O que Fazer em Trinidad, Cuba

Foi em Trinidad que eu comecei a realmente me sentir em Cuba. A cidade é uma das mais charmosas do interior de Cuba,  fica entre a serra do Escambray e o mar do Caribe. Eu cheguei em Trinidad vinda de Cienfuegos e queria sossego. 

O que fazer em Trinidad, Cuba

Trinidad é uma das cidades mais bonitas do interior cubano. A cidade fica entre a serra do Escambray e o mar do caribe. Está pensando em ir para lá nas férias e não sabe o que fazer em Trinidad, listei algumas coisas que mais gostei

A cidade combina vários pontos para você conhecer sem se cansar. Prédios históricos, ruas estreitas de pedra, lindas praias e uma serra para completar a paisagem fazem parte da belíssima Trinidad.

Trinidad foi fundada em 1514. Conta com um magnífico centro histórico, com lindos casarões coloridos. Além disso, Trinidad é uma das cidades coloniais mais bem conservadas de Cuba.

Se você pensa que a cidade só tem vida de dia, se engana. A noite de Trinidad é bem animada, oferecendo diversas opções para quem quiser curtir desde uma salsa até um reggaeton. Depois de Havana, foi a cidade que eu mais curti em Cuba.

o que fazer em trinidad

Plaza Mayor

Comece o seu passeio pela Plaza Mayor. Inclusive, se hospede por perto. Assim você consegue se orientar e conhecer muitas atrações incríveis. A Plaza Mayor é o ponto central da cidade, abrigando vários programas bacanas para você fazer.

A praça é bem bonita, com grades, porém não é fechada. A Igreja da Santíssima Trindade, construída no século 19, comanda a paisagem na praça. Ao redor da igreja, vários casarões antigos complementam o ambiente.

Aproveite para fazer várias fotos e relaxar enquanto observa a vida passar. O ideal é que você deixe para fazer isso no fim do dia. Assim não corre o risco de você queimar debaixo do sol quente cubano.

o que fazer em trinidad

Casa de la Musica

A direita da igreja, bem do lado da Plaza Mayor, tem uma escadaria que está sempre cheia de gente. Está sempre lotada porque o local conta com um ponto de WIFI, dos dois que há na cidade.

A escadaria faz parte da Casa de la Musica. É um lugar clássico e imperdível de Trinidad. A casa fica na parte alta dos degraus, onde há várias pessoas tocando ritmos cubanos, ensinando os turistas a dançar e servindo bebidas.

Pela noite a escada fica fechada, sendo tomada por mesas para quem desejar escutar uma boa música ao vivo ou comer pratos do restaurante do lugar. Experimente ir após às 22h e veja os ritmos esquentando. É excelente!

Sierra del Escambray

É nessa área que você encontra uma das paisagens mais bonitas de Cuba. O local concentra várias atrações, especialmente para quem gosta de aventuras, natureza e de aves.

A Sierra del Escambray fica localizada no sul da ilha e faz divisa com as províncias de Villa Clara e Cienfuegos. A Serra conta com várias trilhas para caminhada, cachoeiras, rios, cavernas, pássaros e canyons. Se você é amante da natureza, esse é um destino que não pode ficar fora do seu roteiro.

Museo de História Municipal

O Museo de História Municipal também é conhecido por Palácio Cantero. É um casarão com uma vista incrível lá de cima, atraindo sempre muitos turistas. No prédio vizinho, você vai encontrar o Museo Nacional de la Lucha Contra Bandidos.

O Museo conta com uma linda torre amarela bem famosa na cidade. Para tirar uma foto com a torre amarela de fundo, basta subir na torre do Museo de História Municipal. A vista é magnífica e rende belíssimas fotos. O Museo de História Municipal possui vários objetos e móveis antigos que auxiliam na compreensão de como era Cuba antigamente.

Pôr do sol e salsa nas escadarias

Todos os dias, depois das 16h as pessoas costumam chegar, tomar uma bebida e ficar esperando o sol se pôr.

É também no final da tarde que um grupo de música começa a se apresentar. Eu fui pra escadaria durante toda a minha estadia em Trinidad, e ficava ali curtindo salsa até o final. Era bem legal curtir turistas e locais dançando salsa nas escadas, enquanto eu me deliciava com um mojito ou cuba libre.

Plaza Carillo

A Plaza Carillo ou como é chamada atualmente, Parque Céspedes fica localizada em uma das áreas mais modernas de Trinidad. O local foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade.

Foi o arquiteto Manuel Pastor que criou a Plaza Carillo em 1818. Porém, na época, o local era chamado de Praça de Mercado.

No século XX a praça sofreu algumas modificações, como o busto do seu fundador que foi fixado no local. A praça também teve o seu nome mudado, passando a se chamar Céspedes Park.

Diversos prédios importantes ficam no entorno da praça, como a sede do governo de Trinidad e a Igreja de São Francisco de Paula. Próximo da praça também há várias atrações interessantes, como por exemplo, o Palácio Iznaga, o Bar e Restaurante Floridita e o Museu de Arquitetura Colonial.

Essa é uma das praças mais bonitas da cidade, sendo mais ampla que a Plaza Mayor, sendo coberta por trepadeiras no formato de arco. Assim, você não fica sob o sol quente de Cuba.

A praça também é o segundo ponto de WIFI da cidade. Por isso, ela está sempre movimentada, sendo um excelente lugar para relaxar, ver o tempo passar e se informar sobre o que está acontecendo pelo mundo.

o que fazer em trinidad

Feira de Artesanatos

Se você quer comprar artesanato, a cidade ideal é realmente Trinidad. Entre os seus vários mercados coloridos ao ar livre, merece destaque o Mercado de Arte e Artesanato. Sempre tem muitas lembrancinhas que a gente tem vontade de levar pra casa.

O local vende vários produtos maravilhosos, como tecidos, rendas, esculturas e instrumentos musicais. E o melhor é que o preço é bem acessível. Fica aberto todos os dias, no entorno da Plaza Mayor. Vale a pena passar pelo local e dar uma olhada nos produtos.

o que fazer em trinidad

Playa Ancón

A Playa Ancón possui águas cristalinas e calmas, com areia fininha e branquinha, sendo repleta de coqueiros. Muitos a consideram a melhor praia da costa sul de Cuba, no Mar do Caribe. Além disso, a praia é perfeita para praticar esportes aquáticos.

A praia fica localizada a dez quilômetros de Trinidad. No local você ainda vislumbra uma vista espetacular das montanhas. Perto da praia também fica localizado o Museu Colonial de Trinidad e uma marina, que sempre tem passeios de catamarã.

Chegar até a praia é bem fácil. Você só precisa pegar um ônibus da Viazul. O ponto fica em frente ao escritório da Cubatur. Você paga apenas 5 CUCs pela passagem ida e volta. 

Não se esqueça de deixar a passagem de volta com você. Ela será necessária para que você embarque novamente no ônibus. Além disso, fique atento as saídas do ônibus porque ele possui horários determinados, sendo:

  • 9h, 11h e 14h saindo de Trinidad
  • 12h30, 15h30 e 18h as saídas da praia para a cidade

Porém, você tem outras opções para ir até a praia. Uma delas é ir de bicicleta. A estrada é bonita e bem sinalizada. Mas, se você não quiser pedalar, você também pode pegar um táxi. Eu acho a opção de táxi melhor, pois dá liberdade de ir e voltar quando quiser.

Dessa forma, você vai confortavelmente. É importante ressaltar que de táxi o valor fica um pouco mais caro. Em praticamente toda esquina da cidade de Trinidad você encontra um taxista que faz a corrida até a praia. Não se esqueça de negociar o preço antes de começar o passeio.

Vale dos Engenhos

Você pode conhecer a história dessa região a bordo de um antigo trem a vapor. O trem leva o visitante pelo vale, que fica localizado na parte leste da cidade. Se você for até uma agência da Cubatur, vai ver que há algumas versões desse passeio.

A Torre de Manaca Iznaga fica localizada na Fazenda Iznaga. A Torre contém mais de 40 metros de altura, sendo construída em 1815. Sua construção tinha como objetivo fazer o controle da propriedade e vigiar os escravos para que eles não fugissem.

Depois que você subir na torre, que dispõe de 184 degraus, você consegue admirar a paisagem deslumbrante do Vale dos Engenhos. Depois de passar por Iznaga, o trem continua sua viagem indo até Guachinango. É lá que os visitantes param para almoçar. Lembra muito os engenhos de cana de açúcar do Brasil, para quem já teve oportunidade de conhecer os do Nordeste.

Discoteca Ayala

Se você deseja aproveitar a vida noturna da cidade de Trinidad, o point é na Discoteca Ayala. A casa noturna fica localizada no interior de uma caverna e é sempre muito procurada por moradores e turistas.

Repleta de estalactites e estalagmites, a discoteca possui uma área enorme, podendo acomodar aproximadamente três mil pessoas. Além disso, dos banheiros você consegue ver túneis novos da caverna.

O local conta com três bares e cinco pistas de dança. É aberto todos os dias a partir das 23h.

Salto del Caburni

A trilha de Salto Del Caburni possui sete quilômetros de distância, contando ida e volta. Essa é uma das trilhas mais conhecidas da cidade de Trinidad.

O trajeto é feito no interior do Parque Natural Topes de Colantes. Durante o percurso, você visualiza várias paisagens, como formações rochosas, cayons e a cachoeira mais alta do país. A cachoeira conta com 70 metros de altitude.

Para efeito de comparação, o Salto del Caburni se parece um imenso tobogã sinuoso. No fim da trilha, você pode aproveitar uma deliciosa piscina natural. Não deixe de incluir esse passeio no seu roteiro. É imperdível e você não vai se arrepender, principalmente se você gostar bastante de contemplar a natureza.

Como chegar até Trinidad?

Depois de saber quais são os pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer na cidade, você deve querer saber como chegar até lá. Trinidad tem aeroporto, mas a maioria das pessoas chegam na cidade de ônibus, vindas de Havana.

A companhia Viazul dispõe de vários ônibus que liga Havana a Trinidad e outras cidades em Cuba como Santiago de Cuba, Varadero, Cienfuegos etc. A estação de ônibus fica no Terminal de Autocarros, a duas quadras da Plaza Mayor, na Calle Gustavo Izquierdo.

o que fazer em trinidad

 

Quantos dias ficar em Trinidad e onde se hospedar?

Reserve pelo menos três dias completos para conhecer a cidade. É tempo suficiente para apreciar todas as atrações, considerando que tudo fica muito próximo. Eu fiquei quatro dias em Trinidad e não me arrependo, pude curtir a cidade com mais tranquilidade.

Para se hospedar, prefira as casas que ficam próximas do centro histórico da cidade. Você pode se basear pela Plaza Mayor. Ela é um excelente ponto de referência.

Já com relação ao local, também não precisa se preocupar. Há várias casas liberadas para receber visitantes. O que eu mais gostei de estar numa casa de família, foi saber que o dinheiro não vai para grandes empresas, e sim para pessoas comuns, além de poder viver um pouco de uma família comum.

Se você preferir algo com padrão melhor, Trinidad tem hotéis, e alguns de rede internacional como é o caso do Iberostar. Não me hospedei lá, mas almocei, tomei alguns drinques e ainda usei a internet lá algumas vezes.

Trinidad é um local seguro?

Assim como toda Cuba, você pode caminhar sem medo pela cidade. A cidade é bem tranquila, mesmo com pouco policiamento nas ruas. Os moradores são bastante honestos e não vão roubar você. Por isso, com relação a isso, pode ficar tranquilo.

Agora você já conhece todos os detalhes sobre a cidade, assim como também o que fazer em Trinidad, não deixe de conhecer a cidade quando for a Cuba. 

Outros posts sobre Cuba

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.