Comidas Típicas de São Paulo

comidas típicas de são paulo

Comidas típicas de São Paulo

Turismo também passa pelo estômago, é provando iguarias locais e comendo em lugares conhecidos de uma cidade, que a gente aprende sobre ela. Nos últimos anos, estive em São Paulo para uma feira de turismo, e sempre aproveito para visitar um pouco da cidade e dos seus sabores no tempo livre.

São Paulo tem uma vida de boteco agitada, e muita das comidas típicas de São Paulo que vou falar aqui são desses lugares, ou de lugares bastante simples. Se não puder experimentar todas elas de uma vez, experimente pelo menos uma, escolha aquela que mais te atrai ou que fique mais próxima de onde você estiver.

Quais são as comidas típicas de São Paulo?

Eu tomei a liberdade de chamar de “comidas típicas de São Paulo” algumas comidas que faz a gente imediatamente pensar na cidade. As comidas típicas de São Paulo aqui não são necessariamente comidas que foram criadas em São Paulo, mas comidas que tem uma forte ligação com a cidade.

Sanduíche de mortadela do Mercadão

Acho que é a comida mais icônica de São Paulo! Acho que todo mundo já ouviu falar do sanduíche de mortadela do Mercadão. É um sanduíche gigantesco, feito no pão francês e com pelo menos 300g de mortadela como recheio! Quase impossível de terminar!

Ele é um dos símbolos do Mercadão. Na parte dos bares e restaurantes tem vários lugares vendendo. Já provei o do Bar do Mané que diz ser o primeiro a vender, e o do Mortadela Brasil. O Mortadela Brasil fica no mezanino do mercado, numa parte com outros bares e restaurantes, bem bacana.

Uma dica : evite ir durante os finais de semana! Como o sanduíche de mortadela é bem famoso, costuma ter fila grande. Eu fui durante a semana e achei bem mais tranquilo, pude comer tranquilamente com os amigos, sem muita demora.

Coxinha do Veloso

Demorou alguns anos até eu conseguir ir no Veloso! Todo ano surgia um imprevisto, mas esse ano saiu! Eu tinha acabado de publicar um post sobre as melhores coxinhas de Salvador, quando decidi que não poderia deixar de ir ao Veloso esse ano.

A coxinha do Veloso é simplesmente a melhor coxinha que já comi! Eu não sei nem explicar direito de tão boa que ela é! O recheio é super cremoso e parece que derrete na boca.  A porção de 6 coxinhas com catupiry custa R$ 33 e a unidade sai por R$6.

O Bar do Veloso tem poucas mesas, tem que chegar cedo para conseguir lugar lá. O bar ainda possui outras comidinhas e até comida de verdade, mas o carro chefe mesmo são as coxinhas cremosas.

comidas típicas de são paulo

Sanduíche de pernil do Estadão

Esse outro ícone das comidas paulistanas eu só conheci na minha última viagem. Na véspera já de voltar para casa, o Guilherme do Guia Negro me levou para conhecer uns barzinhos no centro de São Paulo. Ele tinha me falado de um sanduiche de pernil famoso, e depois de me fazer um pequeno tour, terminamos no famoso Estadão Lanches.

Imaginem uma lanchonete gigante, cheia de gente e que funciona 24h por dia! Gente por todo lado tentando achar uma mesa onde sentar! Claro que terminamos comendo no balcão, dois sanduíches para três e foi mais do que o suficiente. Comer o sanduíche de pernil do Estadão no balcão era como uma espécie de batismo de comidas de rua de São Paulo.

Eu sempre achei engraçado que em São Paulo ainda tem muitas lanchonetes tradicionais assim, daquelas com rede de laranja penduradas e as frutas à mostra para a gente pedir aquela vitamina. Em Salvador se vê cada dia menos essas lanchonetes, uma pena!

Pastel de feira com caldo de cana

Outro clássico das comidinhas paulistanas! Quem não gosta da combinação de pastel com caldo de cana? Em São Paulo, tem dois que eu sempre voto para comer : O da Liberdade, e o do Mercadão. Eu sempre escolho algum clássico como o pastel de carne, queijo ou bacalhau, e o caldo de cana com gotinhas de limão para ficar perfeito.

“Um chopps e dois pastel” é o refrão de uma música com a cara de São Paulo. Mesmo ganhando popularidade em todo o país, o pastel é uma das comidas típicas de São Paulo, foi criado e reinventado na cidade.

Muita gente acha que o pastel é chinês, mas não é exatamente assim. O pastel em si, não é um prato da China. O que aconteceu é que imigrantes chineses na tentativa de adaptar a receita do rolinho de primavera e de outras comidas chinesas com os ingredientes que tinham no Brasil.

onde comer em istambul

Comida árabe

Eu adoro comida árabe! Toda vez que vou num país cuja comida tem influência árabe, eu me esbaldo. São Paulo é uma cidade que a cada esquina praticamente a gente consegue comer comida árabe. Toda barraquinha tem quibe e esfiha., e terminou se tornando uma das comidas típicas de São Paulo.

Claro que tem comida árabe em outras cidades do Brasil, mas em São Paulo tem bem mais. Muitos imigrantes sírios e libaneses se radicaram por lá, e abriram negócios para vender as iguarias do seu país natal.

cheiro de pizza salvador

Pizza

Sim, eu sei bem que pizza é comida italiana, mas também é uma daquelas comidas que são a cara de São Paulo, graças aos muitos imigrantes italianos que chegaram em São Paulo e que abriram inúmeras cantinas principalmente em bairros como Bixiga e Mooca.

São Paulo é a cidade que mais consome pizza no mundo, acho que mesmo não sendo originária daqui, não tem como negar que pizza é uma das comidas típicas de São Paulo, não é mesmo?

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.