Como Cuidar do Cabelo Cacheado Durante Viagens

Última atualização

museu de arte moderna de istambul

Como cuidar do cabelo cacheado durante viagens? Como você encontra produtos para cabelos cacheados? Que marcas você usa? Essas são umas das perguntas que recebo com uma certa frequência no Instagram e mesmo em comentários

“Eu nasci com o cabelo enroladinho, um monte de cachinho na cachola” Essa talvez seja a música que melhor define os meus cabelos. Durante alguns anos eu alisei o cabelo, e o fato de não precisar usar muitos finalizadores e produtos facilitava muito durante as viagens.

Desde quando voltei a usar meu cabelo natural, passei a ter algumas dúvidas sobre como fazer para cuidar do cabelo cacheado durante a viagem, afinal eu tento sempre viajar com o menos de coisas possíveis (muitas vezes viajo apenas com mala de mão) sempre tento aproveitar o máximo a viagem e não me preocupar tanto com essa questão estética, afinal eu viajo para passar mais tempo conhecendo coisas, visitando museus e não para me preocupar com meu cabelo!

No dia a dia eu tenho uma rotina de cuidados com o meu cabelo cacheado, sou adepta do low poo e uso bons produtos de tratamento, mas também sou uma mulher prática que adora viajar. As vezes isso termina levantando muitas questões, já me perguntaram várias vezes como consigo manter meu cabelo enquanto viajo, como não lavar ou molhar o cabelo todos os dias, e como cuidar do cabelo cacheado durante as viagens sem ter que levar muitos produtos.

Produtos de cabelo com várias funções

Minimalismo é a palavra de ordem para mim quando se trata de cuidar do cabelo cacheado durante as viagens, eu quase sempre viajo carregando menos produtos que o normal, e uso e abuso de produtos com mais de uma funcionalidade, afinal o espaço é restrito e não quero ficar carregando muita coisa.

lagos plitvice

Creme de pentear é o tipo de coisa que meu cabelo não vive sem, mas quando estou viajando eu muitas vezes improviso e uso condicionador como creme de pentear. Nessa foto aqui eu estou nos Lagos Plitvice na Croácia e tinha finalizado meu cabelo com condicionador e mesmo viajando eu consigo manter ele cuidado.

Quando estou em casa, geralmente eu uso uma máscara a cada vez que lavo o cabelo para combater o ressecamento, mas durante as viagens isso é quase sempre impossível. Também eu tenho menos paciência para ficar esperando uma máscara agir no cabelo enquanto tem uma cidade nova para ser descoberta, então eu meio que relaxo com isso e aproveito a viagem.

As vezes pode parecer desafiador conciliar viagens com cuidados com cabelo, e principalmente em se tratando de cabelo cacheado, mas acho que no final das contas eu tenho me saído muito bem no papel de viajante de cabelo cacheado e posso dar algumas dicas para vocês.

chambéry

Cuidar do cabelo cacheado durante viagens

Como eu já falei, viagem para mim é sinal de praticidade, mas quando posso eu levo uns produtos para me ajudar a cuidar do meu cabelo cacheado enquanto viajo. Claro que depende do espaço disponível mas no geral levo um creme de pentear e um frasquinho de óleo de coco no mínimo.

cuidar do cabelo cacheado durante viagens

Se tiver mais espaço e estiver viajando por mais de uma semana, levo sempre ampolas de tratamento porquê além de serem pequenas, depois que uso eu jogo fora e assim vai sobrando mais espaço na minha mala. Se a viagem for mais lenta e eu estiver com mais espaço na bagagem e com tempo de sobra, faço uma umectação noturna com óleo de coco e lavo no dia seguinte e passo algum tratamento.

Raríssimas são as vezes que levo muitos produtos numa viagem, primeiro porquê a maioria das vezes viajo só com mala de mão, e segundo porquê detesto carregar peso, então preciso priorizar o que é fundamental. No geral, levo uns 3 produtos e uma escova para desembaraçar, já que meu cabelo crespo embaraça com muita facilidade e não consigo desembaraçar com os dedos apenas.

sacra di san michele

Cabelo cacheado dá muito trabalho

Engraçado que muita gente diz isso, mas trabalho mesmo eu tinha quando alisava o cabelo, e tinha que usar a prancha sempre, principalmente antes de viajar enquanto hoje em dia lavou tá pronto! Não perco muitas horas da viagem cuidando do cabelo, no geral lavo ele de manhã e saio para passear, e contrário do que as pessoas acreditam, não preciso molhar todos os dias porquê consigo ajeitar o cabelo pela manhã no dia seguinte tranquilamente.

Eu achava que não ia conseguir lidar com meu cabelo natural durante as viagens. Depois que decidi parar de alisar eu não queria mais ter que usar secador e prancha, o objetivo era ter essa liberdade de ser quem eu sou em qualquer momento, me adaptar e me libertar das amarras que a sociedade me impunha, inclusive poder sair sem usar maquiagem por dias, tirar fotos sem maquiagem e com cabelo bagunçado e ainda publicar no blog!

Como cuidar do cabelo cacheado durante viagens

Cabelo cacheado x Viagens

Quem me conhece sabe que essa duas coisas são muito importantes para mim, e que elas estão muito mais ligadas do que as pessoas imaginam. Eu sempre gostei de viajar, mas foi nos últimos 4 anos que comecei a viajar mais (e criei esse blog!) e por coincidência foi também quando entrei em transição, e mesmo no começo tendo que lidar com as duas texturas do cabelo (parte natural e parte alisada) eu fui criando confiança, e essa confiança eu acredito que em partes veio com as viagens, principalmente as viagens sozinha que eu fiz.

Com as viagens, minha cabeça foi se abrindo para outras coisas e eu finalmente consegui enxergar que eu estava correndo atrás de um padrão de beleza que me foi imposto e que era impossível para mim alcançar aquilo, eu era o hamster correndo na rodinha, e por mais que eu tentasse, não conseguiria atingir o objetivo que era falso e não condizia com a minha realidade.

Como cuidar do cabelo cacheado durante viagens

Então cortei o meu cabelo curto para tirar a química, e ainda me lembro uma das primeiras viagens que fiz com o cabelo assim, eu tinha ido para Tailândia e foi recompensador poder finalmente deixar de ser escrava de um padrão de beleza, não me preocupar se com a chuva e poder aproveitar mais a viagem sem me importar com o que as pessoas pensam sobre o meu cabelo.

Lidando com o Bad Hair Day no meio de uma viagem

Claro que tem aquele dia que nada funciona, seu cabelo simplesmente não está legal e você não tem muito o que fazer. Nesses momentos prender é a melhor solução, seja um coque ou rabo de cavalo e desencanar. No meu dia a dia eu uso muito o cabelo solto mas as vezes nas viagens é bem mais prático prender, e dá para ficar bonita e não perder o charme mesmo com o cabelo num bad hair day. Esse aqui foi num dia que estava em Tóquio e eu resolvi o problema com uma xuxinha e pronto!

cuidar do cabelo cacheado durante viagens

Produtos de cabelo e viajar sem despachar mala

Porquê ser fácil se a gente pode sempre complicar, não é verdade? Para dificultar ainda mais, eu viajo na maioria das vezes sem despachar mala, apenas com a bagagem de mão, onde não posso levar líquidos com mais de 100ml e consequentemente meus produtos de cabelo.

O que dá para fazer é colocar os produtos em frasquinhos de menos de 100 ml, comprar miniaturas, guardar amostras e em alguns casos, comprar algum produto no destino. Lembram que falei que uso condicionador como creme de pentear? O que as vezes acontece é que viajando sem despachar mala eu não consigo levar todos os líquidos que gostaria e as vezes deixo para comprar um condicionador na cidade que vou, assim uso como condicionador e como creme de pentear ao mesmo tempo.

como se vestir em londres no inverno

Cabelo cacheado e viagens durante o inverno

Para mim é o inverno é o pior momento para viajar quando se tem cabelo cacheado(em lugares onde realmente faz frio) primeiro é o problema para secar, quando eu estou em casa eu costumo lavar e usar o difusor do secador para acelerar a secagem, mas durante as viagens nem sempre dá para levar secador.

Já vi gente falando de secador pequeno daqueles dobráveis em tamanho viagem, mas adivinha? Os secadores de tamanho viagem e dobráveis nunca vem como difusor, como se pessoas que precisam de difusor (pessoas com cabelo cacheado) não viajassem.

cuidar do cabelo cacheado durante viagens

Mas o pior de tudo mesmo de ter cabelo cacheado e viajar no inverno é sem dúvidas lidar com o frio e toucas. Eu evito a todo custo usar toucas ou chapéus, mas quando a temperatura chega próximo do 0 geralmente eu acabo cedendo para me proteger.

O primeiro problema quase sempre é encontrar algo que caiba meu cabelo, se você não tem tanto volume como eu pode ser mais fácil, mas eu sempre preciso escolher com cuidado a maior touca da loja.

cuidar do cabelo cacheado durante viagens

Uma vez com a touca na cabeça, eu geralmente só tiro a noite no hotel porquê do contrário meu cabelo fica marcado com o formato da touca, e fico parecendo com a Marge dos Simpsons. Como a maioria das toucas de inverno são feitas de lã, elas tendem a roubar a oleosidade natural do cabelo e ressecar um pouco o cabelo, mas como é por pouco tempo e durante as viagens eu tento não me preocupar com isso, está tudo bem.

Vídeo sobre cuidar do cabelo cacheado durante viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.