Rennes : O que Visitar e Fazer

rennes

Rennes é a maior cidade da região da Bretanha na França, uma cidade universitária e por isso mesmo lotada de jovens e de bares. Apesar do seu centro muito charmoso e lotada de casinhas medievais, Rennes está longe de ser uma cidade conhecida pelos turistas, ela é mais uma cidade base para quem pensa em ir para o Monte Saint-Michel. Cidade jovem e cheia de construções medieval e resquícios romanos, Rennes me surpreendeu.

rennes

A cidade de Rennes foi fundada durante a época Galo-Romana mas foi na Idade Média que ela se desenvolveu e chegou ao seu ápice, sendo a capital do Ducado da Bretanha que se separou da França e possuía governo próprio.

Apesar de muita gente ver o Castelo dos Duques da Bretanha em Nantes, foi em Rennes que eles viveram durante a maior parte do tempo em que o Ducado da Bretanha foi independente.

O que fazer em Rennes e o que visitar

rennes

Catedral de Rennes

A catedral de São Pedro de Rennes é a catedral mais importante da cidade, ela também é sede do bispado da cidade. A catedral atual, de estilo romano data do século 19, mas foi construída para substituir uma igreja antiga que já existia no século 6 e aparentemente mesmo antes disso o lugar já era destinado a cultos religiosos.

rennes

Porte Mordelaise

Uma das antigas entradas da cidade é essa aí chamada de Porte Mordelaise que data do século 3 e era a principal entrada da antiga cidade fortificada, na parte de trás é possível encontrar ruínas que datam da época dos romanos, são fundações de antigos imóveis.

O nome Porte Mordelaise vem da cidade de Mordellles que era logo após essa cidade, hoje em dia a porta fica bem no centro de Rennes e o que era Mordelles hoje é mais uma parte do centro, e a cidade de Mordelles hoje fica na região metropolitana de Rennes.

rennes

Rennes é uma das grandes cidades universitárias da França, no caso de Rennes há estudantes de toda a região da Bretanha e mesmo de outras regiões da França que vai estudar lá e por isso mesmo a cidade é bem jovem e festiva, a quantidade de bares e gente jovem na rua é impressionante.

Um lugar que achei bacana foi a Place Rallier du Baty com seus diversos bares, restaurantes e as casas de einxamel que são uma marca registrada do centro de Rennes.

Leia também : Onde comprar cosméticos na França

rennes

Eu jamais imaginaria encontrar tantas casas de einxamel na Bretanha, eu até então só tinha ido a região uma vez e só conhecia Brest que é completamente diferente, bem voltada para o mar.

Engraçado que nos anos que morei na França a imagem de casas de einxamel para mim remetia mais a Alsácia e região, com várias casinhas assim como a gente vê em Colmar, Estrasburgo e Mulhouse, além dos pequenos vilarejos da Alsácia.

Praticamente todo o centro antigo da cidade tem essas casinhas, e deveria ter bem mais porquê o incêndio de 1720 destruiu muita coisa, imagine a soma de um incêndio de quase uma semana com casas de madeira?

rennes

Prefeitura de Rennes

Na praça central de Rennes e de frente para a ópera, fica a prefeitura da cidade com seu prédio que foi construído após o grande incêndio de Rennes em 1720. A prefeitura fica aberta e no interior possui alguns salões interessantes a visitar com quadros e arquivos antigos da cidade, no entanto é quase impossível aceder a esses lugares aos sábados porquê geralmente há casamentos e o acesso fica restrito.

Compras em Rennes

Para quem se interessa por compras, é próximo da prefeitura que encontramos as principais ruas comerciais de Rennes como Rue le Bastard, Rue d’Orléans, Rue des Estrées…nessas ruas tem várias lojas de roupas e sapatos como H&M, Pinkie, Zara, André etc..

rennes

Palais de Saint-George

O Palácio de São Jorge originalmente era uma abadia dedicada ao santo de mesmo nome, a fachada é linda e faz um contraste com as casas de madeira do centro da cidade. Há alguns anos existe um projeto de venda do palácio para que seja construído um grande hotel e até agora parece que ainda não decidiram se conservam o palácio ou se deixam uma rede de hotéis se instalar lá.

O Palácio de São Jorge fica no centro, já na parte leste e eu fui mesmo por acaso, tem um jardim bem bonito (eu fui na primavera) e eu aproveitei para descansar no jardim enquanto apreciava a natureza.

rennes

Como chegar em Rennes

Rennes fica a pouco mais de 2h de trem saindo de Paris mas é uma viagem um tanto cansativa para fazer um bate e volta. Dois dias na cidade é o ideal mas se você estiver na região da Bretanha ou visitando o Monte Saint-Michel pode escolher Rennes como base ou mesmo fazer um passeio bate e volta.

Cidades perto de Rennes na França

Para quem vai ficar por um período maior na cidade, vale a pena ir até Nantes que fica a pouco mais de 1h de trem de Rennes. Nantes é a sexta maior cidade da França e dá para conhecer em um final de semana. Outra opção é  conhecer cidades menores da Bretanha como St Malo, Vannes, Dinan e Quimper.

 onde se hospedar em rennes

Onde se hospedar em Rennes

Em Rennes ficamos hospedados no Ibis Styles Rennes Centre Gare Nord que além de ter um preço bom, ficava exatamente de frente para a principal estação de trens de Rennes, muito fácil para quem chega a cidade de trem.

Fiz a reserva pelo Bookinge mais uma vez o booking tinha os menores preços para o hotel, e cancelamento grátis. No ato da reserva, já mandamos uma mensagem para reservar o estacionamento que fica atrás do hotel e custa 13 euros por dia.

 onde se hospedar em rennes

Banheiro

O banheiro era um tanto pequeno, achei a pia minúscula mas me atendeu super bem. O chuveiro foi o que achei melhor no banheiro, não era um chuveiro qualquer mas sim um chuveiro de hidromassagem! O chuveiro tinha jatos em 3 alturas diferentes e fazia uma massagem relaxante durante o banho, eu que sai e passei o dia todo andando em Rennes adorei chegar no hotel e tomar banho nele, foi bem relaxante.

O banheiro possuía ainda secador que apesar de não ser profissional, secava bem e não era fraco como aqueles secadores de viagem.

 onde se hospedar em rennes

Quarto do hotel

O quarto possuía um pequeno armário, cofre e televisão com vários canais estrangeiros, não lembro exatamente quanto canais mas tinha canais em inglês e em espanhol. O wifi era gratuito e funcionava muito bem em todas as partes do hotel, usei na sala perto da recepção, no quarto no salão do café da manhã sem problemas.

 onde se hospedar em rennes

O Ibis Styles Rennes é um hotel de 3 estrelas e possui um bar e algumas opções de comidinhas, nada que você possa jantar mas tinha algumas opções de sopa e sanduíches quando estive lá. Para quem viaja com crianças, existe um serviço de babá mediante reserva e com custo para quem quer dar uma escapadinha em Rennes e deixar as crianças no hotel, assim como quartos conectados.

Como amenidades tinha apenas algumas balinhas e uma garrafa de água, senti falta de um frigobar no quarto.

 onde se hospedar em rennes

O café da manhã não tinha uma enorme variedade mas respondeu as minhas expectativas : pão, croissant, pain au chocolat, mel, nutella, geleias, manteiga, cereais de vários tipos, sucos e algumas frutas

Pontos fortes :

  • Bom café da manhã
  • Wifi veloz
  • Excelente localização.
  • Chuveiro de hidromassagem

Pontos fracos :

  • Falta de um frigobar
  • Pia pequena

Eu gostei de ter me hospedado lá e voltaria se fosse novamente a Rennes, achei o preço em conta em se tratando da França e de um hotel 3 estrelas.



Booking.com

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.