Mercadão de São Paulo
“Um chopps e dois pastel!” Essa é a frase que me vem na cabeça quando eu penso em São Paulo, e mais especificamente no mercado municipal de São Paulo que eu não sabia mas é muito mais conhecido pelo simples nome de mercadão.
Apesar de ser um mercado municipal, o mercadão é também um point turístico para turistas de todo o Brasil e do mundo inteiro que vão ao mercadão procurar produtos de qualidade e experiências gastronômicas.
O bonito prédio do mercado que foi construído pelo mesmo arquiteto do teatro municipal foi inaugurado em 1933 e apesar de ter passado por anos de muita decadência, continua firme e forte e depois da sua última reforma em 2004, o prédio ficou ainda mais bonito e atrai cada dia mais visitantes.
A beleza e a variedade das frutas chamam a atenção, algumas são tão perfeitas que parecem serem de plástico e a variedade vai das bananas de todos os tipos até a fruta do dragão que descobri que eles chamam de pitaya por aqui.
Está em dúvida se leva alguma fruta? Os vendedores são muito simpáticos e oferecem pedaços de frutas para você provar, foi assim que pude descobrir a diferença de sabor entre a pitaya branca e a vermelha que até então eu nunca tinha provado.
Outra parte que me encheu os olhos foi a parte dos frios, muito salame, mortadela, linguiça, presunto serrano e queijos, tinha uma grande variedade de queijos que ia do queijo mineiro até queijos franceses, e aqui mais uma vez é possível experimentar alguns pedaços de queijos em algumas barracas.
Outro corredor que gostei foi das especiarias e o das castanhas, na parte de especiarias tem temperos bem comuns como pimenta do reino até outros como o curry e alguns que não faço idéia de como se chama, os vendedores são bem atenciosos e explicam tudo sobre o tempero, e de qual usar com qual tipo de carne.
Já a parte das castanhas e afins dá para combinar com uma paradinha no bar, compre amendoins, castanhas e pistache e saia para petiscar num bar acompanhado de uma boa cerveja.
O famoso sanduíche de mortadela
Na parte de cima existe um mezanino com vários restaurantes e foi lá que eu e um grupo de blogueiros fomos experimentar o pastel e o famoso sanduíche de mortadela que nesse caso era quase 400g de mortadela compactado num pão francês praticamente sem miolo para poder colocar a mortadela lá dentro.
Existe uma variação de preço entre o sanduíche de mortadela que na parte de baixo do mercado custa uma média de R$ 14 nas lanchonetes e na parte de cima onde fica os restaurantes é um pouco mais caro, esse aqui custou R$ 25. Outra comida a ser experimentada é o pastel de bacalhau que é outro clássico do mercado municipal.
Leia também : Comidas típicas de São Paulo
Como chegar até o Mercado Municipal de São Paulo :
Eu fui de metrô e desci na estação São Bento, de lá é só pegar a saída Ladeira do Porto Geral e descer atravessando um pedaço da famosa rua 25 de março, de lá basta perguntar a qualquer pessoa que é bem perto, o mercado municipal de São Paulo fica no número 306 da rua da Cantareira.
Ele funciona todos os dias, das 6h até as 18h mas ouvi dizer que é lotado durante os finais de semana, eu fui durante a semana e achei bem tranquilo, cheguei um pouco depois das 10h e consegui passear nos corredores e depois encontrar uma mesa sem maiores problemas.
Procurando hotel em São Paulo?
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Show de bola esse mercado e principalmente esse pão com mortadela. Tem de ser “forte” para comer inteiro. Além disso delicioso! Parabéns pelo post! Abração!!!!