Site icon No Mundo da Paula

Os Japoneses são Racistas? Como é Viajar para o Japão sendo Negra

os japoneses são racistas

Antes de ir ao Japão, eu já tinha ouvido falar N vezes que os japoneses são racistas, a minha pouca experiência e contato com japoneses (do Japão e não brasileiros descendentes!) foi muito boa, mas sabe como é, né? Sempre tem alguém que “ouviu falar que os japoneses são racistas e..”. Apesar de ter a cabeça aberta e saber que a maioria das coisas não são exatamente como as pessoas dizem, e que ainda há muito clichê sobre determinados países, alguns momentos eu fiquei um pouco apreensiva.

Vejo muita gente em fóruns da internet preocupada com o assunto, a minha experiência de morar fora me mostrou que poucos lugares são tão racistas quanto o Brasil, sim, o Brasil! Talvez se você for branco e de classe média, você não ache o Brasil racista, mas pergunte a uma pessoa pobre e negra para saber o que ela pensa. E foi com o pensamento que “não poderia ser mais racista que o Brasil” que eu embarquei para o Japão.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA ÁSIA

O Segura Viagem é essencial para qualquer destino. Qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

O Japão é um dos países mais homogêneos que existem, e é o pais mais homogêneo que já visitei, onde mais de 95% da população e composta de japoneses, só para vocês terem um parâmetro de comparação, quase 40% da população de Londres nasceu fora do Reino Unido!

Eu, como negra e viajante já passei por algumas situações um pouco difíceis, mas nenhuma de racismo aberto ( sofri sim, depois de escrever esse post em Helsinque) o que acontece comigo quando vou em algum pais da Europa Central ou do Leste, e que pode acontecer das pessoas me olharem com uma certa insistência, mais ou menos como acontece com os estrangeiros no Brasil, sabe? Nada demais, apenas um olhar de curiosidade já que 99% das vezes eu sou a unica negra por ali.

Eu até entendo os olhares de curiosidade, alguns países europeus viveram sob uma cortina de ferro e durante anos foram bem fechados, apesar disso ter acabado, a imigração nesses países ainda e baixíssima e e bem raro ver negros por lá.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

Como já falei, a sociedade japonesa é uma das sociedades com menos estrangeiros no mundo, e por isso mesmo achei que por ser tao diferente, eu acabaria passando por situações embaraçosas ou me sentiria constrangida, mas para a minha surpresa, a minha estadia no Japão foi muito mais simples do que eu imaginava.

No Japão, olhar para as pessoas e atardar o olhar sobre essa pessoa é considerado rude, então em nenhum momento me senti observada, ou ví pessoas olhando para mim pelo fato de ser diferente, japoneses são extremamente tímidos e jamais vão encarar uma pessoa.

Em quase três semanas em Tóquio, eu não senti nenhuma hostilidade, nenhum olhar diferente por eu ser negra, para falar a verdade eu senti que a cor da minha pele era muito menos notada que no Brasil por exemplo. Claro que eu continuava me sentindo diferente, mas em nenhum momento isso foi motivo de problema, ou senti os japoneses me tratarem diferente por causa disso.
A única dificuldade que eu senti lá, além de me comunicar foi comprar maquiagem, o que é bem compreensível! Tinha esquecido meu corretivo, e achar um corretivo escuro para mim foi tarefa quase impossível (encontrei na Mac!) já que eles apenas vendem cores claras.
Minha estadia no Japão não foi das mais tranquilas, já que cheguei um dia depois do esperado e sem mala (obrigada Air China! ) além de ter dificuldades em me adaptar ao fuso, mas não tive absolutamente nenhum problema de preconceito ou coisa que o valha, foi uma viagem muito tranquila nesse aspecto.

Outros posts sobre viajar sendo negro

 



Booking.com

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile