Site icon No Mundo da Paula

Visto de Trânsito e Visto de Chegada para China

Sabia que há casos em que não se precisa tirar visto para a China? A China tem um sistema de exceção de visto, o chamado visto de trânsito para a China e também o visto de chegada que tem algumas condições bem peculiares. Essas são exceções, para viagens de turismo “normais” e para outros fins, precisa tirar visto para a China!

O visto de trânsito de 144 horas na Chin, te dá direito a ficar 6 dias como turista na China sem a necessidade de tirar um visto prévio. Esse tipo de visto está em vigor nas principais cidades chinesas, e todos os anos eles adicionam mais cidades na lista, além das cidades citadas, mais umas 4 estão para aderir ao visto de trânsito de 144 horas.

Antes do visto de trânsito de 144 horas, existia já na China o visto de trânsito de 72 horas. O visto de 72 horas na verdade se transformou em 144 horas na maioria das cidades, e hoje apenas uma minoria delas tem apenas o de 72 horas, a maioria ampliou ou pretende ampliar para as 144 horas.

Para fins de compreensão, vou usar o termo ” visto de trânsito para a China de 144 horas” mas as leis e tudo se aplicam também ao visto de trânsito de 72 horas. A única diferença entre esses dois são as cidades onde você pode pedir um ou outro. A maioria tem o de 144 horas, mas alguns ainda funcionam apenas o de 72 horas.

Visto de Trânsito para China

Minha experiência com visto de trânsito para China

Minha primeira experiência com o visto de trânsito chinês foi meio por acaso e inesperada. Eu iria para Tóquio e faria apenas uma escala em Pequim, mas como Pequim estava debaixo de uma tempestade de neve, e a Air China consegui piorar tudo com o péssimo serviço, fui obrigada a passar quase 20h em Pequim e a sair do aeroporto.

Eu estava um tanto tensa porquê não sabia como funcionava bem o visto de trânsito para a China, mas foi relativamente tranquilo apesar da fila gigantesca que eu enfrentei no aeroporto de Pequim. Depois de quase duas horas na fila eu passei pelo agente de imigração e foi tudo bem rápido.

Então posso ir para China sem visto?

Depende. O visto de trânsito, a pessoa tem que estar em trânsito, não pode ser uma viagem redondinha para a China. Não pode ser por exemplo Brasil – China – Brasil porquê assim você não estaria em trânsito mas sim viajando para a China. Para esse esquema funcionar, é necessário que você esteja indo para um terceiro país via China.

Precisa também ter o passaporte de um país que dá direito a esse visto de trânsito ( Brasil e Portugal estão na lista!)

No meu caso funcionou perfeitamente porquê meu itinerário era Londres – Pequim – Tóquio. A China não era meu destino, eu estava apenas em trânsito por lá.

Quanto tempo posso ficar na China com o visto de trânsito?

O visto é válido por 72 horas. A grande vantagem aqui é que as 72h só começam a contar quando der meia noite do dia seguinte. Exemplo : Se você chegou as 15h em Shangai, seu visto só vai começar a contar as 72h depois da meia noite, e assim você ganha umas horas a mais.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA ÁSIA

O Segura Viagem é essencial para qualquer destino. Qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

Qualquer pessoa pode usufruir desse visto de trânsito?

Não, além de ter que estar em trânsito, precisa também entrar com o passaporte de um dos países seguintes.

Europa

Albânia, Alemanha, Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Montenegro, Macedônia, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Américas

Argentina, Brasil, Canadá, Chile, México e Estados Unidos

Oceania

Austrália e Nova Zelândia

Ásia

Brunei, Coréia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Japão e Qatar

Cidades onde pode entrar com visto de trânsito para China por 144 horas

Aeroporto de Pequim capital, nos dois aeroportos de Shanghai ( Pudong e Hongquao) e nos aeroportos das seguintes cidades :  Chengdu,  Shenyang, Kunming, Hangzhou, Wuhan, Tianjin, Qingdao, Nanjing, e Xiamen.

Cidades onde pode pedir o visto de trânsito de 72 horas

Aeroporto de Pequim capital, nos dois aeroportos de Shanghai ( Pudong e Hongquao) e nos aeroportos das seguintes cidades : Guangzhou,  Chengdu,  Shenyang, Dalian, Harbin, Xian, Guilin, Kunming, Hangzhou, Wuhan, Tianjin, Qingdao, Nanjing, Changsha e Xiamen.

Notem que as cidades dos dois vistos são praticamente as mesmas, as exceções ficam por conta de Guangzhou, Guilin, Xian, Harbin e Changsha.

Como requerer o visto de trânsito para a China

Basta chegar por uma das entradas mencionadas acima, preencher a ficha de imigração e ir para a fila da imigração que diz “144h transit visa”. Dai só mostrar o passaporte e a ficha junto com um comprovante de passagem para um terceiro país e passar na imigração normalmente. O policial vai carimbar o seu passaporte normalmente.

Precisa claro, ter uma reserva de hotel na China (ou comprovante de alguém que vai te hospedar) e dinheiro o suficiente para passar esse período, assim como um turista qualquer.

Seleção de hotéis nas cidades para pedir visto de trânsito na China

ShanghaiPequimNanjingHangzhou
TianjinChengdu WuhanQingdao
DalianShenyangKunmingGuangzhou
Posso viajar para outra cidade com meu visto de trânsito na China?

Não! Você pode apenas passear e visitar livremente a região metropolitana de onde seu visto foi emitido.

Se você entrou pelo aeroporto de Pequim, não pode ir para Shangai por exemplo. Você pode apenas passear por Pequim e arredores, na grande Pequim, nada de sair viajando pela China.

O que preciso para o visto de trânsito na China?

Documentos como seu passaporte, comprovante de passagem para um terceiro país e visto para o terceiro país (se for o caso). É necessário também preencher o cartão de desembarque que geralmente é dado dentro do avião, se não receber dentro do avião, tem vários deles na mesinha antes de passar na imigração.

É necessário que você informe a companhia aérea que você vai fazer a parada na China, assim a companhia aérea já avisa e pré registra você com o pessoal da imigração. Há uma fila especial para o visto de trânsito, claro que isso depende do aeroporto que você vai, mas se atente para placas com os dizeres “transit visa” “72 hours visa free” ou “144 hours visa free”

Quanto custa o visto de trânsito?

Nada, o agente da imigração vai apenas carimbar seu passaporte, com a data e o tempo de permanência.

Posso receber visto de trânsito se eu chegar de trem?

Não, o visto de trânsito só é emitido nos aeroportos das cidades que já foram citadas. Não há essa possibilidade para quem não chega por um desses aeroportos.

O visto de trânsito só vale uma vez? Passo pela China na ida e na volta, funciona?

Sim. No meu caso eu fiz Londres – Pequim – Tóquio com o visto de trânsito. Fiquei alguns dias em Tóquio e fiz o caminho inverno Tóquio – Pequim – Londres sem problemas, não limites, o importante é apenas que a China seja o país de trânsito e não o destino final.

O Visto de trânsito vale para Hong Kong e Macau?

O visto de trânsito para China em nada tem a ver com Hong Kong e Macau que tem sistemas de imigração próprios. Tanto Hong Kong como Macau não exigem visto para a maioria das nacionalidades. Hong Kong e Macau você pode entrar sem pedir o visto com antecedência.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

O que você pode no entanto, é usar Hong Kong ou Macau para ser o terceiro país e assim ter o seu visto de trânsito. Se você fizer um voo que seja por exemplo Brasil – Pequim – Hong Kong você tem direito ao visto de trânsito para China porquê Hong Kong seria o terceiro país.

Visto de trânsito para China de 144 horas e um pouco mais

Uma grande vantagem do visto de transito para a China é que as 144 horas não contam a partir do momento que você passa pela imigração, mas a meia noite do dia seguinte, então você ganha algumas horas a mais de turismo.

Visto na chegada (para Shenzhen)

Essa é outra exceção para algumas regiões um pouco especiais na China. Em algumas cidades você pode receber um visto na chegada com validade de 144 horas.

Eles estão querendo abrir a exceção para toda a província de Guangzhou, que fica no sul da China, mas não achei nada oficial sobre isso. Hoje, sei que isso é possível em Shenzhen, que fica na fronteira com Hong Kong.

A China e a maioria dos países abre exceções não por bondade, mas por questões econômicas e esse acredito ser um dos principais motivos para essa exceção aqui. Muita gente vai para Shenzhen saindo de Hong Kong e aproveitam para passar o dia nos diversos spas que tem lá e comprando tudo que podem nos shoppings.

Shenzen fica praticamente colado com Hong Kong, menos de trinta quilômetros separa a cidade chinesa de Hong Kong, são tão próximas que o metrô de Hong Kong chega até a entrada de Shenzhen.

Eu mesma uma vez decidi ir para Shenzhen algumas horas antes, foi só pegar os documentos e o metrô aqui em Hong Kong. Ir de Hong Kong para Shenzhen é a maneira mais popular para ir de Hong Kong para a China continental.

Como tirar visto de chegada em Shenzhen

Não há um site com informações oficiais, mas li em alguns blogs que para o visto de chegada apenas a fronteira de Lo Wu funciona. Então você precisa pegar o metrô em Hong Kong (na estação de Hung Hom) que tem como destino final Lo Wu.

Quando você chega em Lo Wu (ponto final) é só seguir o fluxo de gente, e logo você vai ver a fila de imigração. Não passe nessa fila, você precisa pegar a escada rolante e subir para tirar o visto antes de passar com o agente de imigração em Shenzhen.

Você pega uma ficha, preenche um papel e vão chamar pelo seu número. Você vai entregar o passaporte, depois chamam para pagar e por último você recebe o visto colado no passaporte. Eu fui num domingo de manhã e todo o processo levou mais ou menos meia hora. Só depois que desci e passei na imigração propriamente dita.

Quanto custa o visto de chegada em Shenzhen?

Ai é que está o problema! Para a maioria dos países o visto de chegada custa 168RMB (yuans), mas por questões de reciprocidade, se você tiver passaporte brasileiro eles vão cobrar 468 RMB.

Eles não aceitam pagamento em outra moeda, mas ao lado tem uma casa de câmbio. Tinha lido também que só aceitavam dinheiro em espécie e parece que mudaram isso. Quando fui na semana passada eu vi adesivos com menção de cartões de crédito, vi Visa e Mastercard.

Qual a diferença entre o visto de trânsito e o visto na chegada para a China?

Basicamente é o lugar por onde você entra. Alguns lugares você só pode ter o visto de entrada, enquanto outros você pode ter o visto de trânsito. O visto na chegada de Shenzhen é algo simples, mas que não tem tanta informação sobre o assunto.

Atualizações e informações

As leis na China as vezes mudam sem aviso prévio, e acontece de nem mesmo os sites oficiais conseguirem ter uma informação linear. Como estou morando bem perto da China e pretendo visitar esse país incrível com frequência, tentarei manter esse post atualizado.

Lembrem no entanto, que essas informações não são oficiais. Quem for e tiver informações novas sobre visto de trânsito para China, deixe aqui um comentário para eu poder atualizar o post e continuar ajudando outras pessoas.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile