Cidade Proibida em Pequim na China

foto : Shutterstock por Taras Vyshny

Uma das principais atrações da China, a Cidade Proibida encanta os visitantes pela sua grandiosidade e pelo imenso valor histórico-cultural que o complexo representa para o povo chinês.

Não é por menos que, em 1987, o grande complexo foi declarado como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, considerado como a maior coleção de antigas estruturas de madeira preservadas no mundo.

Leia também :

O que é a Cidade Proibida?

A Cidade Proibida é um grande complexo – uma cidade, na verdade – que foi o palácio imperial da China desde meados da Dinastia Ming até ao fim da Dinastia Qing.

A Cidade Proibida era de fato uma cidade, completamente independente. Dentro dos seus muros havia uma biblioteca, um templo taoísta, diversos jardins e, claro, a moradia do imperador e de todos que o serviam!

Assim, o local, durante aproximadamente 500 anos, serviu como residência do Imperador e do seu pessoal doméstico, sendo o centro cerimonial e político do governo chinês. Ao todo, moraram lá 24 imperadores! O imperador Puyi foi o último habitante real da Cidade Proibida, em 1911.

E por que Cidade Proibida? A explicação se dá porque o acesso a ela era altamente restrito! Ou seja, apenas a família imperial, serviçais e outras pessoas autorizadas poderiam entrar e/ou viver lá!

Os muros vermelhos, que rodeiam a cidade, possuem 5 metros de altura, 3 metros de largura e foram projetados para suportar a força de canhões, resistindo assim a um possível ataque.

Além disso, todo o complexo é cercado por um canal com 6 metros de profundidade e 52 metros de largura. Tudo isso para evitar a entrada ou saída do complexo!

Atualmente o local é aberto ao público, para visitação. E prepare-se para andar bastante: pois o local possui o tamanho de 80 campos de futebol!

Você deve saber ainda que, nem todos os prédios são construções originais! Isso porque, como boa parte das construções era de madeira, vários incêndios ocorriam por lá!

Alguns incêndios eram causados por acidentes ou fenômenos naturais, mas alguns deles eram propositais, causados pelos construtores reais, que queria lucrar com a contratação de sua mão de obra!

cidade proibida

Fatos históricos da Cidade Proibida

A sua construção, que se iniciou em 1406, usou mais de um milhão de trabalhadores e artesãos e levou cerca de 14 anos para ser concluída!

A construção e decoração da Cidade Proibida foram feitas baseadas na arte milenar do feng shui! Tanto que até uma montanha artificial foi criada atrás da cidade, bem como uma espécie de rio foi construído dentro da cidade, para atender às crenças do feng shui!

Além disso, há muitos símbolos, desenhos e esculturas de dragões espalhados por todo o complexo. Isso se dá porque o Imperador é conhecido como “filho do céu” e sente-se como se fosse um “dragão”.

No final do século XVIII, a Cidade Proibida contava com uma população de aproximadamente 9 mil pessoas! Essa população era formada, além da família imperial, obviamente, por funcionários, concubinas, eunucos, guardas e serventes.

Até o século XX o preço da entrada não autorizada na Cidade Proibida era bem alto: a pessoa era decapitada! Pessoas comuns não podiam ingressar no local.

Todo esse isolamento só era quebrado quando algum ministro ia visitar o imperador. Ou ainda quando pessoas de outros locais da China chegavam com notícias de guerras ou de acordos.

O que ver na Cidade Proibida?

Com o tanto de carga histórica que o local apresenta, já deu pra perceber que se trata de um grande museu, não é mesmo? Por isso, prepare-se para se deparar com muita arte, objetos antigos (como móveis e joias), e, claro, as próprias construções do local! 

Separamos aqui algumas dessas construções que você poderá conhecer na Cidade Proibida, e alguns detalhes sobre elas, veja.

Hall da Suprema Harmonia

Bastante semelhante ao anterior, esse salão é menor em escala do que o Hall da Suprema Harmonia. Era  utilizado para ensaios de cerimônias e também foi o local da etapa final do exame imperial.

Essa é a maior e mais importante construção do local, estando ao centro da Cidade Proibida. Ali, dentro do grande salão, aconteciam as principais cerimônias, como o aniversário do imperador ou os casamentos reais.

Hall de Preservação da Harmonia 

Hall da Harmonia Central

O último dos três salões da Corte Externa da Cidade Proibida é o menor de todos e tem forma quadrada. Foi utilizado pelo imperador para preparar cerimônias e descansar antes e durante elas!

praça celestial
foto : Shutterstock por Xiangli Li

Palácio da Pureza Celestial

Construído no início do século XV como a principal residência do imperador. Ele foi reconstruído algumas vezes, e o edifício atual é de 1798. De 1403 a 1723, esse palácio era onde os imperadores dormiam e trabalhavam.

A partir de 1723, não era mais utilizado como residência do imperador, mas ainda era um local onde os imperadores conduziam negócios rotineiros do governo e faziam grandes celebrações.

Palácio da Longevidade e da Saúde 

A construção deste palácio é datada de 1735 e foi o imperador Qianlong quem ordenou a construção deste para sua mãe, a Imperatriz Dowager Chongqing. Com isso, o palácio se tornou reservado exclusivamente para imperatrizes!

jardim imerial da cidade proibida
foto : Shutterstock por rehoboth foto

Jardim Imperial

Nesse jardim você encontrará árvores centenárias! Diversas delas têm placas identificando qual a espécie e a idade. Esse local costuma ter bastante gente caminhando e fotografando. 

cidade proibida

Como organizar sua visita?

Pelo que falamos logo no começo, já deu pra perceber que o lugar é gigantesco, não é? Então, o primeiro ponto é reservar algumas horinhas do seu dia para esse passeio.

O ideal é contar com ao menos um período do seu dia (manhã ou tarde) para visitar o local com mais calma. Mas, no site oficial há disponível um roteiro de 2 horas (vamos falar mais dos roteiros adiante), que é uma opção para quem está com pouquíssimo tempo.

Para chegar à Cidade Proibida, você terá que passar pela Praça da Paz Celestial. Após passar a muralha da segurança. É necessário levar passaporte para entrar na Cidade Proibida, eles vão escanear seu passaporte.

O ideal é que você compre seu ingresso na internet, pois as filas costumam ser enormes. A China tem 1,5 bilhão de pessoas, e tudo sempre está lotado. Faça o possível para chegar cedo, já que costuma ficar bem cheia.

O complexo possui quatro portões, mas a entrada é pelo Portão do Céu, que fica bem em frente a Praça da Paz Celestial (onde está o famoso retrato de Mao Tsé-Tung).

Uma vez dentro do complexo, é interessante que você tenha em mãos um mapa. Analise bem a disposição dos locais principais: eles estão ao centro do complexo. Nos arredores estão as casas e construções “mais simples”, que eram utilizadas pelos empregados do imperador.

Mapas de Tours Recomendados

Se você não quer perder muito tempo, ou quer saber por onde está passando, o site oficial disponibiliza cinco opções de roteiros para visitar a Cidade Proibida! Eles podem ser acessados aqui.

O roteiro mais rápido – de duas horas – é apresentado em duas versões (A e B). É interessante você dar uma checada para ver por quais locais cada um deles passa. 

Além do roteiro de duas horas, há ainda duas opções de roteiro de meio dia (A e B) e também uma opção para quem pretende passar o dia todo por lá e conhecer a Cidade Proibida mais a fundo!

Sugerimos que você estude o local e, se possível imprima ou tenha os mapas dos roteiros salvos no seu celular, pode ser bastante útil na sua visita!

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.