Trens na Eslováquia : Como Funcionam

Trens na Eslováquia : Como Funcionam

trem eslovaquia
Eu experimentei os trens na Eslováquia porquê na véspera de voltar pra casa decidi pegar um trem em Bratislava para  fazer mais uma day trip, e a escolhida da vez foi Trencin, uma cidade pequena, não tão distante de Bratislava mas com um castelo em cima dum rochedo (isso me lembrou Foix!) e eu que sou louca por castelos concordei na hora! 
Andar de trem na Europa é uma maravilha porquê eles são bem eficientes e geralmente a malha feroviária é bem ampla e você pode ir para quase todos os lugares. Claro que cada país é diferente, os trens na Eslováquia não são modernos como os trens de outros países da Europa Ocidental, mas ainda assim funcionam bem.

Como funcionam os trens na Eslováquia

  
trem eslovaquia
 

Estação central de trens em Bratislava

Para ir até a estação central de trens de Bratislava é fácil e é possível ir a pé do centro histórico, mas caso prefiram pegar um ônibus ou bonde também é possível, há diversas linhas que tem como destino final a estação central (Hlavná Stanica)

 Trens na Eslováquia

Nessa estação partem os principais trens para a Eslováquia assim como os trens que vão a Viena por exemplo, mas também há trens que partem para Cracóvia na Polônia e mesmo para Belgrado, aliás os países da Europa Central tem uma tradição bem forte em trens noturnos onde você dorme em um país e acorda no outro.

Trens na Eslováquia

 Trens na Eslováquia

 Trens na Eslováquia

Os trens na Eslováquia

O que achei mais legal foi que o trem é dividido em compartimentos, cada compartimento possui seis lugares, o que pode dar mais privacidade caso você esteja viajando com amigos ou com a família, caso vocês sejam seis dá para fechar a porta e a cortina e ficar alí numa espécie de vagão particular.

trem na eslováquia


Eu achei o trem confortável se você levar em consideração que ele data da época comunista, assim como todo os transporte coletivo de Bratislava.

Lógico que não dá para comparar os trens na Eslováquia com o TGV (trem bala francês) que eu usei durante meus quatro anos na França ou os trens ingleses até porquê estamos na Eslováquia, um ex país comunista, mas achei até melhor do que imaginava apesar de no começo o estofado ter um “cheiro de guardado”

trem eslováquia


Encarte com os horários dos trens de Bratislava a Kosice com detalhes sobre o funcionamento do trem e localização dos banheiros e vagões-restaurantes e mais outros pormenores que eu não entendi por estar escrito em eslovaco haha

trens na eslovaquia

 Comprando passagens de trem na Eslováquia

No guichê a atendente falava inglês, a gente já tinha olhado previamente os horários do trem que vão a Trencin e eu sabia que tinha trem a cada meia hora, e como eu sabia que na maioria dos países trens regionais menores não precisam de reserva anterior fomos diretamente no guichê  meia hora antes do horário previsto comprar nossos bilhetes.
 
Não é necessário validar o bilhete antes da viagem, e você pode viajar em qualquer lugar, exceto nos lugares já reservados, na porta de cada compartimento há um aviso onde você pode ver se algum daqueles asentos foi reservado, e em caso afirmativo em qual estação o “dono” do lugar vai subir.
 
Haviam vários horários, a atendente perguntou se queriamos reservar assento e eu disse que não, já que minha experiência com trem regional me diz que esse tipo de trem nunca lota, exceto em dias feriados e aquele não era um dia feriado. Com reserva custava 22€ e uns quebrados a ida e volta para Trencin e sem reserva nos custou 12,44€.
 
trens na eslovaquia
 
Mas eu não contava que na volta o trem estaria lotado! O trem atrasou 40 minutos e quando chegou estava super lotado e viajamos no corredor, e a cada estação subia muito mais pessoas que a quantidade de pessoas que desciam e um momento eu não aguentei o cansaço e simplesmente sentei no chão do trem.
Então da próxima vez que for pegar um trem regional vou pesquisar antes para ver se os lugares são atribuídos e se necessário pagar a mais para ter certeza de viajar sentado.

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

2 Comments

  1. Bah

    OMG, eu acho que ia me perder por não entender ABSOLUTAMENTE anda auhauauhaha…

    Obrigada por compartilhar suas aventuras.

    Kisu!

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais em Eslováquia, Europa, Transporte, Trem
shake shack
Shake Shack Londres : Hamburgueria Artesanal

castelo de bratislava
Castelo de Bratislava

Fechar