Site icon No Mundo da Paula

O que Fazer em Montreal e o que Visitar

o que fazer em montreal

O que fazer em Montreal no Canadá

Montreal não estava nos meus planos de viagem, aliás o Canadá em si não estava nos meus planos imediatos de viagem, mas uma promoção da Air Transat me fez mudar de ideia e fui passar uns dias em Montreal que é a segunda maior cidade do país. As pessoas geralmente ficam apenas dois dias ou pouco mais, mas a cidade é incrível!

Eu confesso que não sabia o que fazer em Montreal e não conhecia nada da cidade, só sabia que ela era uma cidade grande e que ficava na província de Quebec, e por isso mesmo na parte francesa do Canadá e não na parte inglesa e mais conhecida.

Quando comprei minha passagem é que fui ler mais e descobrir um pouco sobre a segunda maior cidade do Canadá.

Da janela do ônibus, antes de chegar no centro, eu comecei a ter as primeiras impressões sobre a cidade, que para mim era uma mistura de Europa com Estados Unidos. Tinha traços europeus mas ao mesmo tempo não era uma cidade tão antiga, e tinha coisas claramente americanas.

Como essa região foi colonizada pela França, além da língua ela ainda guarda muitos pontos em comum com a Europa mas recebe uma grande influência dos Estados Unidos como é de se imaginar.

Eu voltei da viagem completamente apaixonada por Montreal, e essa coisa dela de Paris com Nova York que me fez rever meus conceitos e me fez amar o Canadá.

O que fazer em Montreal e o que visitar na cidade

Places d’ armes, um lugar para visitar em Montreal

Uma das principais atrações de Montreal, e para mim é uma das portas da cidade antiga, a chamada Vieux Montréal com a basílica de Notre Dame, sempre o primeiro ponto em qualquer lista sobre o que fazer em Montreal foi também o primeiro lugar que conheci na cidade.

Basílica de Notre-Dame

A basílica de Notre Dame fica na Place d’Armes e é bem bonita por fora, mas é por dentro que toda a beleza fica evidente, em alguns momentos me lembrou a Sainte-Chapelle em Paris por causa da beleza dos seus vitrais (que infelizmente a foto não captou bem)

Eu tentei entrar no meu primeiro dia na cidade mas a fila tava bem grande, e voltei no outro dias cedo porquê ver a Notre Dame por dentro era minha prioridade que encabeçava minha lista de o que fazer em Montreal. Para visitar, o ingresso custa 6 dólares canadenses.

Melhores hotéis no Canadá separados por cidades

TorontoMontrealVancouverCalgary
EdmontonOttawaWinnipegQuebec City

Vieux Port

O antigo porto de Montreal foi revitalizado e hoje é uma delícia para passear pelo calçadão se você não for para Montreal durante o período mais frio. Eu peguei tempo cinza, mas como era ainda meado de outubro, as temperaturas ainda estavam outonais e agradáveis para uma caminhada.

Uma coisa que chama a atenção logo quando a gente chega no Vieux Port é a roda gigante, uma espécie de London Eye de Montreal que te dá uma vista incrível da cidade, e por isso mesmo eu recomendo que você vá num dia de tempo bom para aproveitar melhor a vista. O ingresso custa 25 dólares canadenses por adulto.

Place Jacques Cartier

Jacques Cartier foi o “descobridor” do Quebec, ele saiu da cidade de Saint-Malo na França e chegou no Canadá, e foi um dos grandes navegadores franceses. A praça com o nome e uma estátua dele fica no final de uma ladeira (ou no começo a depende de onde você vem) e não tem nada demais, apenas um monte de restaurantes e gente passando.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA AMERICA DO NORTE

Seguro viagem para América do Norte é um dos itens mais importantes da sua viagem. Qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

Digo isso porquê eu pensava que era um ponto super importante de o que visitar em Montreal, mas é só uma praça com uma coluna no meio. Uma praça movimentada e cheia de turistas e restaurantes, mas ainda assim só uma praça.

Oratório São José

Foi um dos lugares que mais me recomendaram de ir, e eu achava que era apenas uma basílica importante de Montreal mas é na verdade A basílica, um dos lugares mais importantes de peregrinação em todo o Canadá, e a maior de Montreal.

O lugar fica já no alto da região conhecida como Mont Royal, e o ponto mais alto de Montreal é justamente a cruz que fica no alto da cúpula, dando assim uma vista legal da cidade.

Eu estava meio com preguiça de visitar o Oratório São José por ele ser meio longe de todas as outras atrações de Montreal, e além de tudo era meio contramão para mim. Fui meio que me obrigando, e adorei a visita do complexo, dá para passar algumas horas lá dentro.

Jardim Botânico

Uma das coisas que eu mais queria visitar em Montreal era o jardim botânico porquê ele é o segundo maior do mundo, eu tinha visto umas fotos incríveis dele e para completar eu fui para Montreal no outono e estava louca para ver as folhagens outonais. Não perca o jardim chinês, é uma das partes mais bonitas do jardim botânico!

O jardim botânico tem ainda uma parte chamada Insectarium, que como o nome diz é dedicada a vida dos insetos. Para ser sincera eu fui meio com um pé atrás nessa parte, afinal a minha ideia de o que fazer em Montreal não incluía ver insetos, mas achei bem tranquilo e muito didático, tem muitas borboletas, lagartas e a gente aprende muita coisa interessante.

Leia também : Como é ser uma turista negra no Canadá

Parque Olímpico

Montreal foi a sede das Olimpíadas de 1976 e o parque e estádio olímpico ficam ao lado do jardim botânico de Montreal, do estádio é possível subir na torre de observação e ter uma vista incrível da área e de Montreal como um todo. Quando eu fui, ele estava fechado para reformas, mas deve reabrir logo.

Place des Arts

É na Place des Arts que fica o Museu de de Arte Contemporânea de Montreal e também várias pinturas e esculturas num dos lugares mais movimentados da cidade (Rue de Sainte Catherine).

Quando fui, o museu estava com uma exposição sobre Leonardo Cohen. A cidade tem vários museus bem bacanas, se você for durante a época mais fria, pode ser uma boa ideia de passeio para não passar tanto tempo do lado de fora.

Parc du Mont Royal

É o grande parque de Montreal! E o melhor de tudo é que você não vai ver apenas turistas, mas os próprios moradores de Montreal também adoram o parque. É um lugar para a gente ir passear, ou simplesmente passar boa tarde do dia lá num piquenique ou tomando sol, um lugar para desfrutar um pouco de Montreal.

O parque tem um lago chamado de lago dos castores, o castor é um dos símbolos de Montreal. Aos domingos, sempre tem música no parque, tem bandas e é comum ver as pessoas se divertindo e dançando.

Já disse que é do Mont Royal que a gente tem a melhor vista de Montreal? Como o parque fica numa região mais alta,  você consegue ter a vista do skyline da cidade de Montreal!

O que fazer em Montreal de graça : Ver muita Arte de rua!

Uma das primeiras coisas que notei em Montreal foi a quantidade de grafitte nas ruas, achei a cidade super descolada e com um moderno, comecei a tirar algumas fotos e logo percebi que a cidade inteira tinha arte de rua, em qualquer lugar que eu andasse era só ficar atenta nas esquinas e ruelas para ver umas coisas lindas.

Plateau du Mont Royal

Um bairro um pouco mais afastado do super centro, mas ainda assim super acessível e com muitos restaurantes e cafés super descolados. Fica na parte um pouco mais alta da cidade, num planalto para ser mais exata (daí o nome plateau) e numa das áreas residenciais mais caras de Montreal.

Foi andando por lá que eu pude ver umas casinhas de andar bem típicas da região, e conhecer uma Montreal um pouco menos turística mas ao mesmo tempo mais real, com pessoas que moram nos arredores e não apenas turistas.

Gay Village

Chamado simplesmente de le village pelos habitantes de Montreal, é um bairro LGBTI+. É um bairro cheio de bares, festas e durante os meses mais quentes do ano, vira uma rua de pedestres e só volta a abrir para carros lá pra setembro. É uma rua colorida e muito perto do centro.

Habitat 67

Eu falei das casas fofinhas e tipicamente canadenses do Plateau du Mont Royal, mas faltou o Habitat 67. É algo bem curioso de se ver, são apartamentos feitos em cubo. O nome Habitat 67 é porquê essa ideia de moradia foi feita para a Exposição Universal de 1967, e são apartamentos ligados entre eles por placas de concreto.

São 164 apartamentos de uma forma “desorganizada” ligadas de uma maneira que as vezes parece até desenhos infantis. É como se fossem peças de Lego, mas na real alguns blocos chegam a ter até 12 andares.

Onde comer em Montreal

Montreal é a capital da gastronomia norte-americana! Com suas influências francesas e o maior número de restaurantes por habitantes. A cidade tem muito lugar bacana para comer, e eu voltei completamente viciada em Poutine, o prato típico do Canadá.

Comer Poutine estava no topo da minha lista de o que fazer em Montreal porquê tinha ouvido falar que mesmo a batata ficando meio mole, é incrível e viciante comer poutine. Eu sou do tipo que concorda que não tem muito como algo com batata e queijo dar errado.

Onde se hospedar em Montreal

Eu fiquei hospedada no Celebrities hotel que tem uma excelente localização, eu consegui visitar a cidade praticamente toda a pé, o hotel fica bem perto do Vieux Montreal e eu só precisei usar o transporte em duas ocasiões para atrações turísticas que ficam um pouco mais afastadas.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Montreal

Booking.com

Compras em Montreal

Além de visitar Montreal, você pode aproveitar seu tempo para fazer compras. A cidade tem muitas lojas e se você quer comprar roupas ou cosméticos a Rue Sainte Catherine é o lugar ideal para isso.

Ainda sobre compras, pode aproveitar também e conhecer a chamada ville souterraine, que como o nome indica, é uma “cidade subterrânea” com lojas e mais lojas, assim no auge do inverno do Canadá você ao invés de andar na rua, vai andar pelos mais de 30 km de complexos com lojas, bancos, supermercados, teatros e tudo mais que você imaginar.

Transporte em Montreal

Como uma grande cidade, Montreal está bem conectada e possui um serviço de transporte público muito eficiente com ônibus e quatro linhas de metrô que ligam os principais pontos da cidade.

Se você ficar no chamado Vieux Montreal que é a parte histórica da cidade, vai usar muito pouco transporte pois dá para visitar Montreal quase toda a pé.

Para usar o transporte em Montreal você pode comprar o bilhete de uma viagem, duas viagens, dez viagens, um dia, uma semana etc… em função da sua necessidade de transporte e dos seus planos. Eu usei tanto o metrô como o ônibus, fácil e pontuais.

Bixi : Aluguel de bicicletas

Outra possibilidade de transporte é usar as bicicletas da cidades. Montreal possui mais de 830km de ciclovias, e é possível alugar bicicletas por hora. A cidade conta com pelo menos 500 estações onde você pode pegar uma bicicleta, pagar com cartão e devolver em algum outro ponto de bicicleta espalhado pela cidade, bem tranquilo.

Como ir do aeroporto ao centro de Montreal

O aeroporto de Montreal não é ligado ao centro pelo metrô, mas possui um ônibus que faz a ligação entre o aeroporto e a cidade e para em vários lugares do centro de Montreal. O bilhete custa 10 dólares e você deve comprar ele dentro do aeroporto mesmo, bem mais fácil que dentro do ônibus.

Quanto tempo ficar em Montreal?

A maioria das pessoas ficam apenas dois ou três dias em Montreal, mas a cidade tem muita coisa para oferecer. Além de poder fazer tours mais especializados se você tiver ais tempo ( gastronomia, grafitti etc…) ainda dá para conhecer algumas partes um pouco menos turísticas da cidade.

Montreal combina com o quê?

As pessoas geralmente aproveitam para conhecer outras cidades na região de Québec, como Québec City que fica a 233 km ou ainda Ottawa, a pequena capital do Canadá fica a apenas 165 quilômetros de distância. Chegando por Toronto são 506 quilômetros.

Acho que a melhor maneira para viajar pelo Canadá por cidades que ficam até 600-700 km de distância é o trem.

O trem no Canadá é muito prático e confortável, o trajeto entre Montreal e Toronto dura 5h de trem, e tem saídas seis vezes por dia. Para distâncias maiores, o avião é seu melhor amigo, a Air Transat e a WestJet tem sempre preços bons para voos interiores.

O que nem todo mundo sabe, é que também para combinar uma viagem saindo dos Estados Unidos! Nova York está a apenas 534 km de Montreal, enquanto Boston fica a  405 km de distância. Poucas pessoas sabem, mas dá para ir do Canadá para os Estados Unidos de trem.

Melhor época para ir para Montreal

Montreal é uma cidade bem fria, e quando eu digo bem fria, eu quero dizer que pode passar meses com temperaturas abaixo de zero. O inverno em Montreal é bem rigoroso, e pode ser difícil de visitar Montreal debaixo de muita neve e com muito frio se você não estiver acostumado.

A melhor época para visitar Montreal é entre maio a setembro, onde os dias estarão mais longos e você vai poder aproveitar mais. Eu estive em Montreal no começo de outubro, e peguei alguns dias de sol, mas em outros dias a temperatura caiu bastante e estava fazendo 5 graus a noite já e no começo da manhã.

Informações práticas sobre o Canadá

Moeda usada no Canadá

A moeda é o dólar canadense, o dólar americano é até aceito em alguns lugares de Montreal, mas sempre com um valor de câmbio nada favorável, afinal os comerciantes precisarão ter o trabalho de trocar depois e precisam se aproveitar para tirar um lucro a mais.

Língua falada em Montreal

O francês é a língua oficial de toda a província de Quebec, a qual Montreal é a cidade principal, portanto em Montreal se fala francês. Se você não fala francês, não precisa se preocupar porquê todo mundo na parte francesa fala inglês muito bem, e você não terá grandes problemas.

Como chegar

Não há voos diretos entre o Brasil e o Canadá. É necessário fazer pelo menos uma escala, muitas vezes em Toronto se você voar com a Air Canada. De Portugal, há voos diretos saindo de Lisboa para Montreal tanto pela Air Canada como pela Air Transat. A Air Transat tem também voos diretos saindo do Porto pelo menos 1x por semana.

Visto para o Canadá

Brasileiros precisam de visto para o Canadá, recentemente ficou mais fácil para turistas brasileiros viajarem para o Canadá. Com a mudança, o país passou a exigir apenas uma autorização eletrônica prévia para alguns casos, por exemplo para quem tem visto americano válido.

Mapa com o que fazer em Montreal

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile