Site icon No Mundo da Paula

Bretanha : 5 Cidades para Conhecer.

bretanha

A Bretanha, está longe de ser a região mais conhecida da França, muita gente conhece apenas o Monte Saint-Michel, que apesar de muito próximo, já fica na Normandia e não na Bretanha.

A região é a parte mais ocidental da França, com tradição marinha, boa comida e fama de ser uma região chuvosa. A Bretanha ainda não é muito conhecida dos brasileiros, mas tem um grande potencial, com cidades bonitas e um povo muito acolhedor.

Sabe uma coisa que você conhece da Bretanha e talvez não saiba? Crepe! Crepe é a comida típica bretã mais conhecida que existe, e para acompanhar eles tomam sidra.

Uma curiosidade : Crepes como conhecemos, com a massa clara, é sempre doce, e se come na sobremesa, o salgado e para a refeição, é chamado de galette e é feito com um trigo mais escuro, chamado de trigo mourisco e por isso ele tem a cor mais escura também.

Se você for curioso, vai se perguntar se a região da Bretanha na França tem algo a ver com a Grã-Bretanha, e a resposta é sim! A Bretanha é uma das regiões celtas, justamente com várias outras regiões da Grã-Bretanha, lá se fala o bretão, uma língua regional que ainda é ensinado em algumas escolas, e você vai notar que a maioria das placas de trânsito estão nas duas línguas : francês e bretão!

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

A cultura também tem alguns aspectos celtas, foi em Brest que descobri que a gaita-de-foles escocesa também é muito comum aqui, e faz parte das tradições bretãs, a chamada cornemuse, além de outras tradições celtas que são comuns na Grã-Bretanha.

5 cidades para conhecer na Bretanha

Saint Malo

Saint Malo é uma cidade bastante turística e com uma forte tradição corsária. Foi de Saint-Malo que Jacques Cartier partiu para conquistar o Canadá, e a Bretanha em geral tem uma tradição grande de navegação e pesca por conta do grande litoral.

A parte turística fica toda dentro dos muros fortificados, aliás subir e andar nos muros é uma das melhores maneiras de ver a cidade. Tem catedrais, torres, e muitos lugares para conhecer ao longo do muro, dá para ficar várias horas lá em cima admirando o mar também, que aliás é lindo!

Se você for a Saint-Malo, aproveite para conhecer um pouco da gastronomia da região, eu adoro os biscoitos amanteigados, os chamados pallets bretons, outra coisa bem típica da região é o caramelo salgado, que é encontrado em várias lojas em Saint-Malo, se você ainda não conhece, pode ser uma boa oportunidade.

Rennes

A maior cidade da Bretanha, Rennes é conhecida por ser uma animada cidade de estudantes, cheia de bares e com uma noite mais agitada. Apesar de não ser bem turista, tem bastante coisa para se fazer em dois dias na cidade.

 

O centro histórico de Rennes é uma fofura, com casinhas medievais de einxamel, eu não esperava ver um centro tão bonito, principalmente porquê achava que não havia esse tipo de construção na Bretanha e vejo que mesmo em cidades de maior porte como Rennes, a gente sempre encontra cantinhos bonitos.

Rennes também é a cidade-base ideal para montar um roteiro na Bretanha, por ela ser a cidade com mais opções de transportes para as demais. Também é uma das cidades da Bretanha mais fácil de chegar, porquê há trens rápidos que ligam Paris a Rennes em apenas duas horas.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

Brest

Uma cidade de médio porte, que também dá para ser visitada em um dia, tem um centro histórico bonitinho voltado para o mar, mas a grande atração é mesmo o Castelo de Brest, que é uma das coisas mais antigas da cidade, uma parte da muralha que ainda está de pé foi construído no século III.

Hoje o castelo foi transformado em Museu da Marinha, e tem uma das melhores vistas da cidade. O bilhete custa 6€, e o museu tem muitas atividades para as crianças. o único porém é que por ser num imóvel bem antigo, ele não é acessível para pessoas com dificuldade de locomoção.

Brest é outra cidade com um porto importante, então muita coisa vai funcionar em torno do porto da cidade, e há uma infinidade de passeios de barco para fazer, seja em Brest mesmo, pelas praias da cidade ou indo para ilhas bretãs.

Dinan 

Foi uma das surpresas da viagem! Eu nunca tinha ouvido falar dessa cidade, até que li um folheto falando sobre as coisas para conhecer nos arredores de Dinard e vi o quanto a cidade era bonita e tinha ares medievais, foi o suficiente para querer conhecer.

Se você tiver em Saint Malo ou em Dinard, pode fazer um passeio bate e volta até lá, passar o dia vendo as casinhas medievais, visitando as igrejas e retornando no final da tarde. As ruelas da cidade são muito charmosas, e dá vontade de sair fotografando tudo!

Apesar de pequena e pouco conhecida, achei Dinan relativamente cheia, mas a maioria dos turistas pelo que percebi, era gente da região que veio só passar o dia, e que depois volta para casa. Se você quiser conhecer a cidade, precisa alugar um carro, já que os trens são raros em Dinan, e não ligam todas as cidades da região.

Dinard

Quase na frente de Saint-malo, fica Dinard, uma cidade quase sempre fora da rota dos turistas, mas que vale a pena passar pelo menos algumas horas, já que ela fica tão perto de Saint-Malo, porquê não?

Dinard não tem grandes atrações, mas tem uma praia bonita, e é uma cidade um pouco mais real, onde a gente consegue ver e se relacionar com os locais mais facilmente que em Saint-Malo, e foi isso que aproveitei para fazer, ir na creperia da esquina, conhecer a feirinha local, andar pela praia sem maiores preocupações, aliás da praia a gente já vê Saint Malo, que fica bem na frente de Dinard, e dá até para ir a pé.

Uma coisa que me surpreendeu em Dinard, foi a quantidade de mansões nos rochedos com vista para a praia, muito diferente de outras cidades bretãs. A cidade é bem tranquila, sem muito fluxo de turistas e com os preços levemente mais baixos que algumas cidades da região.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile