O que Fazer em Shanghai na China

O que Fazer em Shanghai na China

 

O que fazer em Shanghai

Shanghai foi uma surpresa! Sabe aquele mantra do “viaje para provar que as pessoas estão erradas?” Assim aconteceu com Shanghai. Eu imaginava que era apenas a maior cidade da China, com seus arranha-céus que já conhecemos, torres e outras coisas tecnológicas. Nunca me interessei muito pela cidade, mas claro que estava errada!

Não esperava encontrar muita coisa antiga em Shanghai, mesmo sabendo que a civilização chinesa é antiquíssima. Se eu que moro “do lado” não sabia bem o que encontrar em Shanghai, imagina as outras pessoas? Eu não sabia o que fazer em Shanghai além de passear no The Bund.

O que fazer em Shanghai e o que visitar

o que fazer em shanghai

The Bund

Se você já viu alguma foto de Shanghai, provavelmente viu essa imagem ai de uma Shanghai cheia de arranha-céus. Essa foto foi tirada no The Bund, uma espécie de calçadão do rio Huangpu em Shanghai.

Quando estamos no Bund, temos as melhores vistas de Shanghai, e no geral aproveitamos para tirar fotos de Pudong. Fiz isso no primeiro dia, mas no segundo eu me concentrei a tirar fotos do lado do Bund mesmo, o rio desse lado, os prédios e a multidão de turistas querendo sempre tirar fotos da maior cidade da China.

o que fazer em shanghai

Bund Bull

Esse touro é um “primo” do touro de Wall Street em Nova York, quando vi esse aqui no Bund, foi impossível não lembrar. É uma homenagem a energia da cidade de Shanghai com seu centro financeiro bem pulsante, além de misturar um pouco da cultura chinesa, onde o boi é um dos signos mais importantes da astrologia chinesa.

No zodíaco chinês. o boi é o símbolo da perseverança e riqueza. O touro foi encomendado para a Shanghai World Expo em 2010 e deveria ser inaugurado até fevereiro, quando terminou o ano do boi no calendário chinês. Infelizmente houve atrasos e o touro foi inaugurado um pouquinho depois.

o que fazer em shanghai

Pudong

Sabe esses prédios que vemos no Bund? Eles na verdade ficam em Pudong! É nessa área super moderna que vamos encontrar a Torre de Pérola, Jin Mao Tower e outros. É a Shanghai que conhecemos, com seus arranha-céus e lugares super modernos, a imagem da China das grandes cidades que temos.

A melhor maneira de conhecer essa parte da cidade é descendo na estação Lujiazui (linha 2) e andar pela passarela, assim você vai poder ver os prédios. Se você já estiver no Bund, há um serviço de ferry que funciona como transporte público, e por apenas dois yuans você atravessa de um lado para o outro. Ok, precisa andar um pouquinho para chegar na parte mais turística, mas vale a pena.

Leia também : Como tirar o visto pra China

Torre de Pérola

Uma torre de tv que funciona também com torre de observação. Eu não sou lá das alturas e acabei não indo, mas me arrependi porquê sei que é uma das melhores vistas de Shanghai. Na torre tem um chão desses de vidro onde a gente vê tudo lá em baixo.

Templo Jing An

Eu não queria encher minha lista de o que fazer em Shanghai com templos. Eu adoro visitar templos, mas por morar na Ásia eu vejo templos o tempo todo, e queria apenas visitar uns dois em Shanghai. Eu selecionei por fotos, olhei as imagens e quando vi o Jing An quis logo colocar na minha lista de o que fazer em Shanghai.

negra na china

O nome do templo em mandarim quer dizer paz e tranquilidade, já repararam como os chineses são chegados a nomes que remetem a harmonia? Esse é um dos pilares da cultura chinesa. Desde o século 13 que ele é um dos templos mais bonitos de Shanghai, passou por várias reformas

Leia também : Como é ser uma turista negra na China

o que fazer em shanghai

O templo é lindo já por fora, telhados em tons de dourado que a gente vê de longe. O templo é bem grande e tem dois andares com várias salas e mini templos. O ingresso para o templo custa 50 yuan durante boa parte do tempo, mas durante o começo do ano lunar geralmente custa o dobro.

 

o que fazer em shanghai

People’s Park

No meio da praça fica um parque. O parque é super calmo e nem parece que fica no centro de Shanghai, um monte de velhinho jogando mahjong e alguns tocando alguns instrumentos musicais.  O parque nos finais de semana abriga a famosa “feira casamenteira” onde pais levam cartazes anunciando os filhos e tentando casá-los com alguém.

o que fazer em shanghai

Cidade Antiga de Shanghai

Como a parte moderna de Shanghai com seus arranha céus é a mais conhecida, eu não sabia que tinha o que fazer em Shanghai antiga, aliás nem sabia que tinha uma parte antiga na cidade. Na parte antiga vamos ver prédios com arquitetura chinesa tradicional, aqueles telhados curvados, sabe?

Cada prédio que a gente vê dá vontade de fotografar. Eu realmente fiquei supresa com essa parte, já que como disse eu imaginava que as atrações turísticas de Shanghai fosse mais voltadas para a parte moderna.

É em momentos como esse que eu lembro como conhecemos tão pouco da China! Eu jamais imaginaria que Shanghai  fosse tão bonita! Geralmente numa viagem para a China as pessoas esperam encontrar beleza em Pequim apenas, mas Shanghai se revelou uma cidade incrível para mim, principalmente porquê esperava muito pouco dela.

Starbucks com vista

Bem no centrinho, como quem vai para o YuGarden, fica um Starbucks com uma vista linda para o lago e a parte antiga de Shanghai. Se você quiser ir tomar café lá para aproveitar a vista, recomendo que vá bem cedo. Tentei passar lá novamente mais tarde mas estava lotado!

Leia também : Visto de chegada e visto de entrada na China

o que fazer em shanghai

Yu Garden

Yu em mandarim quer dizer paz. E se eu tivesse que indicar apenas uma coisa para fazer em Shanghai, seria visitar o Yu Garden e ver a beleza dos jardins chineses. É um sem fim de lagos, pátios, e casinhas tradicionais chinesas, num dos lugares mais fotogênicos de Shanghai.

o que fazer em shanghai

Eu estive em Shanghai durante um feriadão na China (dragon boat festival) e a cidade estava ainda mais cheia, com chineses do interior que estavam aproveitando o feriado. Eu acordei cedo, e antes das 9h eu já estava no Yu Garden. Não posso dizer que estava vazio a esse horário, mas estava muito mais tranquilo que mais tarde quando sai.

o que fazer em shanghai

O Yu Garden era um jardim privado, construído durante a Dinastia Ming (uma das mais importantes e prósperas) na China. Eu me lembro que quando pensei que estava acabando, ainda tinha uns 40% que eu não tinha visitado e passei por uma infinidade de lagos com carpas e pontes que pareciam terem saído de algum livro.

o que fazer em shanghai

Templo Taoísta Bayun

Esse é um templo completamente fora do roteiro turístico de o que fazer em Shanghai. Quando fui lá, só tinha mais duas turistas. Uma coisa é que ele não é um templo Budista e sim Taoísta, uma outra corrente religiosa da Ásia.

o que fazer em shanghai

Paguei 5 yuans para entrar, e valeu a pena. O templo é pequeno, mas tem umas estátuas bem grandes e no primeiro andar a varanda é bem fotogênica. Eu encontrei ele meio que por acaso, fica a uns 10 minutos a pé do Yu garden, a depender da saída que você pegar.

Qibao

Não é dos lugares mais populares entre os turistas de fora, vi apenas dois turistas não-asiáticos por lá. Qibao fica uns 40 minutos do centro de Shanghai de metrô, e tem um canal e uma parte antiga bem fofinhos que valem a visita.

o que fazer em shanghai

Pode ser uma alternativa a outras cidades com canais que tem nos arredores de Shanghai. Não é exatamente um substituto, Qibao é mais simples, mas se você não tiver tempo para fazer nenhum bate e volta de Shanghai, pode ser uma opção.

o que fazer em shanghai

Se você tiver muitos dias na cidade, evite ir no final de semana se puder. Eu estiver em Shanghai num feriadão, e as ruelas estreitas da parte antiga de Qibao estavam lotadas. Qibao continuou fofinha e um ótimo passeio, mas teria sido melhor se não estivesse tão cheia.

Xintiandi

Não muito longe da Praça do povo, fica um lugar bem legal cheio de restaurantes, bares e lojas. Tá certo que tem muitas lojas caras, mas Xintiandi é mesmo um bairro para comprar, comer e se divertir. Além da alameda principal com restaurantes, Xintiandi abriga o local de fundação do partido comunista na China, quando passei lá tinha fila para visitar.

Dei uma volta por lá na companhia da Christine do blog China na minha vida. Recomendo para qualquer pessoa que se interesse um pouco pela China, é o blog mais completo sobre a China em português, e foi lá que aprendi muitos aspectos culturais do país.

 

Disney Hong kong

Disneyland Shanghai

Eu não fui, tenho o passe da Disney Hong Kong e não me interessei muito pela de Shanghai, preferi curtir coisas exclusivas da cidade. A Disney de Shanghai é a mais nova das Disneys, e foi inaugurada exatamente dois anos atrás (junho de 2016)

Transporte em Shanghai

Como qualquer grande metrópole, o metrô de Shanghai leva você a qualquer canto da cidade. A melhor maneira de pagar é comprando o cartão do metrô e carregando, fica mais fácil que comprar o bilhete a unidade. Para comprar, basta ir a um guichê do metrô, você paga 20 de caução pelo cartão.

Táxis também são bem em conta, uma boa opção para quando se volta cansado para o hotel. Uma coisa muito importante é ter sempre o endereço escrito em mandarim para mostrar ao taxista! Geralmente no hotel eles entregam um cartão com o endereço, use ele sempre.

Como ir do aeroporto ao centro de Shanghai

As duas melhores opções são usando o transporte público. O metrô (linha 2) liga o aeroporto de Pudong ( e o de Hongqiao) ao centro de Shanghai. É a maneira mais barata, e o valor depende de onde você vai descer.

Uma outra maneira (minha favorita) é pegar o Maglev se você chegar por Pudong. O Maglev é um trem que chega a 300 km/h e chega a Shanghai em 7 minutos e dois segundos!

Melhor época para visitar Shanghai

Eu recomendo de evitar os grandes feriados na China, como o Ano Novo Chinês (data móvel lá pra fevereiro) o festival de outono principalmente, quando todos os chineses viajam. Tudo fica lotado, caro e a disponibilidade das coisas esgota muito rápido. Ahhh! E se você for fazer trechos internos, corre o risco de não encontrar trens disponíveis.

o que fazer em shanghai

Multidão na China

Outro dia eu comentei que não existia o conceito de lugar cheio na China. Me olharam estranho e eu expliquei : Cheio é o oposto de vazio. Vazio é um lugar que não existe na China, e principalmente em se tratando de lugar turístico, logo o conceito de cheio não existe porquê vazio não existe.

Hong Kong sempre tem muita gente, mas a China bate recordes! Não é o lugar com mais gente no mundo por acaso, né? É muita gente o tempo inteiro! Mesmo quando não há muitos turistas de fora, sempre vai ter um mundo de chineses nos lugares turísticos.

din tai fung

Onde comer em Shanghai

A China é um daqueles lugares que em cada esquina tem vários restaurantes, para todos os bolsos. Se você não tem muita frescura, vai ser ainda mais fácil de comer em Shanghai. Se tivesse que recomendar apenas um restaurante, com certeza seria o Din Tai Fung, um asiático que sou viciada e tem em várias cidades da Ásia.

hotel na china

Onde se hospedar em Shanghai

Shanghai é uma cidade gigante e muito internacional. Você não vai encontrar grandes dificuldades em encontrar hotéis em Shanghai independente do seu orçamento. Claro que Shanghai é mais caro que outras cidades, mas hotel na China tem preço bem mais em conta que outros lugares.



Booking.com

o que fazer em shanghai

Passeios bate e volta

Shanghai tem uma grande quantidade de lugares para fazer passeio bate e volta. Num raio de até duas horas de Shanghai tem muitas cidades com canal, as chamadas “water town” ou cidade das águas. Muitas cidades são conhecidas por serem o bate e volta popular de Shanghai como Suzhou e Hangzhou.

Hangzhou tem atração suficiente para mais que um bate e volta. Cidades como Nanjing, Wuxi, Nantong e outras cidades podem ser uma opção se você pegar um trem bala em Shanghai.

Segurança na China

A China é um lugar bem seguro! Muito mais seguro que a Europa por exemplo. Claro que você não pode andar balançando dinheiro na rua ou com mochila aberta, mas Shanghai e a China de maneira geral é mais segura que Londres ou Paris, e mesmo os furtos são mais raros.

Compras em Shanghai

Não se pode falar de China, e nem da maior cidade da China sem falar de compras, não é? E aqui não falo dos produtos de origem duvidosa, mas dos muitos shoppings que tem em Shanghai. Os shoppings costumam ser bem grandes, e em muitos casos conectados com a estação de metrô.

Shanghai é uma cidade cara?

Shanghai é a cidade mais cara da China, mas ainda assim é mais barato que Estados Unidos ou Europa. Eu achei Shanghai mais barata que seus vizinhos Coréia do Sul e Japão, principalmente em relação a hospedagem. Cidades como Pequim, Guangzhou e Shenzhen são um pouco mais baratas, mas nem por isso Shanghai assusta, o transporte por exemplo é super barato!

o que fazer em shanghai

Nanjing Road

Uma outra opção é passar pela Nanjing Road, a rua comercial que fica entre a People’s Square e o Bund. Uma rua gigante cheia de lojas de redes. Tem desde restaurantes e lojas de marcas chinesas, como marcas conhecidas mundialmente como Apple e Zara. Se a sua intenção é comprar roupas, sapatos e acessórios, a Nanjing Road é o ideal.

Ingressos para atrações em Shanghai

Oferecido por GetYourGuide. Torne-se um parceiro.

Como chegar

Saindo do Brasil, geralmente se passa pelos Estados Unidos ou pela Europa, em voos que geralmente variam de 25 a 36 horas a depender da sua escala. De Portugal o caminho é mais curto. Lisboa começou recentemente a ter voos diretos para Pequim com a Capital Airlines

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Hong Kong. Já chamou de casa cidades como Paris e Londres e hoje se aventura na Ásia. É viciada em viajar e ama Istambul de paixão!

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais em China, Shanghai, Slides
como é voar com a nok air
Como é Voar com a Nok Air Companhia Tailandesa

din tai fung
Din Tai Fung : Melhor Restaurante Asiático do Mundo!

Fechar