Ilha de Jersey : St Helier

Última atualização

Ilha de Jersey : St Helier
A Ilha de Jersey é conhecida apenas por ser um paraíso fiscal, um lugar onde pessoas tem contas “escondidas” e o país em sí é completamente desconhecido. Quando ví as fotos do lugar a minha reação foi : Como é que um lugar tão perto ainda é tão desconhecido? Como pode ser tão bonito e não ter tantos turistas?
Ilha de Jersey : St Helier

Jersey tem como capital a cidade de St Helier que é um cidade pequena com menos de 40 mil habitantes. Lá além do inglês o francês também tem um caráter oficial, já que a cidade bretã de Saint-Malo é a maior cidade das redondezas. St Helier por essa razão é lotada de turistas franceses que conseguem fazer day trip em Jersey e no final da tarde pegar um ferry e voltar para a França, há ferries que partem em direção a Bretanha e em direção a Normadia.

Ilha de Jersey : St Helier

Channel Islands ou melhor as Ilhas do Canal estão localizadas no Canal da Mancha e algumas delas ficam a apenas 20 km da França. O grupo de ilhas se divide em dois : Jersey e Guernsey. Guernsey é responsável pelas ilhotas de Alderney, Sark, Herm e outras ilhotas ainda menores, enquanto Jersey é a parte mais conhecida e desenvolvida entre todas as ilhas.

ilha de jersey
ilha de jersey

Falei que Jersey foi o 30º país que visitei e daí veio muitas dúvidas sobre se a Ilha de Jersey é mesmo um país, se faz parte do Reino Unido etc.. Sim a Ilha de Jersey é um país apesar de ser uma posessão britânica. Para nossa cabeça brasileira pode parecer difícil imaginar como pode ser um país livre, mas Jersey não faz parte do Reino Unido, já expliquei a diferença entre a Inglaterra, Grã bretanha e o Reino Unido e Jersey não faz parte, assim como também não faz parte da União Européia.

ilha de jersey

Jersey tem suas próprias leis, sistema bancário, dinheiro e importante : Passaporte! Jersey tem um passaporte próprio já que como expliquei a ilha não faz parte do Reino Unido. Em se tratando de leis, as leis também são diferentes em Jersey, e são diferentes mesmo até de Guernsey que é a ilha vizinha. O dinheiro lá apesar de ser a libra ela é a libra de Jersey, e é toda diferente. Teoricamente o dinheiro do Reino Unido é aceito se você for pagar lá, mas a libra de Jersey não é aceita no Reino Unido, não é como o dinheiro escocês por exemplo.

ilha de jersey

Em St Helier vale a visita ao Elizabeth Castle. O castelo era uma fortificação que visava proteger St Helier dos ataques. Contrariamente ao que as pessoas pensam, o nome do castelo não é uma homenagem a rainha Elizabeth, ou pelo menos não a atual que é Elizabeth II e sim a rainha Elizabeth I que estava no poder na época da construção do castelo há mais de 300 anos atrás.

ilha de jersey
ilha de jersey
ilha de jersey

O castelo fica a poucos quilometros da costa numa ilha mas é facilmente acessível a pé na maré baixa. A maré baixa tanto que a ilha consegue ser atingida a pé e quando voltei ví muita gente andando ali. Os tickets para a entrada do castelo são vendidos com transporte já incluso e o transporte é numa espécie de carro-anfíbio que pode ser usado tanto na terra como na água quando a maré sobe.

ilha de jersey

Na parte de dentro do castelo não tem muita coisa mas ele é bem grande com muitas salas e é possível ver como tudo funcionava, canhões, salas de munição, uma pequena prisão e  muito aparato militar. A vista no entanto é imperdível!

ilha de jersey
Passei dois dias em Jersey e achei que foi mais que suficiente, se tivesse mais tempo conheceria mais no entanto achei que deu pra ver bastante coisa.

Procurando hotel?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.