Bayonne : País Basco Francês

o que fazer em bayonne
foto : Shutterstock

Você já ouviu falar da cidade de Bayonne? Ainda na França, passei um dia em Bayonne (Baiona) e um dia em Biarritz e região que ficam na parte francesa do País Basco.

O País Basco não é um país e sim uma região que abrange uma parte do sudoeste francês e norte da Espanha, com cultura e uma língua diferentes dos dois países. 

Bayonne : A parte francesa do País Basco

Minha primeira parada foi em Bayonne, uma cidade muito bonita na região de Biarritz, Bayonne fica a pouco mais de 30 minutos da fronteira com a Espanha, fazendo da cidade um misto entre França e Espanha.

 Pude notar que a cidade tem muitos costumes muito mais próximos da Espanha como da França, por exemplo na França (pelo menos em Paris) janta-se às 8h da noite, e quando saí para jantar por volta desse horário os restaurantes estavam todos vazios e alguns ainda estavam fechados!

 Quando finalmente encontrei um, fomos os primeiros a jantar e vi que alguns garçons só chegaram depois que eu já estava jantando! Definitivamente em Bayonne eles jantam à espanhola!

O que fazer em Bayonne e o que visitar

catedral de bayonne
foto : Shutterstock

Catedral de Bayonne

Ao fundo a Catedral de Notre-Dame de Bayonne (Nossa Senhora de Bayonne) a imponente catedral que pode ser vista de boa parte da cidade, de estilo gótico e bem no centro histórico ela é um dos lugares mais visitados de Bayonne.

claustro catedral bayonne

Não deixe de entrar e visitar também o claustro da catedral. Mesmo que você tenha pouco tempo para conhecer Bayonne, a catedral deve entrar na sua lista de o que fazer em Bayonne.

Bayonne

Rio Nive

O rio Nive corta a cidade e é possível atravessar pelas cinco pontes espalhadas pelo caminho, as pontes também são um dos melhores lugares para tirar fotos da cidade. A parte urbana dos rios é sempre represada, e em muitos lugares oferece calçadas para os pedestres caminharem a beira do rio.

Bayonne

O escritório de turismo oferece visitas guiadas pela cidade. Como eu fui num dia de feriado, nem tudo funcionava como deveria mas adoraria poder voltar e conhecer um pouco mais a cidade.

Bayonne

Culinária local

Antes de conhecer Bayonne, o que sabia é que era uma terra famoso pelo rugby e pelo seu presunto, o famoso Jambom de Bayonne que é um presunto cru muito conhecido na França. A culinária de toda a região sudoeste da França é muito conhecida e admirada, e o País Basco francês é muito conhecido pelo seu presunto e queijo de ovelha.

Onde ficar em Bayonne

onde ficar em bayonne

Eu fiquei hospedada no Hotel Mercure, que fica bem no centro de Bayonne. A maior vantagem desse hotel é ficar bem no centro histórico e perto de absolutamente tudo. Dá para visitar toda a cidade a pé.

Bayonne

Basco, uma língua regional

Apesar do francês ser a língua oficial em toda a França, algumas regiões tem línguas regionais ainda bastante desenvolvida e em alguns casos falada pelas pessoas mais velhas principalmente, em algumas escolas essas línguas são estudadas como uma “língua estrangeira”, é o caso do alsaciano em Strasbourg, do bretão na Bretanha e em Bayonne há duas línguas : o basco e gascão que essa última era usada na Idade Media.

Bayonne

Muitas placas na cidade além de escritas em francês eram também escritas em basco e em gascão. O basco (euskara) é uma língua muito diferente de tudo que a gente conhece, ela não é da família das línguas latinas como o francês, o espanhol e as outras línguas regionais espanholas.

Os estudiosos nunca chegaram a encontrar uma outra língua que seja da mesma família do basco. O que eu posso dizer é que eu como ignorante de basco “sei” que é uma língua cheia de X, Z e de K.

Gostei de Bayonne, apesar de ser uma cidade pequena eu aproveitei bastante e como o tempo ajudou e a região é uma das mais quentes da França pudemos fazer muitos passeios a pé com roupas mais leves, espero um dia poder voltar lá.

easyjet

Como chegar em Bayonne

Se você tiver em Paris, há trens que ligam Paris a Bayonne em apenas 4h. Há também a possibilidade de chegar de avião pelo aeroporto de Biarritz. Tanto a Air France como a Easyjet fazem o trajeto entre Paris e Bayonne.

flixbus

Ônibus

Existe também a possibilidade de chegar de ônibus tanto da França como da Espanha. Das cidades espanholas como Pamplona e Bilbao, é a Alsa (empresa de ônibus espanhola) que atende. Já da França, é a Flixbus que faz o trajeto saindo de Toulouse, de Biarritz, de Bordeaux e de Paris, em Paris a Eurolines também faz o mesmo trajeto.

Roteiro de viagem para Bayonne

No geral, que vai para Bayonne está fazendo uma viagem pela região. Seja saindo de Bordeaux ou do norte da Espanha. Bayonne dá para combinar facilmente com uma viagem pelo norte da Espanha e incluir cidades como Bilbao, San Sebastián, Pamplona e outras.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.