Como Começar a Viajar Sozinha

como começar a viajar sozinha
Muita gente chega até a mim perguntando como começar a viajar sozinha, viajar sozinha não é algo que eu sempre quis fazer ou algo que planejei, mas sim algo que foi ocorrendo de maneira natural, à medida que comecei a viajar, a minha sede por viagens foi aumentando. Tive que enfrentar o fato que nem sempre amigos/familiares/namorado/marido pode viajar, principalmente se você assim como eu não se der por satisfeita em viajar 2-3 vezes por ano.
Ainda me lembro exatamente a minha primeira vez viajando sozinha, decidi ir porque estava com muita vontade de viajar mas no momento ninguém tinha tempo ou dinheiro para viajar comigo. A saída foi ir sozinha, primeiro fiquei um pouco com receio mas a opção era viajar ou ficar em casa e claro que eu optei por viajar.
o que fazer em basel

Dicas para começar a viajar sozinha

Escolhendo o lugar para começar a viajar sozinha

Minha primeira viagem sozinha foi para o Porto, eu achei uma promoção e escolhi Portugal por causa da língua. Era a primeira vez que me aventurava no terreno desconhecido das viagens solo e quis ir o mais preparada possível e por isso escolhi Portugal, porque eu pensava ¨se algo der errado, pelo menos eu domino totalmente a língua¨ . Achei fundamental começar com um lugar simples.
Claro que nada te impede de escolher o Japão ou outro país bem diferente para sua primeira viagem solo, mas se você tem receio, escolha uma viagem nacional ou um pais ¨fácil¨ como Argentina ou Portugal por exemplo, e depois da primeira vez você vai ter mais confiança e vontade de arriscar mais.
como começar a viajar sozinha
Se a grana estiver curta, pode ser uma viagem nacional, conhecer outro estado ou mesmo uma cidade nos arredores, o importante é sair da zona de conforto e pegar uma experiência, a primeira viagem sozinha sempre é a mais difícil, com o tempo a gente vai pegando jeito e passamos a gostar desse estilo de viagem, e algumas pessoas passam a detestar viajar acompanhadas.
Eu consigo ser feliz viajando de casal, viajando com amigos e viajando sozinha, para mim o mais importante continua sendo viajar.

Como não ficar entediada viajando sozinha

Planejar é a palavra de ordem numa viagem solo, enquanto com outras pessoas você sempre vai ter papo e coisas para fazer, quando você viaja sozinha, é bom preparar tudo com antecedência para não correr risco de ficar sem fazer nada e passar o dia no hotel por falta do que fazer, ou de ir aos lugares quando eles estão fechados.
Quando eu viajo sozinha, eu tento sempre preencher bem os meus dias para não ter nenhuma momento de tédio ou ficar me sentindo meio perdida numa cidade que não conheço. Além das atrações principais, eu ainda faço uma lista com restaurantes, cafés e outras coisas que eu quero fazer, melhor sobrar que faltar quando a gente viaja sozinha.

É perigoso viajar sozinha?

Segurança deve ser sua meta principal, e por segurança eu incluo não se perder na cidade! Eu vou confessar que sou um zero a esquerda com mapas, sou daquelas que se perde mesmo usando o Google Maps, então sempre que vou viajar sozinha, eu olho o endereço dos lugares que vou e já salvo no Google Maps.
Costumo também fazer o itinerário na internet dos lugares e tento memorizar alguns caminhos e os monumentos por onde vou passar, assim já me sinto um pouco mais familiarizada com a cidade quando chego.
como começar a viajar sozinha
99,9% das pessoas que viajam sozinhas voltam sãs e salvas, mas nem por isso deixe de tomar as mesmas precauções que você toma na sua cidade, costumamos relaxar um pouco mais nas férias mas quando viajo sozinha eu costumo ficar mais alerta.
Eu por exemplo, evito de chegar nos locais a noite, por mais seguro que seja eu não acho legal chegar num local desconhecido, sozinha e durante a noite, mas tenho amigas que não tem problema nenhum com isso, então siga a sua intuição, não fique com medo de parecer desconfiada demais, começar a viajar sozinha é algo um tanto complicado no início e em se tratando de segurança, melhor pecar pelo excesso.

Informe-se o máximo possível!

Na época da minha primeira viagem só, não tinha muitos blogs e posts sobre como começar a viajar sozinha, então eu fui aprendendo tudo na marra mesmo, como ainda não tinha experiência, me planejei mal e acabei ficando muito tempo na cidade e terminei entediada, mas foi a deixa para eu me sentir mais confiante, e eu pensei : Se eu consigo me virar bem aqui, eu posso me virar bem em outros lugares também.
Com o tempo, fui aprendendo a me virar melhor, a encontrar companhia quando eu quero, a apreciar a minha companhia, a não ter vergonha de ir a um restaurante sozinha, experiência te ajuda muito e você só vai ter experiência fazendo, então que tal turistar um dia na sua própria cidade? Garanto que vai ter a ajudar a ter mais experiência quando você começar a viajar sozinha…

Vídeo com dicas de como começar a viajar sozinha

Outros posts sobre viajar sozinha

13 COMENTÁRIOS

  1. Vou fazer a minha primeira viagem sozinha no final deste ano e vou para Paris (5 dias, vou ficar em um AP q aluguei no arbnb) e Londres (onde vou ficar 2 semanas para estudar), não sei pq mas estou com muito medo de passear em Paris… Aliás, to com medo de tudo rsrsrs
    Vai ser tudo novo, nunca fiz conexão, nunca sai do país, nunca dividi quarto e muito menos tive que falar uma língua q não seja o português /o\
    Gosto muito do seu blog, leio tudo e acho vc uma inspiração :*

    • Paloma

      A primeira vez assusta mesmo é normal, e eu vou confessar que mesmo hoje depois de ter viajado muitas vezes sozinha, ainda fico com um pouco de apreensão.

      Pode ter alguns contratempos, mas tenho certeza que no final você vai ver que tudo valeu a pena, e você vai se sentir muito orgulhosa de vc mesma por ter feito isso. Minha dica é se planejar o máximo possível, assim a gente acaba meio que contornando os imprevistos.

      Vai dar tudo certo, boa sorte! =)

  2. Nunca fiz uma viagem completamente sozinha. Não sei dizer se por falta de confiança ou se por falta de oportunidade. Sempre tinha alguém conhecido no lugar que eu iria. Dicas super válidas Paula. Se um dia acontecer, já sei onde buscar um post ótimo pra me guiar.

  3. Sabe, outro dia um cara me perguntou se eu me encorajo a abrir uma garrafa de vinho e beber uma taça sozinha, ou ir a um cinema, bar restaurante e viajar sozinha…. A resposta foi um sim robusto, mas esse sim veio acompanhado de uma reflexão: isso lá é coisa que ainda se pergunte? Mas se ainda se pergunte é pq ainda causa dúvida.
    Acho que seu post ajuda a empoderar quem tá na dúvida. Com segurança vamos a qualquer lado!
    Parabéns por ele. Beijo

  4. Paulinha, amei o blog!!! sou estudante de Direito e acabei indo faz intercâmbio na Finlândia ( Universidade de Helsinhi ) .. passei 5 meses e meio lá , e te digo, Helsinki é a coisa mais linda do mundo !!!! fui ainda n Suécia, Rússia ( Sao Petersburgo ) e Estônia.. Me arrependo só de uma coisa: DE NAO TER VIAJADO SÓ ! as vezes eu estava com dinheiro sobrando, mas acabei desistindo pelo medo de ir só. Mas na verfade é oq eu nao tinha um cartão internacional, só o travel money, então fiquei meio agoniada :/ um exemplo : fui com uma amiga pra Súecia ( estocolmo ), e lá praticamente TUDO era no cartão . Até comentei com ela que a minha sorte era o cartão dela. não digo restaurante, e essas coisas.. mas táxi, ônibus pra ir p aeroporto, e outras coisinhas tb. então tive muito medo de ir pra outros lugares e acabar nao voltando pra casa hahaha agora eu já sei bem como me organizar, e eu estou com muita vontade de ir sozinha. estou planejando outra viagem pra Finlândia pra Julho ( visitar a família que deixei lá ), mas depois vou pegar o beco pra outros países. e outra coisa, se acontecer algo é correr atrás de um policial, atras de alguem e pedir ajuda! dizer que tá perdida e tal. acho que a melhor coisa ppra quem quer ir ppra uma país e que a lingua nao seja o portugues é pelo menis falar o Inglês. e caso aconteça algo de outro mundo mesmo, procurar a embaixada no Brasil, ou consulado!!! e só mais uma dica: é melhor andar sozinha do que mal acompanhada ! fui com uma Brasileira pra Rússia ( isso eu já tinha 1 mês morando na Finlândia ), e foi HORRIVEL!!!!! a menina só quis conhecer a cidade em 1 dia,e passar os outros dormindo no hostel.meu erro foi ter ficado lá tb, era p eu ter tido coragem e ter ido conhecer os lugars,mas pelo menos em SAO PETERSBURGO o pessoal n fala mt ingles, então fiquei com medo de sair e nao conseguir voltar pra lá . ( até pq o hostel parecia mais uma pensão). acho que tirei uita coisa como experiencia. as vezes é melhor pagar um pouco mais no hostel e ficar perto do centro da cidade do que barato demais e ficar longe. pesquisar os pontos turisticos e fazer um mapinha mesmo. saber quantos dias sao suficiente pra conhecer aquele lugar, e ficar experta com passaporte e outros documentos. eu sempre usava cinta, sabe? pq a´´i ficava bemmmmm seguro o passaporte hahahah enfim, e quando eu saia da universidade mais cedo ( na finlândia ) eu levava inha garrafinha de agua e ia andar pelo centro , já que a universidade fica colad a cadetral branca ( essa que tu postou aí ).. e muitas vezes eu ia lá pra perto da igreja russa,, comprava hambúrguer no hesburger e ia ficar piquenique por lá,e ficava vendo a belezura d cidade!!!! amo amo amoooooo <3 parabéns de novooo

    • Rhavenna

      Mas é assim mesmo! Tudo no erro e acerto! A primeira vez que viajei sozinha eu também cometi alguns erros, coisas que eu faria diferente se fosse hoje, mas com os erros a gente vai aprendendo e pelo que vejo vc já está bem evoluída! =)

      Vc tem muito o espírito da viagem, aproveitar e ver as belezas da cidade enquanto estuda é justamente o que a gente deve fazer, e agora vc já sabe como planejar melhor, então vai ter muito sucesso! =)

  5. Paula, parabéns pelo post! Eu farei meu segundo intercâmbio no final desse ano pra Londres e quero conhecer a Escócia e a Grécia (amor inexplicável desde criança rsrs). Meu primeiro intercâmbio foi pra Costa Rica e partir daí pude me apaixonar mais pela minha companhia durante três meses que passei por lá. Obrigada por compartilhar sua experiência e me encorajar mais =)
    Beijos

  6. Oie de novo! vou fazer minha primeira viagem internacional e pretendo ficar 15 dias em Vancouver, no Canadá. Acha que é muito tempo? Será que consigo dividir entre Canadá e EUA? Me responde por email por favor!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.