Como se Vestir para Visitar Mesquita

Como se Vestir para Visitar Mesquita

Como se Vestir para Visitar Mesquita

Como se vestir para visitar mesquita é uma das maiores dúvidas para quem visita países muçulmanos, principalmente as mulheres! Muita gente tem dúvida sobre qual roupa vestir para visitar mesquita, sobre cobrir os cabelos em países muçulmanos e como se comportar de modo geral.

A maioria de nós não está acostumada com mesquitas, e não sabe bem como se vestir para visitar mesquita. As principais mesquitas do Brasil ficam em São Paulo ou no Sul, mas pouca gente visita e sabe que qualquer pessoa pode visitar, basta estar com a roupa apropriada para entrar na mesquita.

mesquita azul

Algumas mesquitas famosas e super turísticas mundo afora oferecem roupas e lenços para os turistas poderem se cobrir e ficar vestido de forma apropriada para entrar na mesquita, mas acho melhor não contar muito com isso e já tentar se vestir de forma correta.

Como se vestir para visitar mesquita

Basicamente homens e mulheres precisam cobrir os ombros, braços e pernas para entrar na mesquita, e as mulheres precisam também cobrir os cabelos. Então calça comprida para homens e para mulheres pode ser calça ou saia longa.

Na Mesquita Azul em Istambul eles oferecem para homens e mulheres uma espécie de saia, para cobrir as pernas. Mesmo que você mulher esteja de calça por exemplo eles provavelmente vão te pedir para colocar, exceto se a calça for larga e não desenhar de maneira alguma suas pernas por exemplo.

Como se Vestir para Visitar Mesquita

Uma vez estava de legging e mesmo estando de vestido por cima das leggings eles me pediram para usar pois leggings desenham as pernas e as formas. Eles emprestam essa saia azul para a a gente se cobrir e um lenço para cobrir os cabelos das mulheres.

Quando eu estou em Istambul ou em algum outro país muçulmano, eu sempre coloco um lenço na bolsa porquê pode acontecer de eu estar passeando e dar de cara com uma mesquita e querer entrar, e ai basta eu colocar o lenço para cobrir os cabelos e entrar.

Como se Vestir para Visitar Mesquita

Como se vestir para visitar mesquita no verão ou em países quentes

Ano passado eu estive em Istambul no verão, e para piorar ainda era o Ramadã e tive um pouco de receio em como me vestir de forma que eu ficasse confortável e sem passar muito calor e que ao mesmo tempo estivesse vestida de forma respeitosa para o lugar.

Eu usei calça jeans, mas achei um tanto pesada e quente, a roupa que achei melhor para vestir na mesquita foi aquelas calças folgadas de tecido tipo pantalona, sabe? Elas são bem leves e fresquinhas e por serem largas e não desenhar o corpo fica ideal para visitar mesquitas.

Eu usei muita camiseta e regata em Istambul também, na verdade eu tinha muita bata e camisa com manga 3/4 mas quando cheguei lá no calor eu vi que muitas mulheres locais usava, camiseta e regata sem problemas e resolvi seguir o fluxo. Quando visitava alguma mesquita eu pegava mais um lenço e cobria o colo e os ombros caso estivessem de fora.

mesquita azul

Precisa cobrir o cabelo para ir na mesquita?

A principal regra de como se vestir para visitar mesquita é que mulheres precisam cobrir os cabelos, isso acho que a maioria já sabe, mas não precisa ser nada muito engenhoso não, basta jogar um lenço displicentemente no cabelo e já está! O importante é que você tome cuidado para o lenço não cair enquanto você estiver lá dentro!

Se você reparar nas minhas fotos, dá para ver sempre um pedaço do meu cabelo. Nas regras de como se vestir para visitar mesquita diz que mulheres precisam cobrir a cabeça, mas não precisa cobrir absolutamente tudo se você não quiser, eu sempre deixo um pedaço de cabelo a mostra, o importante é que o lenço esteja bem fixo.

10 Coisas para Fazer em Istambul

Sapatos ficam de fora

Outra regra tão ou mais importante que cobrir os cabelo, é tirar os sapatos. Em muitas culturas os pés são a parte mais impuras do corpo, além de ser a parte mais baixa, é também a parte em que carregamos a sujeira exterior (nos sapatos) e como a mesquita é um lugar sagrado, precisamos retirar os sapatos antes de entrar no recinto.

Se você já visitou a Ásia e já foi em algum templo lá, vai lembrar que eles também tiram os sapatos. Vai depender da mesquita, algumas tem prateleiras do lado de fora para você colocar os sapatos, outras mais turísticas até distribuem sacos plásticos para você carregar os sapatos com você.

Por dentro as mesquitas sempre tem tapetes, então mesmo que você não esteja usando meias não vai sentir frio. Enquanto você estiver no pátio pode usar sapatos tranquilamente, mas no momento de entrar na mesquita propriamente dita, na sala de orações precisa tirar os sapatos, em caso de dúvida faça como as outras pessoas fazem.

Melhores horários para visitar mesquita

Tudo bem que o tema aqui é como se vestir para visitar mesquita, mas é importante saber também que a visita não se faz a qualquer hora do dia. Durante os momentos de oração as mesquitas geralemnte ficam fechadas para visitantes não-muçulmanos, mas a boa notícia é que as orações não são demoradas e levam em torno de 20-30 minutos.

Como saber os horários de oração de uma mesquita? Isso varia de acordo com o local e a estação do ano, já que as orações não tem horários fixos e se baseiam na “luz do dia” no sol mesmo, então varia. Meu conselho é olhar na internet antes, ou ouvir a chamada da oração e ir visitar a mesquita tipo 1h depois.

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais em África, Dicas de Viagem, Europa, Istambul, Marrakech, Marrocos, Planejamento, Slides, Turquia
doce turco
Onde Comer Doce Turco em Istambul : Hafiz Mustafa

Como é Ser uma Turista Negra na Holanda

Fechar