O que Fazer em Havana e o que Visitar

O que Fazer em Havana e o que Visitar

o que fazer em havana

Havana e Cuba como um geral era um sonho meu de viagem. Fazia algum tempo que eu queria conhecer Cuba, e mesmo. Assim como a maioria das pessoas, eu cheguei por Havana, mas no dia seguinte já fui para Cienfuegos e só no final da viagem voltei. Eu já tinha gostado da viagem, mas foi em Havana que conheci aquela Cuba que vemos na televisão. Prédios históricos, mar e um sem fim de carros antigos.

O que fazer em Havana, capital de Cuba

 

o que fazer em havana

Passear no Malecón

O Malecón nada mais é que a orla de Havana. Essa avenida que se estende por mais de 7km e vai do centro histórico até Vedado. É certamente uma das melhores maneiras de ver os antigos casarões da cidade, já que muitos ficam na área da orla.

O que Fazer em Havana

Também é outro lugar excelente para ver os carros antigos de Havana, muitos transportam turistas e fazer passeio pelo Malecón. Uma coisa que notei, foi que as pessoas usam o Malecón meio como uma pracinha de interior, sabe aquele lugar que as pessoas vão ver e ser vistas? Que vão paquerar?

O que Fazer em Havana

Eu sou de cidade costeira, mas nunca vi esse movimento em Salvador na orla. Quando digo orla, não estou falando dos bares ao longo da orla, mas a calçada mesmo, tinha gente que se arrumou para passar o domingo lá.

o que fazer em havana

Capitolio Nacional

Com ares meio do Capitólio de Washington e meio do Panthéon de Paris, não tem como não notar esse prédio enorme no centro de Havana. Infelizmente quando eu fui, estava sendo reformado e não podia ser visitado, mas como ele vai reabrir agora em 2018, acho que você talvez possa visitá-lo.

O que Fazer em Havana

Plaza Vieja

Talvez a praça mais movimentada de Havana, eu terminei passando por lá muitas vezes. Ela fica no centro histórico de Havana e perto das principais atrações da cidade.

No final da tarde começa a ficar lotada, cheia de turistas tentando tomar uma bebida para refrescar. Além de bares e cafés, tem também algumas galerias de arte, e por isso eu adorei passear por lá.

O que Fazer em Havana

Quando ela foi criada, em 1559, ela se chamava….Plaza Nueva, afinal era a praça nova de Havana, e era na verdade um lugar para exercícios militares. Como hoje, a cidade tem muitos mais pontos novos, a praça passou a se chamar Plaza Vieja, por estar na parte antiga da cidade.

O que Fazer em Havana

Plaza de la Revolución

Mesmo que você nunca tenha ido a Cuba, nem saiba o que fazer em Havana, certamente conhece essa praça. Ela é um dos ícones de Havana, esse prédio com a foto de Che Guevara. O que até ir a Havana eu sabia, é que a praça é na verdade enorme, e não tem só essa imagem de Che não.

Na verdade a praça é bem maior que isso, e além desse rosto do Che, tem também o de Camilo Cienfuegos que é outro herói da Revolução Cubana. Uma coisa para lembrar é a posição do sol quando quiser tirar uma foto legal de lá.

O rosto é todo feito de metal, e a depender do horário, o sol bate e a sombra termina deixando a foto toda borrada, parece que a cara do Che está derretendo e não dá para distinguir na foto os famosos dizeres “Hasta la victoria siempre”

O que Fazer em Havana

Catedral de Havana

A catedral de Havana é bem diferente das catedrais clássicas. Ela tem duas torres desiguais na frente, e a fachada é de pedra. A catedral de Havana guardava os restos mortais de Cristovão Colombo, que foi trazido de Santo Domingo e passou pouco mais de 100 anos, até ser mandado para Sevilha na Espanha, onde está até hoje.

O que Fazer em Havana

Dar uma volta num carro antigo conversível

As vezes a gente evita os programas turistões, mas as vezes é bacana fazer! Dar uma volta num carro desses pelo Malecón de Havana pode ser bem legal. Meu único conselho é que você acerte antes de ir, acerte o preço e o trajeto para não ter surpresas depois.

 

 

 

O que Fazer em Havana O que Fazer em Havana

Museo de la Revolución

Claro que no Museu da Revolução eu esperava ver muita coisa de Che Guevara, mas não é bem assim. Na verdade ele é apenas a figura mais conhecida em outras partes do mundo, em Cuba ele está sempre representado junto com o Camilo Cienfuegos, outro herói da Revolução Cubana, e inclusive a cidade de Cienfuegos leva o nome em homenagem a ele.

O que Fazer em Havana

O museu está organizado de maneira cronológica, começando do último andar, com coisas que precederam a revolução e terminando no térreo com o embargo e os presidentes atuais dos Estados Unidos. Quando eu fui, Obama ainda era o presidente.

O que Fazer em Havana

Castillo de los Santos  Reyes Magnos

De longe a gente pode ver esse forte, no alto de uma rocha no mar. Um forte com um farol que data do século 16, construído para tentar proteger Havana dos piratas. Do forte, se tem uma vista privilegiada da cidade de Havana. Não é uma atração imperdível, mas se você tiver tempo na cidade vale a pena.

O que Fazer em Havana

O que Fazer em Havana

La Bodeguita del Medio

Mesmo que você nunca tenha ido a Cuba e não saiba o que fazer em Havana, certamente já ouviu esse nome. É uma bar/restaurante que virou ponto turístico em Havana por causa dos seus ex frequentadores famosos. De Pablo Neruda a Ernest Hemingway e entre outros que assinaram as paredes do lugar. É difícil encontrar mesa lá, as poucas mesas lotam logo cedo, e muita gente fica de pé na rua mesmo.

O que Fazer em Havana

Museu de Belas Artes

Infelizmente não se pode tirar foto lá dentro. Para mim foi a grande surpresa de Havana, um museu maravilhoso com obras de artistas cubanos. Soube que é o melhor museu do tipo de todo o Caribe, e não duvido, já que ele não tem nada a invejar a qualquer museu europeu.

O que Fazer em Havana

No mais, eu sai andando bastante pelo centro histórico de Havana, como a cidade é bastante segura, eu sai andando, sem me importar muito por onde ia. Sai andando em meio ao caos e a beleza da cidade.

Vi muita gente recomendar a Chinatown de Havana, achei interessante se você tiver com tempo sobrando na cidade, não achei assim tão importante no quesito o que fazer em Havana. São umas duas ruas apenas de restaurantes e lojas chineses, um portão oriental e uma vive um pouco da Liberdade em São Paulo, mas versão chinesa e mais pobre.

o que fazer em havana

Comer churros

Um dia estava andando pelas ruelas de Habana Vieja e vi algumas pessoas passarem com uma porção de churros. Soube que o moço que vende churros por ali é famoso, muitos anos na mesma esquina de Havana.

Voltei uns três dias seguidos para comer os churros, a fila gigantesca e o churro cortado com tesoura me acompanharam nos meus dias em Havana.

O que Fazer em Havana

Transporte em Havana

No meu primeiro dia em Havana eu peguei um táxi. No segundo dia, a senhora da casa onde eu estava me explicou como pegar o táxi coletivo de Havana, o famoso almendrón. Se você não quiser se aventurar, sobram os táxis e ônibus de turismo hop on hop off.

Eu peguei o almendrón, e sabia que custava 1 CUC para dois, para ir de Vedado até Habana Vieja, o centro histórico. No começo eu não sabia muito bem, mas é como um táxi lotação : Você para um, diz para onde vai, e quando chega seu ponto você pede para parar.

Quando você vê um dos carros antigos (que não seja conversível, esses são para “turistas”) você dá sinal e diz “Habana Vieja” e se ele tiver indo pra lá, ele vai dizer sim ou não. Na ida, o ponto final dele é sempre onde todo mundo para, no centro.

O que Fazer em Havana

Para voltar, ai que as coisas complicam um pouco, porquê muitas vezes eu voltava na hora do rush, quando toda a cubanada também estava voltando. E ai era uma confusão, mas eu disse que era para aventureiros, né? Eu queria muito andar nesses carros, para mim era uma das coisas para fazer em Havana.

Você ou o motorista grita para onde vai. Eu estava em Vedado, e sempre gritava Línea que era a rua principal do bairro por onde ele passava. Algumas vezes ele perguntava em que altura da rua “Línea y qué?” E eu respondia “ Línea y cuatro” para dizer que eu ia para a intersecçao da avenida Linea com a Calle Cuatro. Na hora de descer, você diz um “basta” ou qualquer outra coisa que ele vai entender e parar na esquina.

O que Fazer em Havana

Hop on hop off

Outro transporte que peguei foi o ônibus de turismo, hop on hop off. Ele é interessante se você quiser ver outros lugares que não são facilmente vistos com o transporte comum. Outra coisa que gostei, foi que ele vai boa parte do percurso pela orla, diferente dos “almendróns” que peguei.

O que Fazer em Havana

Informações práticas sobre Cuba e Havana

 

onde comer em havana

Onde comer em Havana 

Em Havana, eu comi um pouco de tudo : De comida cubana (ropa vieja) até pizza. Havana tem restaurantes de todos os preços, e encontrei facilmente locais para comer. Durante o dia, quase sempre comi no centro histórico e a noite em Vedado, perto da orla de Havana.



Booking.com

Pequenos luxos

Eu já disse nesse blog algumas vezes que sou louca por café da manhã. Para mim, é a melhor refeição do dia. Eu passei o Natal em Havana, e como na noite eu apenas jantei e fui dormir, no dia eu me dei um pequeno luxo de ir tomar café da manhã num hotel 5 estrelas em Havana.

Eu estava hospedada perto do Gran Meliá em Vedado, e decidi ir tomar café da manhã lá e não me arrependi.  O salão de café da manhã era a coisa mais gigante que já vi, não lembro de ter visto algo tão grande em hotéis cinco estrelas dentro de cidades.

Comida maravilhosa, e nem vou falar aqui da variedade do buffet com frutas e sucos frescos, mas o que eu mais gostei no buffet foram os churros! Sim, churros feito na hora com calda de chocolate me deixou mais que feliz.

Depois voltei lá outras vezes, tanto no Meliá como em outros hotéis para usar a internet. Basta ir para o bar, comprar uma bebida e comprar o cartão de recarga da internet e aproveitar as comodidades de um bar de hotel bacana enquanto usa a internet.

O que Fazer em Havana

Dinheiro

A moeda oficial é o Peso Cubano,mas duas moedas circulam no país : CUP e CUC. O CUP é o peso cubano comum, que os cubanos usam para comprar as coisas no mercado, e CUC é o peso cubano convertível, a moeda dos turistas. Não leve dólares americano para trocar, uma vez que esse perde 10% do valor quando trocado.

Não é possível fazer câmbio fora de Cuba, a moeda só se compra lá. No aeroporto de Havana, ou melhor do lado de fora tem uma casa de câmbio, não tem como errar porquê todo mundo vai para lá trocar e o lugar é bem sinalizado.

Preste atenção quando receber o troco! Um dos golpes que existe por lá é pagar em CUC e receber em CUP que vale beeeem menos! O turista não reconhece a moeda só de ver, e você conta e o troco “tá certo” mas recebeu uma moeda que vale 25x menos do que a que deveria receber.

 

Vistos

Acho que todo mundo precisa de visto para Cuba, mas não é algo difícil de conseguir. Basicamente precisa provar que tem a passagem e a acomodação reservada.

 

Mapa com o que fazer em Havana

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

2 Comments

  1. José Antonio

    Estou adorando seu blog Paula tem muitas dicas legais. Cuba está nos meus planos de viagem e em especial Varadero e Cayo Coco.

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais em Américas, Cuba, Havana, Slides
negra na coréia
Negra na Coréia : Minha Experiência como Turista

como é voar com a hong kong express
Como é Voar com a Hong Kong Express

Fechar