5 Comidas Típicas de São Paulo

5 Comidas Típicas de São Paulo

comidas típicas de são paulo

Turismo também passa pelo estômago, é provando iguarias locais e comendo em lugares conhecidos de uma cidade, que a gente aprende sobre ela. Nos últimos anos, estive em São Paulo para uma feira de turismo, e sempre aproveito para visitar um pouco da cidade e dos seus sabores no tempo livre.

São Paulo tem uma vida de boteco agitada, e muita das comidas típicas de São Paulo que vou falar aqui são desses lugares, ou de lugares bastante simples. Se não puder experimentar todas elas de uma vez, experimente pelo menos uma, escolha aquela que mais te atrai ou que fique mais próxima de onde você estiver.

Quais são as comidas típicas de São Paulo?

Eu tomei a liberdade de chamar de “comidas típicas de São Paulo” algumas comidas que faz a gente imediatamente pensar na cidade. As comidas típicas de São Paulo aqui não são necessariamente comidas que foram criadas em São Paulo, mas comidas que tem uma forte ligação com a cidade.

Sanduíche de mortadela do Mercadão

Acho que é a comida mais icônica de São Paulo! Acho que todo mundo já ouviu falar do sanduíche de mortadela do Mercadão. É um sanduíche gigantesco, feito no pão francês e com pelo menos 300g de mortadela como recheio! Quase impossível de terminar!

Ele é um dos símbolos do Mercadão. Na parte dos bares e restaurantes tem vários lugares vendendo. Já provei o do Bar do Mané que diz ser o primeiro a vender, e o do Mortadela Brasil. O Mortadela Brasil fica no mezanino do mercado, numa parte com outros bares e restaurantes, bem bacana.

Uma dica : evite ir durante os finais de semana! Como o sanduíche de mortadela é bem famoso, costuma ter fila grande. Eu fui durante a semana e achei bem mais tranquilo, pude comer tranquilamente com os amigos, sem muita demora.

Coxinha do Veloso

Demorou alguns anos até eu conseguir ir no Veloso! Todo ano surgia um imprevisto, mas esse ano saiu! Eu tinha acabado de publicar um post sobre as melhores coxinhas de Salvador, quando decidi que não poderia deixar de ir ao Veloso esse ano.

A coxinha do Veloso é simplesmente a melhor coxinha que já comi! Eu não sei nem explicar direito de tão boa que ela é! O recheio é super cremoso e parece que derrete na boca.  A porção de 6 coxinhas com catupiry custa R$ 33 e a unidade sai por R$6.

O Bar do Veloso tem poucas mesas, tem que chegar cedo para conseguir lugar lá. O bar ainda possui outras comidinhas e até comida de verdade, mas o carro chefe mesmo são as coxinhas cremosas.

comidas típicas de são paulo

Sanduíche de pernil do Estadão

Esse outro ícone das comidas paulistanas eu só conheci na minha última viagem. Na véspera já de voltar para casa, o Guilherme do blog Dias pela Estrada me levou para conhecer uns barzinhos no centro de São Paulo. Ele tinha me falado de um sanduiche de pernil famoso, e depois de me fazer um pequeno tour, terminamos no famoso Estadão Lanches.

Imaginem uma lanchonete gigante, cheia de gente e que funciona 24h por dia! Gente por todo lado tentando achar uma mesa onde sentar! Claro que terminamos comendo no balcão, dois sanduíches para três e foi mais do que o suficiente. Comer o sanduíche de pernil do Estadão no balcão era como uma espécie de batismo de comidas de rua de São Paulo.

Eu sempre achei engraçado que em São Paulo ainda tem muitas lanchonetes tradicionais assim, daquelas com rede de laranja penduradas e as frutas à mostra para a gente pedir aquela vitamina. Em Salvador se vê cada dia menos essas lanchonetes, uma pena!

Pastel de feira com caldo de cana

Outro clássico das comidinhas paulistanas! Quem não gosta da combinação de pastel com caldo de cana? Em São Paulo, tem dois que eu sempre voto para comer : O da Liberdade, e o do Mercadão. Eu sempre escolho algum clássico como o pastel de carne, queijo ou bacalhau, e o caldo de cana com gotinhas de limão para ficar perfeito.

“Um chopps e dois pastel” é o refrão de uma música com a cara de São Paulo. Mesmo ganhando popularidade em todo o país, o pastel é uma das comidas típicas de São Paulo, foi criado e reinventado na cidade.

Muita gente acha que o pastel é chinês, mas não é exatamente assim. O pastel em si, não é um prato da China. O que aconteceu é que imigrantes chineses na tentativa de adaptar a receita do rolinho de primavera e de outras comidas chinesas com os ingredientes que tinham no Brasil.

onde comer em istambul

Comida árabe

Eu adoro comida árabe! Toda vez que vou num país cuja comida tem influência árabe, eu me esbaldo. São Paulo é uma cidade que a cada esquina praticamente a gente consegue comer comida árabe. Toda barraquinha tem quibe e esfiha., e terminou se tornando uma das comidas típicas de São Paulo.

Claro que tem comida árabe em outras cidades do Brasil, mas em São Paulo tem bem mais. Muitos imigrantes sírios e libaneses se radicaram por lá, e abriram negócios para vender as iguarias do seu país natal.

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais em Américas, Brasil, Comidas e Bebidas, São Paulo, São Paulo, Slides
candeal
Candeal : O Bairro da Timbalada

o que fazer em taipei
O que Fazer em Taipei e o que Visitar

Fechar