, era a minha primeira vez no país e nem por um minuto pensei que minha experiência como uma turista negra no Canadá fosse ter algum problema.

O Canadá tem sido um modelo de integração e de igualdade, principalmente depois que o Justin Trudeau virou Primeiro Ministro, quando vemos notícias do Canadá geralmente é dando exemplo que a gente gostaria de ver em outros países.

negro no canadá

Chegada e Imigração no Canadá

Eu estive em Montreal que é a segunda maior cidade do Canadá (atrás apenas de Toronto) e passei uma semana por lá e voltei encantada com o país.

Cheguei no aeroporto e fui recebida pelo agente de imigração, simpático porém firme, me fez as perguntas de praxe : Onde você mora? O que faz da vida? Quanto tempo e onde vai ficar no Canadá?

Respondi, ele carimbou meu passaporte e me desejou uma boa estadia, e assim começou minha viagem de uma semana no Canadá.

negro no canadá

Negros e imigrantes em Montreal

No outro dia eu acordei cedo (fuso horário!) e sai para conhecer Montreal, eu passei horas até avistar outra pessoa negra além de mim, e eu achei que ia ter bem mais imigrantes na rua, como o Canadá sempre foi um país que recebeu outros povos, achava que veria um pais mais misturado.

Claro que não esperava uma presença tão grande de negros no Canadá como é na França ou na Inglaterra por exemplo, mas ainda assim esperava ver mais negros em Montreal por ser a segunda maior cidade do Canadá e uma cidade conhecida internacionalmente.

negro no canadá

Eu vi vários imigrantes, mas a maioria eram imigrantes internos, pessoas que vem de outra parte do Canadá, muitos anglófonos morando em Montreal.

Ser negro no Canadá

Um dia, peguei um Uber e o motorista não falava francês, perguntei de onde ele era e descobri que era nigeriano. Durante o trajeto fomos conversando e eu não pude me impedir de perguntar a ele como era ser negro no Canadá, como ele se sentia como estrangeiro negro em Montreal.

A resposta dele foi muito positiva, disse que se sentia incluído, mesmo não falando a língua, nunca recebeu olhares tortos, nunca se sentiu vítima de racismo por ser negro no Canadá.

negro no canadá

Uma turista negra no Canadá

Durante minha estadia no Canadá, em algum momento o fato de eu ser negra foi sublinhado, nem de maneira positiva nem negativa. No Canadá, eu me sentia meio invisível como em qualquer grande metrópole da Europa, apenas mais uma pessoa.

Não teve olhares espantados, nem gente elogiando meu cabelo, N-A-D-A! Absolutamente normal, como aliás deveria ser em qualquer outro lugar.

Enquanto postava minhas fotos durante a viagem, muita gente me perguntou sobre racismo no Canadá, e se era tranquilo para viajar. Eu estava sozinha na viagem, e ainda assim achei super tranquilo, recomendo Montreal para qualquer pessoa que pense em conhecer o Canadá.

 

Outros posts sobre viajar sendo negro

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

2 Comments

  1. Isabella

    Oi Paula, tudo bem? Amei esse seu post, tenho muita vontade de visitar o Canadá e confesso que essa questão sempre me assustou um pouco, pois infelizmente o mundo todo ainda é muito racista… Estou planejando minha primeira viagem para lá, com destino para Vancouver. Após ver esse post, a única coisa que posso dizer é que minha vontade de viajar sozinha só cresceu! Pode ter certeza que irei acompanhar mais o seu blog <3 Beijos!

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *