Trem na Romênia : Como Andar de Trem na Romênia

Trem na Romênia : Como Andar de Trem na Romênia

trem na romênia

A maioria dos turistas que vão a Romênia, quase sempre visitam mais a Transilvânia. Geralmente chegam por Bucareste, mas dai vão para o interior do país, seja de carro alugado ou de trem. Eu tive a oportunidade de usar o trem na Romênia, embora tenha sido pouco, deu para ter uma ideia geral.

trem na romênia

A Romênia é um país grande (em se tratando de países europeus) e tem a quarta maior malha ferroviária do continente. Bucareste, por ser a capital é de onde parte a maioria dos trens, dá para ir para cidades como Brasov, Sibiu, Sighisoara, Timisoara e outras cidades, assim como cidades bem pequenas.

Eu já imaginava que os trens na Romênia seria antigos, imaginava algo mais ou menos no estilo dos trens na Eslováquia, ou um pouco melhor. Conversando com minha cunhada que já tinha ido a Transilvânia, ela me falou que boa parte dos trens eram sim velhos, e que talvez fosse melhor comprar um bilhete de primeira classe.

Como os trens na sua maioria são antigos, não há um aviso da próxima parada, e nem um letreiro luminoso. O que eu fiz para não passar da estação (quando não era a parada final) foi olhar no bilhete a que horas o trem deveria chegar, e colocar um alarme uns 5-10 minutos antes.

trem na romênia

Tipos de trem na Romênia

Assim como em outros países, há vários tipos de trem na Romênia. Alguns mais rápidos e outros mais lentos. Quando eu digo mais rápido, me refiro a não ser pinga pinga, não espere trem bala ou trens velozes como os trens da França ou da Alemanha por exemplo.

Regio : Trens lentos cobrindo cidades dentro de uma mesma região. São aqueles trens regionais do tipo pinga pinga, que para em praticamente todas as estações pelo caminho. Não precisa comprar o bilhete com muita antecedência, e nem tem lugar marcado. O engraçado é que eu imaginava que seria todos bem velhos, mas vi alguns trens regionais bem novos.

InterRegio : São trens mais rápidos, ligando apenas cidades mais importantes e com menos paradas no caminho. Esse por exemplo é o trem que peguei de Brasov para Bucareste. Quando digo que são trens mais rápidos, me refiro em comparação com os outros trens na Romênia, são mais rápidos mas estão longe de ser um trem bala.

Intercity Night : Trens noturnos entre cidades mais distantes. São daqueles com cama beliche nos vagões, e que claro o conforto depende da classe que você for pegar.

trem na romênia

Por dentro dos trens romenos

Antes mesmo de eu ir para a Romênia, minha cunhada que já tinha ido até lá, me falou para viajar de primeira classe. Geralmente em viagem de trem na Europa eu viajo na segunda classe tranquilamente se não for uma viagem longa. Ela me falou que pegou alguns trens velhos, e que como a Romênia é um país barato, que valia a pena pagar um pouco a mais para ter mais conforto.

trem na romênia

Assim eu fiz, peguei o bilhete de primeira classe, já que a diferença de preço não era assim tão grande, e a Romênia é um país bem barato. No trem que eu peguei, a diferença maior entre a primeira e segunda classe era que na primeira os assentos ficavam numa espécie de compartimento. Os assentos eram melhores também e tinha uma tomada! O trem que eu peguei era bem antigo.

trem na romênia

Comprando bilhetes pela internet

É possível comprar bilhetes de trem na Romênia pela internet. O site da CFR  está longe de ser simples e moderno, mas com um pouco de paciência, você consegue. Eu levei uns 15 minutos para comprar um bilhete de trem de Brasov para Bucareste no site, tinha que fazer uma conta e mesmo tendo experiência, ele não é muito intuitivo.

Tenha cuidado em colocar seu nome exatamente como nos documentos. Os bilhetes de trem são nominativos, e o fiscal vai conferir e te pedir um documento de identidade.

Trens internacionais

De Bucareste, há várias rotas de trens internacionais, muitas delas noturnas com vagões com beliche. Os destinos internacionais mais populares saindo de Bucareste são Viena, Belgrado, Budapeste e Sofia. Há também trens para Istambul, Chisinau e Kiev.

trem na romenia

Atrasos nos trens na Romênia

Uma coisa para lembrar, é que atrasos ainda são comuns nos trens na Romênia. Hoje em dia quando pegamos trens modernos, pode ser que atrase, mas como o trem vai bem rápido, as vezes conseguimos diminuir o atraso. Na Romênia, os trens são mais lentos, e se for um trem antigo, não vai conseguir diminuir o atraso.

Outro grande motivo de atraso são as temperaturas baixas. A Romênia tem um inverno rigoroso, e claro que neve e trilhos antigos não formam uma boa combinação. Se você estiver planejando uma viagem para a Romênia no inverno.

trem na romênia

Estações de trem na Romênia

Aqui é a regra geral para todo lugar : estações de cidade maiores são maiores. As estações serão bem diferentes se você estiver em Bucareste ou se você estiver em uma cidade pequena. Alguma estações de cidade pequenas são bem básicas, um guichê e duas plataformas. Se você estiver numa cidade pequena, talvez seja melhor já comprar um lanche e água antes da viagem, porquê nem sempre há muitas opções em estações menores.

Sempre chegue com alguma antecedência, mesmo as estações não sendo assim gigantes, muitas delas tem escadas e poucas tem escadas rolantes, então vai ter que subir com sua mala e esperar o trem.

Gara de Nord

A principal estação de trem na Romênia. Como o nome diz, ela fica na parte Norte de Bucareste, e é possivelmente por ela que você vai embarcar/chegar se for viajar de trem pela Romênia. A estação é grande e cheio de lojas e mesmo um pequeno supermercado Carrefour.

A Gara de Nord tem banheiros, lockers, lojas e alguns lugares para comprar comida, e até mesmo lojinha de lembrancinha. Tem fast foods como Subway, KFC e Mcdonalds, e mesmo ela sendo a principal estação de trem na Romênia, ela ainda tem um tamanho ok, sem ser daquelas gigantes que a gente termina se perdendo, sabe?



Booking.com

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais em Brasov, Bucareste, Dicas de Viagem, Europa, Planejamento, Romênia, Slides, Transporte, Trem
onde comer em bucareste
Onde Comer em Bucareste : Dicas de Restaurantes

o que fazer em trinidad
O que Fazer em Trinidad, Cuba

Fechar