Trem na Eslováquia : Como Funciona

trem bratislava
foto : Shutterstock por Lumiere et compagnie

Eu experimentei os trens na Eslováquia porquê na véspera de voltar pra casa decidi pegar um trem em Bratislava para fazer mais uma day trip.

A escolhida da vez foi Trencin, uma cidade pequena, não tão distante de Bratislava mas com um castelo em cima dum rochedo (isso me lembrou Foix!) e eu que sou louca por castelos concordei na hora!

Andar de trem na Europa é uma maravilha porquê eles são bem eficientes e geralmente a malha ferroviária é bem ampla e você pode ir para quase todos os lugares.

Claro que cada país é diferente, os trens na Eslováquia não são modernos como os trens de outros países da Europa Ocidental, mas ainda assim funcionam bem.    

trem na europa

Como funcionam os trens na Eslováquia

Tipos de trem na Eslováquia

São vários tipos de trens que cortam a Eslováquia, alguns mais novos e outros mais antigos, mas nenhum (até onde sei) é trem rápido. São todos bem normais, e se você pegar um novo, já pode se considerar sortudo.

Railjet Xpress

São os trens mais novos da Eslováquia. São os trens que vão de Bratislava a Viena, muito usado por turistas. Na verdade o trecho inteiro é Zurique – Viena – Bratislava e funciona com trens suíços.

São trens novos, confortáveis e que inclusive tem um vagão restaurante com mesinha e tudo. Tem também refeições simples, tudo preparada pela empresa de trem da Áustria.

trem na eslováquia
foto : Shutterstock por Flying Camera

Intercity

São os trens pinga pinga, aqueles que param em toda cidade. É o tipo de trem mais comum da Eslováquia. Você vai pegar ele se for de Bratislava para alguma outra cidade eslovaca.

SuperCity

É o tipo de trem mais novo que tem na Eslováquia. Ele vai de Praga a Kosice, passando por Bratislava. Ele é o trem mais confortável da Eslováquia

Trem noturno na Eslováquia

Há uma infinidade de trens noturnos na Eslováquia. A maioria deles vão para os países vizinhos. A linha principal sai de Viena, passa por Budapeste, Bratislava, Praga, Brno, Dresden e vai até Berlim.

Tem também a linha Budapeste – Bratislava – Varsóvia que é bem popular entre as pessoas que estão viajando pela região. Há rumores que vão construir essa linha para trem de alta velocidade, mas por enquanto nada ainda está certo.

Os trens noturnos variam, e o preço varia também em função do nível de conforto e privacidade. De Cracóvia a Kiev e Lviv, os trens noturnos na Eslováquia tem beliches e você pode também reservar um compartimento inteiro para você.

trem na eslováquia
foto : Shutterstock por Sergey-73

Estação central de trem em Bratislava

Para ir até a estação central de trens de Bratislava é fácil e é possível ir a pé do centro histórico, mas caso prefiram pegar um ônibus ou bonde também é possível, há diversas linhas que tem como destino final a estação central (Hlavná Stanica)

Trens na Eslováquia

 Nessa estação partem os principais trens para a Eslováquia assim como os trens que vão a Viena por exemplo, mas também há trens que partem para Cracóvia na Polônia e mesmo para Belgrado, aliás os países da Europa Central tem uma tradição bem forte em trens noturnos onde você dorme em um país e acorda no outro.

Trens na Eslováquia

 

Trens na Eslováquia

Os trens na Eslováquia

O que achei mais legal foi que o trem é dividido em compartimentos, cada compartimento possui seis lugares, o que pode dar mais privacidade caso você esteja viajando com amigos ou com a família, caso vocês sejam seis dá para fechar a porta e a cortina e ficar alí numa espécie de vagão particular.


Eu achei o trem confortável se você levar em consideração que ele data da época comunista, assim como todo os transporte coletivo de Bratislava.

Lógico que não dá para comparar os trens na Eslováquia com o TGV (trem bala francês) que eu usei durante meus quatro anos na França ou os trens ingleses até porquê estamos na Eslováquia, um ex país comunista, mas achei até melhor do que imaginava apesar de no começo o estofado ter um “cheiro de guardado”

o que fazer em basel


Encarte com os horários dos trens de Bratislava a Kosice com detalhes sobre o funcionamento do trem e localização dos banheiros e vagões-restaurantes e mais outros pormenores que eu não entendi por estar escrito em eslovaco haha

 Comprando passagens de trem na Eslováquia

No guichê a atendente falava inglês, a gente já tinha olhado previamente os horários do trem que vão a Trencin e eu sabia que tinha trem a cada meia hora, e como eu sabia que na maioria dos países trens regionais menores não precisam de reserva anterior fomos diretamente no guichê  meia hora antes do horário previsto comprar nossos bilhetes.

Dentro de um trem na Eslováquia

Não é necessário validar o bilhete antes da viagem, e você pode viajar em qualquer lugar, exceto nos lugares já reservados. Na porta de cada compartimento há um aviso onde você pode ver se algum daqueles assentos foi reservado, e em caso afirmativo em qual estação o “dono” do lugar vai subir.

 Haviam vários horários, a atendente perguntou se queríamos reservar assento e eu disse que não, já que minha experiência com trem regional me diz que esse tipo de trem nunca lota, exceto em dias feriados e aquele não era um dia feriado. Com reserva custava 22€ e uns quebrados a ida e volta para Trencin e sem reserva nos custou 12,44€.  

Mas eu não contava que na volta o trem estaria lotado! O trem atrasou 40 minutos e quando chegou estava super lotado e viajamos no corredor, e a cada estação subia muito mais pessoas que a quantidade de pessoas que desciam e um momento eu não aguentei o cansaço e simplesmente sentei no chão do trem.

Então da próxima vez que for pegar um trem regional vou pesquisar antes para ver se os lugares são atribuídos e se necessário pagar a mais para ter certeza de viajar sentado.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.