O Museu Marítimo Nacional fica em Greenwich, dentro do parque de Greenwich para ser exata, e apesar de não ser um museu enorme e super conhecido como é o caso do British Museum, ele se tornou um dos meus favoritos aqui em Londres por falar sobre navegação, e mostrar mapas que é algo que eu adoro.
Quem fala de mar e navegação, fala também de exploração e colonização, e o mar foi o caminho do Império Britânico que chegou a ser o maior do mundo, onde 1/3 das terras existentes pertenciam a rainha.
Ele é o maior museu dedicado a esse assunto, com coleções que inclui desde réplicas de famosos navios da esquadra britânica, a mapas, bússolas, quadros e muitas coisas que foram descobertas graças a navegação, em alguns pontos me fez lembrar o Museum of London Docklands por ter essa ligação marítima e com a colonização.
Quem é bom de Geografia sabe que também é em Greenwich que passa o meridiano de mesmo nome, além de ser também o nome do observatório astronômico de mesmo nome, como astronomia e navegação estão ligados, decidiram colocar o museu no mesmo complexo.
São dois andares com muita informação, e o prédio em si é bem bonito também, aliás dá para passar um dia inteiro em Greenwich e além do Museu marítimo Nacional tem também outros museus, o parque e o bairro que é bem fofinho, e tem muita coisa para fazer lá.
São mais de dois milhões de itens na coleção do Museu Marítimo Nacional, claro que nem tudo está exposto, mas a gente pode encontrar tudo que tem a ver com navegação e tudo relacionado ao tema. Uma coisa curiosa é que esse museu só perde para o National Portrait Gallery em quantidade de retratos pintados, tem uma categoria só de gente importante nesse ramo.
Tem também uma sala com as miniaturas de embarcações famosas, e essa parte me lembrou mesmo muito o Museum of Docklands, porquê além das miniaturas de guerra também havia miniaturas de navios negreiros e de navios que saíam do porto de Londres para fazer a Rota do Chá.
Uma das principais peças expostas lá é o uniforme que o Almirante Nelson vestiu durante a sua última batalha, a famosa batalha de Trafalgar. Para vocês terem uma ideia, o Almirante Nelson é uma das figuras militar mais conhecidas do Reino Unido. Para quem não sabe, o Almirante Nelson é aquele que está na estátua em Trafalgar Square, e foi o responsável por muitas vitórias do Império Britânico.
Claro que no museu tem outros uniformes, e eles explicam um pouco sobre as patentes da Marinha, e tem outras peças, também há exposições temporárias (geralmente pagas) e nem só peças britânicas tem, tem também peças de outros países que participaram da Segunda Guerra.
Informações práticas sobre o Museu Marítimo Nacional :
O museu fica no complexo dentro do Greenwich Park.
Horário de funcionamento : Aberto todos os dias, das 10h as 17h.
Entrada grátis.
Para quem se interessa por visitas com mais detalhes, há a possibilidade de uma visita guiada paga.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.