Ilha de Maré : Paraíso Perto de Salvador

praias neves

Pouca gente conhece a Ilha de Maré, quando se pensa em ilha perto de Salvador, as pessoas são unânimes em falar sobre a Ilha de Itaparica que é a maior e mais conhecida ilha da Baía de Todos os Santos.

O que pouca gente sabe é que a Baía de Todos os Santos é a segunda maior baía do mundo, e tem 56 ilhas, mas poucas são exploradas ou mesmo habitadas.

De alguns anos para cá a Ilha dos Frades começou a ser mais conhecida do grande público, mas é a Ilha de Maré que fica mais perto de Salvador e mesmo assim é pouco divulgada.

Fazia algum tempo que eu estava com vontade de conhecer algumas partes de Salvador e arredores que são menos explorados.

ilha de maré

Eu já tinha decidido que esse ano não voltaria de Salvador sem conhecer a Ilha de Maré, e depois de ver a foto de meu irmão passeando por lá, deu ainda mais vontade : praias vazias, tranquilidade, e um mar que varia do cristalino ao azul profundo, tudo isso muito perto de Salvador.

praia das neves

Justamente por ser um lugar fora da rota turística, a Ilha de Maré continua um lugar pacato e pouco explorado pelos turistas, sabe aquele lugar onde o tempo parece não passar? Esse lugar é a Ilha de Maré! Areia clara, coqueirais, manguezais e outras árvores misturadas a mata.

Por ser um lugar tranquilo é que não há tantas opções de bares e restaurantes em algumas praias da ilha. Eu fui no feriado da Semana Santa e estava tudo bem tranquilo e alguns bares estavam fechado.

Me recomendaram levar comida mas eu resolvi arriscar e apesar de difícil encontrei um lugar para comer por lá.

Se você for durante a semana, dificilmente vai encontrar algum lugar para comer, muitos lugares fecham e os poucos lugares existentes são bem simples.

Eu consegui almoçar porquê sai perguntando as pessoas onde podia comer uma moqueca, e me indicaram a casa de uma senhora que tinha umas mesas na varanda, e me fez uma moqueca deliciosa que custava metade do que me custaria em Salvador.

ilha de maré

Praias na Ilha de Maré

A Ilha de Maré tem diversas praias, Praia Grande é a maior e mais desenvolvida delas, há várias outras praias menores e pouco conhecidas e eu destaco Santana e Botelho, que é a praia que eu fui.

A praia de Botelho mais parece uma pequena vila com umas duas ruas e pequenos bares e restaurantes que funcionam na casa das pessoas, tudo muito simples e rústico. Não há carros na ilha, e não há transporte entre as praias, então é bom se programar antes e saber para qual praia ir.

ilha de maré

Eu fui no finalzinho da manhã e voltei de tarde, fui só passear e não cheguei a tomar banho. Para quem vai tomar banho é bom dar uma olhada nos horários da maré porquê com a maré baixa, a praia fica “longe” ou seja, é necessário andar muito até chegar num ponto que a água esteja funda o bastante para tomar banho.

Outra praia extremamente popular na Ilha de Maré é a Praia das Neves, uma praia de águas cristalinas e um pouco mais movimentada que as outras. Digo pouco porquê mesmo sendo mais movimentada, ainda é uma praia quase vazia.

ilha de maré

Para quem gosta de praia com muita infra-estrutura, a Ilha de Maré não é o ideal, não há barracas de praia, chuveiro e nem coisa do tipo por lá, só uma faixa de areia e alguns bares/restaurantes bem simples, a maioria são mantidos por famílias de pescadores da ilha.

Se você quiser curtir a praia, leve sua cadeira e guarda-sol e apetrechos para a praia, muita gente também leva caixa térmica com bebida e comida, já que nem sempre as coisas funcionam lá, se você for durante a semana por exemplo, acho ainda mais difícil de achar um lugar para almoçar.

barco praia das neves

Eu adorei conhecer a Ilha de Maré, apesar da proximidade com Salvador, ela ainda é pouco conhecida. A ilha fica praticamente na frente do Porto de Aratu e a 20 minutos da famosa praia de Inema que é a praia particular dos presidentes do Brasil, e por isso mesmo fechada ao público.

ilha de maré

Como chegar na Ilha de Maré

Carros não circulam na ilha, então se você for de carro, precisa estacionar nas imediações da Base Naval e de lá pegar um barco no Terminal Hidroviário de São Tomé de Paripe, que de terminal só tem o nome.

Há vários barquinhos pequenos que fazem a travessia, quando a gente chega na areia o pessoal já pergunta para qual praia de Ilha de Maré você quer ir.

A travessia nos barcos pequenos custa R$ 5 e dura uma média de 20 minutos, e é uma travessia bem tranquila apesar do tamanho dos barcos. Há várias maneiras de se chegar na Base Naval, mas a mais simples é pela BR, pegando a Estrada do Derba.

Confesso que achei que era mais longe e mais complicado de ir, no caminho passei por bairros do subúrbio de Salvador que eu só conhecia de nome, alguns lugares parecia interior e era bem tranquilo.

Minha seleção de hotéis em Salvador separados por bairros

BarraCentro HistóricoItapuãRio Vermelho
Ondina PitubaPraia do FlamengoStella Maris
AeroportoVitóriaArmação Santo Antônio Além do Carmo
De quanto em quanto tempo saem barcos para a Ilha de Maré?

Não tem como saber, os barcos funcionam na maioria no estilo lotação, e sai quando estiver cheio.

Como ir para a Ilha de Maré?

A melhor maneira é pegar um barco na praia de São Tomé de Paripe. Barcos pequenos fazem a travessia todos os dias.

Onde ficar em Ilha de Maré? Qual a melhor pousada?

A Ilha de Maré ainda é um lugar bem rústico e com pouquíssima infraestrutura, então ainda é melhor se hospedar em Salvador, e ir lá apenas passar o dia. Caso queira dormir, o único lugar que conheço é Pousada da Galega.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

9 COMENTÁRIOS

  1. Que liiiindo Paula!!!

    Um lugar especial que precisamos apreciar e preservar.
    As imagens demonstram a tranquilidade deste lugar que tem uma diversidade cultural e ambiental tremenda.

    O post está lindo e obrigada pela menção!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.