Site icon No Mundo da Paula

Uma Turista Negra em Cuba

Na maioria dos meus posts sobre como é viajar o mundo sendo negra eu falo sobre países onde os negros praticamente não existem, ou são uma minoria mas felizmente eu também tive oportunidade de ver o outro lado da moeda (e espero ver cada dia mais!)

Eu passei quase duas semanas em Cuba, divididos em várias cidades, estive em Cienfuegos que parece uma cidade do interior do Brasil, Trinidad, em Varadero e finalmente Havana onde passei muitos dias e vou contar como foi o meu contato com o povo cubano, minhas impressões de uma turista negra em Cuba.

Em Cuba, não há tantos hotéis de rede como em outros lugares e a maioria dos turistas ficam em casas de famílias cubanas, o que para mim foi maravilhoso porquê tive muito mais contato com o povo cubano e voltei de lá muito encantada com várias coisas.

Eu cheguei em Havana a noite e no dia seguinte de manhã pegaria um ônibus para Cienfuegos, uma cidade colonial muito interessante e seria meu primeiro ponto de contato real com Cuba e com os cubanos. Já na rodoviária de Havana senti que apesar de eu ser uma das raras turista negra em Cuba, eu não era uma exceção entre as pessoas que esperavam o ônibus.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM

O Segura Viagem é essencial para qualquer destino. Qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

Na primeira casa onde fiquei em Cienfuegos, além de ser muito bem tratada a dona da casa ficou impressionada quando me viu, ela colocou o braço dela junto do meu, e não cansava de repetir que nós duas tinhamos a mesma cor, foi um das recepções mais calorosas que tive na vida.

Claro que tentei conversar com os locais sobre racismo em Cuba, e claro existe racismo em Cuba mas ele está menos atrelado a questões sociais que no Brasil por exemplo. Assistindo a televisão cubana, eu pude ver negros apresentadores e em cargos de chefia, algo que ainda é um tanto raro no Brasil apesar da quantidade de negros no país.

Uma negra em Cuba sendo turista

O que eu percebi em Cuba, é que os cubanos estavam muito feliz de me ver ali, uma negra sendo turista. A maioria dos turistas que eles recebem são brancos europeus, mas estava ali eu, que além de ser negra como muitos, ainda sou sulamericana.

Eu senti bem forte a questão da representatividade que falamos tanto, o quanto é importante ter exemplos de pessoas negras para nós, exemplos de negros bem sucedidos e que estão em papéis dominantes. Era como se eu, a turista negra estivesse de certa maneira mostrando a eles que se eu estou ali viajando e conhecendo outros lugares, eles também podem.

Era evidente que o fato de eu ser negra e ser como eles me trazia vantagem, claro que os cubanos são extremamente simpáticos e gentis com todos os outros turistas, mas eu senti uma real identificação comigo, e Cuba juntamente com a Turquia foram até hoje os países mais tranquilos para mim como uma viajante negra.

Eres cubana?

No, soy de Brasil

A pergunta que eu mais ouvi durante meus dias em Cuba era se eu era cubana, pelos quase quarenta países que já visitei, nunca vivi isso de maneira tão intensa e tão sensível como em Cuba. Sabe quando as pessoas falam de viagem e de se fundir entre os locais? Para mim isso é quase impossível uma vez que a maior parte das minhas viagens são para a Europa.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

Negrita con Turbante

Eu estava tão a vontade, mas tão a vontade em Cuba que uma noite antes de sair para jantar eu peguei um lenço que tinha comigo e fiz um turbante para sair. Tudo bem que estava mal amarrado, ainda estou aprendendo, mas essa foto fez um sucesso danado no meu Instagram pessoal.

Eu já tinha saído de turbante muitas vezes em Paris e em Londres, mas uma coisa é na cidade que eu moro, e outra coisa é estar num país desconhecido, e quando viajo sempre tento passar despercebida, mas em Cuba eu tinha certeza que poderia ser eu mesma e não ser vítima de racismo.

Tá certo que eu não vi outras pessoas em Cuba usando turbante, aliás até vi muitas mas eram turbantes do Candomblé e elas estavam usando por motivos religiosos, mas me senti muito a vontade por lá, ninguém me olhava estranho ou coisa do tipo, e usei meu turbante por muitos dias.

Negra em Cuba e o alisamento

Uma coisa que me entristeceu um pouco foi ver que praticamente não há cubanas usando o cabelo natural, era uma das primeiras vezes que eu viajava e me fundia perfeitamente na população mas fiquei surpresa em ver a quantidade de mulheres que não usam o cabelo natural, arrisco dizer que 95% das negras cubanas alisam o cabelo.

Eu não acho um problema alisar o cabelo, mas quando 95% das negras alisam quer dizer que sim há um problema em acreditar que só o cabelo liso é bonito e aceitável e isso me deixou bem triste de ver tanta negra em Cuba sem cabelo natural, estava feliz de não ser a única negra, mas fiquei triste de ver que uma das características mais marcantes nossa era simplesmente apagada.

Outros posts sobre como é viajar sendo negra

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!