Saint Malo : O que Fazer e o que Visitar

saint malo

Saint-Malo, a cidade dos corsários

Sempre quis conhecer Saint Malo, sempre que assistia algo falando da Bretanha eram coisas falando sobre corsários, exploradores e gente celta.

Saint Malo apesar de pequena é um cidade muito conhecida na França, e no verão a quantidade de pessoas chega a quadruplicar, muitos turistas vem de cidades próximas como Rennes e da bretanha mesmo, além dos que vem da Ilha de Jersey que fica a poucos quilômetros de distância.

o que fazer em saint-malo

Eu cheguei num domingo por volta do meio-dia e a cidade estava simplesmente lotada! Ainda era primavera e tinha muitos turistas, levamos um bom tempo até achar um estacionamento que ficava fora da de Saint Malo intramuros que é a parte fortificada da cidade.

Os turistas que estavam na cidade estavam só de passagem, era gente que mora na região e foi só passar o dia porquê depois das 4h da tarde a cidade foi ficando completamente vazia e na hora do jantar as ruas tinham poucas pessoas.

saint malo

Praias do Canal da Mancha

Eu fui na primeira semana de maio e apesar do sol, ainda estava frio e com certeza a água estaria ainda mais. Sobre tomar banho em Saint Malo eu não acho que seja o local mais apropriado da França, tanto Saint Malo como Dinard tem prais bonitas mas são banhadas pelo Canal da Mancha que é conhecido por ter água fria.

O que fazer em Saint-Malo e o que visitar

saint malo

Caminhar no antigo muro da cidade

Sabe o que gostei muito de fazer? Caminhar por cima dos muros da cidade! Quando você ver uma escada, suba e siga o fluxo de pessoas, os muros atravessam praticamente toda a cidade e para mim foi uma das melhores maneiras de apreciar o mar da Costa Esmeralda da Bretanha.

saint malo

Leia também : Hospedagem em Saint Malo

saint malo

Experimentar comida bretã

Para mim a Bretanha é sinal de comida! Crepes por exemplo é algo típico da Bretanha, e eles tem muitas coisas típicas como o caramelo de manteiga salgada que eu adoro e toda vez que peço crepe de sobremesa eu escolho esse sabor, também é bem típico da Bretanha os biscoitos bretões amanteigados, então em Saint Malo como é uma cidade extremamente turística, tem várias lojas de doces e biscoitos que vale a pena conhecer.

saint malo

Para quem não sabe, essa bandeira aí é a bandeira do Quebec e a estátua representa Jacques Cartier que foi o primeiro colonizador do Canadá que partiu de Saint Malo em direção ao continente americano.

Saint Malo é repleta de história de importantes navegadores e corsários franceses, aliás toda a Bretanha tem uma tradição marinha muito importante e até hoje algumas cidades que apesar de serem consideradas grandes do ponto de vista regional, tem grandes portos de pesca e tem pesca como uma atividade importante.

Falando de colonizadores e corsários, foi também de Saint Malo que saíram os corsários que invadiram o Rio de Janeiro e que durante 5 anos formaram colônia lá, a chamada França Antártica.

saint malo

Visitar a praia e o forte

O Forte Nacional (fort national) fica numa ilha bem perto da praia de Saint Malo e é acessível na maré baixa, dá para ir caminhando facilmente já que na maré baixa tudo vira um caminho de areia e rochas.

Esse forte é bem parecido com o forte que ví quando fui a Ilha de Jerseymas a diferença é que em Jersey eles usam um carro anfíbio que consegue chegar até o forte independente da maré. Infelizmente quando fui ele não estava aberto já que abre apenas de junho a setembro que é quando há um maior fluxo de visitantes.

saint malo

Essa foto fez um sucesso danado no meu facebook! A gaivota que estava de lado, simplesmente virou e eu consegui tirar uma foto dela de frente como se ela tivesse posado para a foto.

Eu até dei uma volta na cidade fora dos muros, mas o interesse é bem limitado e com exceção do calçadão na beira da pria não há muito o que ver, a parte fortificada é mais interessante por ser a parte antiga da cidade e o calçadão pode ser facilmente substituído por uma volta nos muros da cidade de onde se tem uma vista excelente da praia.

saint malo

Catedral de Saint-Malo

Saint Malo possui algumas igrejas mais a principal é a Catedral de São Vicente de Zaragoza de São Malo (ufa!) que é uma catedral com estilo romano e gótico no centro de Saint Malo, a catedral existe desde 1146 e é a sede do bispado da cidade.

A principal catedral da cidade também abriga a tumba de dois dos maiores heróis da cidade que são corsários : Jacques Cartier o primeiro colonizador a chegar no Canadá e René Duguay-Trouin que foi o comandante do ataque ao Rio de Janeiro.

onde se hospedar em st malo

Onde ficar em Saint-Malo

Tudo bem que a maioria das pessoas vão a Saint-Malo apenas para passar o dia, e que em um dia você pode terminar quase toda a lista de o que fazer em Saint-Malo. Eu preferi dormir uma noite lá, e não me arrependo porquê assim pude conhecer a cidade com calma e ver a cidade quase vazia. Eu fiquei no Ibis Styles Centre Historique, um hotel que tem nota 9,3 em localização e é perfeito para visitar Saint-Malo.

O quarto é pequeno mas é funcional  e apesar de não ter muito lugar, tem armários e lugares para guardar as coisas. O quarto de casal simples não dá para abrigar duas malas grandes por exemplo, se for no Ibis Styles e tiver muitas malas, procure por um quarto maior.

Eu estava com mala de mão e como queria economizar, peguei o quarto mais barato que eles tinham, embora soubesse que eles tem outros quartos maiores.

 onde se hospedar em st malo Hôtel ibis Styles Saint Malo Centre Historique

O quarto tinha televisão de tela plana com vários canais estrangeiros e uma pequena mesa que serve como mesa de trabalho, quando cheguei tinha uma garrafa de água e algumas balas de cortesia no quarto. O Ibis Styles é uma versão mais econômica do hotel Ibis e por tem a qualidade do grupo Accor mas numa versão mais econômica.

 onde se hospedar em st malo Hôtel ibis Styles Saint Malo Centre Historique

 

O banheiro também era pequeno mas como passei apenas uma noite e o preço foi bem barato eu não tenho do que reclamar. O café da manhã foi muito bom com pães, croissant, sucos, cereais etc.

O hotel fica extremamente bem localizado na parte histórica de St Malo, dentro dos muros da cidade e perto de um dos principais portões, absolutamente perto de tudo turístico.

 onde se hospedar em st malo Hôtel ibis Styles Saint Malo Centre Historique

 

A internet era grátis e disponível em todo o hotel, os recepcionistas eram bem simpáticos e até nos deu dicas sobre os melhores lugares para comer na cidade. Apesar de ser um hotel simples eu fiquei satisfeita porquê teve uma boa relação custo-benefício, é o tipo de hotel barato, sem frescuras e que atende as necessidades básicas de um viajante.

Pontos positivos :

  • Preço
  • Localização
  • Café da manhã

Pontos negativos :

  • Quarto pequeno

Procurando hotel em Saint Malo?

Outras cidades na região

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.