O que fazer em Budapeste e o que Visitar

parlamento hungaro
foto : Shutterstock por V_E

O que fazer em Budapeste: a capital húngara costuma surpreender os visitantes que lá chegam sem grandes expectativas. Budapeste agrada os turistas por diversos fatores. 

O primeiro talvez seja pela economia, já que por lá a moeda é o florim húngaro (HUF) e não o Euro. Assim, coisas que são mais caras em outras capitais europeias, como alimentação e hospedagem, costumam ter um preço bem mais atraente em Budapeste.

Ademais, Budapeste tem uma história e cultura interessantíssima, demonstrada não só nos seus prédios e construções antigas, como também nos famosos ruin pubs! E isso que nem mencionamos ainda as águas termais… ficou curioso? Então vamos conhecer um pouco mais sobre o lugar e saber o que fazer em Budapeste!

onde fica budapeste

Onde fica Budapeste?

Como falamos logo no início, Budapeste é a capital da Hungria, um país que fica na Europa Central. A Hungria tem fronteira com sete países: Romênia, Sérvia, Croácia, Eslovênia, Áustria, Eslováquia e Ucrânia!

O curioso sobre Budapeste é que ela é o resultado da junção de duas cidades antigas: Buda e Peste, e cada uma estava localizada em um dos lados do rio Danúbio! 

No lado de Peste fica a zona mais moderna, com ocupação mais recente, sendo uma área mais plana e onde a maior parte da população de Budapeste reside. Já Buda, por sua vez, é mais montanhosa. E era ali que morava a nobreza, por isso é onde ficam muitas construções históricas!

O que fazer em Budapeste?

castelo de buda
foto : Shutterstock por ZGPhotography

#1 Visitar o Castelo de Buda

O majestoso Castelo de Buda é a atração mais famosa da cidade. Localizado em uma área alta de Budapeste, é possível ter uma belíssima vista do Rio Danúbio lá de cima. Considerado pela UNESCO, em 1987, como Patrimônio da Humanidade, é um local que não pode ficar de fora do seu roteiro de o que fazer em Budapeste! 

O local também é chamado de Palácio Real, já que antigamente foi a residência dos reis da Hungria. Atualmente abriga a Biblioteca Széchenyi, a Galeria Nacional Húngara e o Museu de História de Budapeste.

Para chegar até o topo da colina onde fica o castelo, há três opções:

  • através das escadas que ficam ao lado da Ponte das Correntes
  • subindo a ladeira que fica à esquerda do funicular
  • utilizando o Funicular Budavári Sikló, que funciona diariamente das 7h30 às 22h. Eventualmente ele poderá estar em manutenção, por isso sempre cheque no site oficial se ele estará operando no dia da sua visita.

Uma vez lá em cima, você poderá visitar o museu ou a galeria, almoçar ou jantar em algum dos restaurantes lá disponíveis e aproveitar para tirar belas fotos!

Além disso, também é possível assistir à troca da guarda, que acontece todos os dias, a cada hora cheia, das 08h às 17h. Sugerimos também que você cheque sempre os horários, o que pode ser feito aqui.

Endereço: Szent György tér 2, 1014, Budapeste

rio danubio hungria

#2 Atravessar a Ponte das Correntes

Você provavelmente vai atravessar algumas vezes essa ponte durante sua estadia em Budapeste – ou ao menos duas vezes, caso você esteja hospedado em Peste e vá conhecer o Castelo de Buda.

A ponte foi inaugurada em 20 de novembro de 1849, possui 375 metros de extensão e teve uma grande importância na unificação entre Buda e Peste. Nas cabeceiras das pontes ficam:

  • No lado de Peste, a Praça Roosevelt (com o Palácio Gresham e a Academia de Ciências da Hungria);
  • No lado de Buda, a Praça Adam Clark (na Pedra do Quilômetro Zero e no fim do funicular do Castelo de Buda)
o que fazer em budapeste

Lenda sobre a ponte

Uma coisa curiosa é que numa das entradas da ponte, vocês vão ver estátuas de leões. Os leões foram esculpidos e são super bonitos se não fosse um detalhe : Os leões não tem língua!

Quando o fato foi descoberto, o imperador pediu a cabeça do escultor, afinal ele considerou isso como uma falta de respeito. Essa é uma das várias lendas que giram em torno da ponte das correntes em Budapeste.

O escultor morreu de velhice, e nenhuma das diversas versões da lenda é verdadeira. Sobre a língua do leão, depois de muita discussão, entraram em acordo que os leões tem língua, mas que por causa da anatomia do leão, nem sempre é possível ver.

Endereço: Széchenyi Lánchíd, 1051, Budapeste

o que fazer em budapeste

#3 Ir até a Praça dos Heróis

Outro monumento bastante visitado pelos turistas em Budapeste e que é um dos cartões postais da cidade é a Praça dos Heróis. Lá fica o monumento construído entre os anos de 1896 e 1929 e que homenageia os chefes das sete tribos que fundaram a Hungria.

Além disso, ao lado da Praça dos Heróis há dois museus, um em cada lado. Ao lado esquerdo fica o Museu de Belas Artes de Budapeste e ao lado direito fica o Museu Kunsthalle, que abriga exposições de arte contemporânea.

Endereço: Hősök tere, 1146, Budapeste

o que fazer em budapeste
foto : Shutterstock por V_E

#3 Conhecer o Parlamento de Budapeste

O Parlamento de Budapeste é outra majestosa construção que é bastante visitada pelos turistas. O local, que é a casa do legislativo húngaro, foi construído nos anos de 1885 e 1902.

Para conseguir uma boa fotografia do local, o melhor é ir até o outro lado do Rio Danúbio, de onde se consegue ter uma visão completa da gigantesca construção!

As visitas ao parlamento são guiadas, e tem uma duração de 45 a 50 minutos, incluindo os procedimentos para entrar no prédio.

Por lá, você irá ver as escadas decorativas, a Coroa Sagrada e os emblemas da coroação, além dos salões em si. O Parlamento de Budapeste pode ser visitado diariamente das 8h às 18h (entre abril e outubro) e das 08h às 16h (entre novembro e março).

Endereço: Kossuth Lajos tér 1-3, 1055, Budapeste

rio danubio hungria

#4 Ir até o Monumento dos Sapatos

Aproveitando que você está no Parlamento, a poucos metros dali, fica um icônico monumento da cidade: o Monumento dos Sapatos, na beira do Rio Danúbio. 

A história por trás dessa obra é bastante triste: trata-se de uma homenagem aos judeus húngaros que foram mortos pela milícia da Cruz de Ferro (um partido que apoiava as ideias nazistas de Hitler).

A explicação do monumento é que, naquela época, os judeus retiravam seus sapatos, quando então eram mortos a tiros e jogados no rio Danúbio em seguida. Muito triste, não é?

Endereço: Id. Antall József rkp., 1054, Budapeste

o que fazer em budapeste

#5 Conhecer o Mercado Central 

Construído no final do século XIX, o Mercado Central de Budapeste é o maior mercado coberto da cidade. No local você encontra uma grande variedade de produtos, como doces, especiarias, frutas, carnes… E, ainda, no segundo andar ficam alguns restaurantes e lojas de souvenirs!

O Mercado Central de Budapeste é uma ótima opção de o que fazer em Budapeste no quesito gastronômico, vale a pena conhecer! O mercado funciona de segunda a sábado nos horários abaixo:

  • Segundas-feiras: das 6h às 17h
  • Terça a sexta-feira: das 6h às 18h
  • Sábados: das 6h às 15h

Endereço: Vámház krt. 1-3, 1093, Budapeste

termas budapeste

#6 Se deliciar nas Termas de Budapeste

Outra opção muito legal para se fazer em Budapeste é conhecer e aproveitar as suas termas! Esse programa é ótimo, pois, além de agradar diversos públicos (de crianças a idosos), pode ser feito em qualquer época do ano, incluindo o inverno!

Budapeste está localizada em cima da maior bacia de águas termais do mundo, por isso há mais de trinta opções de termas espalhadas por toda cidade! Contudo, existem alguns spas que são mais conhecidos pelos turistas que estão pela cidade, são eles: 

  • Széchenyi Spa: esse é o spa com piscinas termais mais conhecido e frequentado de Budapeste. Conta com um total de 18 piscinas termais. Além disso também possui e outros serviços, como massagens e tratamentos faciais. Está situado na Állatkerti krt. 9-11, 1146, e fica aberto diariamente das 06h às 22h.
  • Gellert Spa: possui dez piscinas com vários tamanhos e também oferece outros tratamentos, como massagens. O local possui  uma decoração art nouveau belíssima! Está localizado na Kelenhegyi út 4, 1118, junto ao hotel que tem o mesmo nome, o Gellert Hotel. O spa abre diariamente das 06h às 20h.
  • Banhos Termais Rudas: conta com sete piscinas, sendo que uma delas é de natação. O charme desse spa é por causa de sua arquitetura, datada do século XV!  O Banhos Termais Rudas está na Döbrentei tér 9, 1013, funcionando de domingo à quinta-feira das 06h às 22h. Nas sextas-feiras e aos sábados abre das 06h às 04h!

Caso você decida fazer esse passeio, sugerimos que consulte antes as regras do local. Alguns exigem que os visitantes levem, por exemplo, um chinelo “limpo”, pois não é permitido entrar nas áreas das piscinas com o mesmo calçado que andou na rua.

Não se esqueça também de levar toalhas, alguns locais costumam cobrar pelo “aluguel” das toalhas. E claro, itens básicos como sabonete e shampoo, também são recomendados!

o que fazer em budapeste
foto : Shutterstock por njene

#7 Conhecer um (ou mais) dos ruin pubs

Para entender melhor o que seriam os ruin pubs, você precisa conhecer um pouco da história, vamos lá!

Durante a Segunda Guerra Mundial, Budapeste, assim como outras cidades europeias, tinha um bairro Judeu. O local era como se fosse um “gueto”, onde os judeus que ainda não haviam sido enviados aos campos de concentração ficavam vivendo de forma bastante precária. 

Terminada a guerra, o bairro ficou abandonado por muito tempo, entrando em um período de decadência. Muitos imigrantes de baixa renda começaram a se abrigar por lá. Contudo, a partir dos anos 2000, o local começou a ser revitalizado e eventos culturais começaram a ser realizados por ali.

Com isso, novas opções de entretenimento foram surgindo, como é o caso de bares, que se instalaram em meio às ruínas das antigas construções. E daí o nome ruin pubs!

O mais famoso ruin pub de Budapeste é o Szimpla Kert. O bar fica em um prédio em ruínas da Segunda Guerra Mundial, é bastante descolado e alternativo. Possui dois andares, com uma decoração formada por objetos de garimpos de móveis e artigos da era soviética. Além do Szimpla Kert, existem outras opções bastante legais:

  • Anker’t: um local bem descontraído que conta com pista de dança e três bares. Fica na Paulay Ede u. 33, 1061, Budapeste.
  • Ellátó Kert: várias mesinhas, diversas opções de bebidas, comida mexicana e muitas cores é o que você encontra por lá! Fica na Vii., Kazinczy U. 48, Budapeste.
  • Mazel Tov Budapest: com um ar de requinte – ainda que em meio às ruínas de um jardim fechado – o local oferece uma cozinha mediterrânea, o que é uma boa opção tanto para almoço como para jantar! Fica na Akácfa u. 47, 1072, Budapeste
margaret island budapeste
foto : Shutterstock por Leptospira

#8 Ir até a Margaret Island

Uma ilha com 2,5 km de extensão, localizada no meio do Rio Danúbio, a Margaret Island conta com parques e opções de recreação. É uma boa alternativa se você estiver visitando Budapeste na primavera ou no verão, para curtir um final de tarde e relaxar após um dia turistando pela cidade, por exemplo.

Por lá é possível alugar carrinhos de golf e outros veículos para você conhecer a ilha! Além disso, lá o visitante pode conhecer as ruínas de um convento dominicano do século XIII, um pequeno aviário e ainda uma fonte musical, onde a água dança de acordo com uma música clássica! Legal né?

hotel em budapeste

Onde ficar em Budapeste

Em Budapeste, eu fiquei num hotel super localizado : Hotel Mercure Centrum que fica super no centro histórico de Budapeste. Pertinho do Rio Danúbio e de várias atrações da cidade.

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Budapeste

wizzair

Como chegar em Budapeste

Avião

O aeroporto de Budapeste não é lá daqueles gigantes, com exceção da Europa, só há alguns voos para os Estados Unidos e pro Oriente Médio. Além da Malev, a Wizzair tem nesse aeroporto seu ponto principal.

Trem

Bucareste é bem ligada a outras cidades tanto da Europa Central como da Europa do Leste por trens. Trens noturnos onde você sai de Budapeste de noite, dorme e acorda em outro país são bem comuns.

Trens para Viena, Zurique, Praga, Belgrado, Brno, Bucareste e Bratislava são apenas algumas das linhas que saem de Budapeste para outras cidades na Europa.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.