Como ir de Hong Kong para a China Continental

Última atualização

o que fazer em hong kong

Assim que descobri a pouca distância que separa Hong Kong da China, tratei de descobrir como ir de Hong Kong para a China continental. Há inúmeras maneiras de ir para a China, seja por terra, ar, água…

Tudo depende de onde você quer ir na China, se quer apenas pegar um “gostinho de China” indo pra cidades fronteiriças, ou se quer conhecer cidades mais afastadas. Listei as principais maneiras, e falo sobre cada uma delas e suas vantagens e desvantagens.

Como ir de Hong Kong para a China continental na prática

Como ir de Hong Kong para a China

Metrô

Dá para ir de Hong Kong até a China continental usando o metrô de Hong Kong. Essa é sem dúvidas a maneira mais conhecida e das mais baratas de ir de Hong Kong para a China. Por ser tão perto, muita gente pega o metrô para ir até Shenzhen, cidade na fronteira que muita gente escolhe para fazer um bate e volta.

Como ir de Hong Kong para a China

Como ir de Hong Kong para Shenzhen

O metrô que vai para Shenzhen sai da estação de Hung Hom e tem na verdade várias paradas até chegar na bifurcação e no ponto final. Há duas diferentes estações como ponto final : Lok Ma Chau e Lo Wu.

Como ir de Hong Kong para a China

Tanto Lok Ma Chau como Lo Wu ficam na fronteira com a China, você vai passar na imigração em um desses dois pontos. Qual dos dois escolher para ir para Shenzhen? Depende de onde você quer ir, de onde é seu hotel em Shenzhen etc…todos dois pontos são conectados com o metrô de Shenzhen.

Como ir de Hong Kong para a China

Como ir de Hong Kong para a China de trem

Atualmente há apenas uma estação de trem que liga Hong Kong a China continental que é a estação de Hung Hom em Kowloon. De Hung Hom partem trens para Guangzhou (Cantão), Foshan, Dongguan, Zhaoqing e ainda destinos distantes como Shangai e Pequim.

Há trens para as principais cidades da província de Cantão (Guangdong) assim como para as outras províncias do sul da China. Para as outras cidades, geralmente é preciso trocar de trem seja em Shenzhen ou em Guangzhou para seguir viagem.

É necessário chegar pelo menos 45 minutos antes do horário de embarque, já que é necessário passar pela imigração ainda em Hong Kong.

Trem rápido de Hong Kong para a China

No terceiro trimestre de 2018 uma nova estação vai abrir e facilitar muito em como ir de Hong Kong para a China continental. A nova estação ficará em Kowloon west e vai ter uma linha rápida conectando Hong Kong e a China. Será possível chegar em Shenzhen em apenas 15 minutos (hoje leva 1h de metrô) e Guanghzou em 45 minutos (contra 2h hoje em dia)

como ir de hong kong para a china

Ônibus de Hong Kong para a China

Não é a minha primeira opção, mas há muitas opções para quem vai para Shenzhen, Guangzhou, Foshan e até mesmo ônibus que vão para Pequim ou Shangai que levam certamente pelo menos um dia. Há vários pontos de saída em Hong Kong, mas as informações são um tanto confusas (principalmente se você não fala cantonês ou mandarim)

como ir de hong kong para a china continental

ônibus que saem do shopping Elements, e tem inclusive uma sala de espera super confortável, visores com os horários dos ônibus e lockers para guardar os pertences. Peguei até um folheto para ter mais informações, mas não havia nada em inglês.

Dentre os ônibus que ligam Hong Kong a China continental, há vários que saem do aeroporto de Hong Kong e tem como destino Shenzhen, aeroporto de Shenzhen e outras cidades da província de Guangdong e mesmo cidades mais distantes como Fujian e Xiamen.

Avião

Claro que é um dos mais populares, mas depende muito para onde você queira ir. Ir de avião de Hong Kong para a China só vale a pena se você for para Pequim, Shangai ou alguma cidade distante. Para as províncias do sul da China, o trem quase sempre é mais rápido se você pensar no tempo de deslocamento até o aeroporto, ter que chegar com antecedência etc…

Há inúmeros voos de Hong Kong para a China continental todos os dias, além da Cathay Pacific e da Air China, há também outras companhias aéreas que vão de Hong Kong para a China continental como a Hong Kong Airlines, China Southern e China Eastern Airlines, além da low cost Hong Kong Express.

como ir de hong kong para a china

Ferry de Hong Kong para Shenzhen

Uma maneira bem menos comum de como ir de Hong Kong para a China continental, mas já que existe falaremos sobre ela. Ferries saem do terminal de Sheun Wang e tem como destino final o porto de Shekou que fica no subúrbio de Shenzhen, de lá é preciso pegar um ônibus para o centro.

Além de Shenzhen, dá para ir de Hong Kong para outras cidades da China continental de ferry, como Zhuhai por exemplo que fica coladinha em Macau (mas não faz parte de Macau, e sim da China continental!) e tem uma dezena de saídas de ferry todos os dias, o trajeto leva 70 minutos.

Acho que ir de ferry só vale a pena se o seu interesse for ficar em Shekou, que tem bares e resorts e muitas pessoas vão para passar o dia ou o final de semana. A viagem até Shekou leva cinquenta minutos.

cidadania francesa

Precisa de visto para ir para a China?

Depende. Brasileiros e portugueses precisam de visto para uma viagem de turismo na China, mas há alguns casos especiais. Em Shenzhen existe a possibilidade de pedir o visto na chegada (visa on arrival) que está disponível para brasileiros e várias nacionalidades europeias

Até o momento que finalizei esse post, as informações de visto procediam, mas aparentemente a China muda sem aviso prévio, então não esqueçam de sempre checar novamente as informações sobre visto.

Outros posts sobre Hong Kong



Booking.com

2 COMENTÁRIOS

  1. Prezada Paula:
    Depous da construção da estação de trens rápidos em Koloon West a imigração para China Continental pode ser feita na propria estação West antes de embarcar no trem? no caso estarei indo para Changsha com destino a Zhangjiajie. Muito grata por qualquer informação a respeito

    • Kimiko

      Sim, a imigração se faz na própria estação em Hong Kong ( West Kowloon) sim, quando você chegar em Changsha ( ou Zhangjiajie) é só sair da estação, pois já fez os trâmites em Hong Kong

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.