O leste de Londres é uma região que não entra muito no roteiro da maioria das pessoas, e eu até entendo : Não é a região com mais atrativos de Londres, e no passado era uma região suja e com uma história difícil, basta lembrar que era a região dos crimes cometidos por Jack, o Estripador.
Nas últimas décadas, o leste de Londres mudou muito, principalmente depois que o Estádio Olímpico foi construído nessa parte da cidade, dando novos ares ao leste de Londres, e fazendo com que essa área ganhasse o centro do mundo por um mês.
Arrisco a dizer que as Olimpíadas foi o evento que mais contribuiu para que o leste de Londres deixasse de ser tão esquecido, e começasse a parecer um pouco nos guias de viagem.
O leste de Londres ainda é um tanto “Lado B” aquele lugar que ainda não tem um fluxo gigante de turistas, mas aos poucos vem recebendo cada vez mais atenção.
Ainda assim, dificilmente alguém que vem a Londres pela primeira vez conhece o leste londrino, geralmente os turistas se concentram mais no centro.
Mesmo eu morando em Londres, demorei um tempo até conhecer as atrações do leste, isso porquê eu morava no oeste e terminava tendo muito preguiça de ir até o leste, mas isso mudou quando me mudei para o leste de Londres e comecei a passear pela região.
10 Coisas para fazer no leste de Londres :
1 – Conhecer mais da História de Londres e do Tâmisa no Museum of London Docklands
O rio Tâmisa era o porto do Reino Unido, que já foi o maior Império do mundo, e quem diz império sempre diz navegação, e basicamente esse museu conta a história das docas de Londres, mas na real ele vai muito além disso.
A gente aprende tudo sobre navegação que envolveu o império britânico, desde a colonização e escravidão nas colônias açucareiras do Caribe, até séculos depois na Rota do Chá na Ásia, e em como a região das docas – Docklands se transformou em uma região residencial da cidade, tudo isso bem explicado com desenhos, maquetes, filmes e bonecos.
A primeira vista eu achei o museu pequeno, mas me surpreendi o quanto ele é grande por dentro, e um dos mais interessantes museus de Londres na minha opinião, e muito rico por sua especificidade.
2 – Admirar a arte de rua de Brick Lane
Brick Lane é o antigo bairro tradicionalmente bengali, mas na prática é um bairro, ou melhor uma rua um tanto alternativa, cheia de lojinhas vintages, restaurantes bengalis, comida de rua e muita mas muita arte nas paredes da região.
Eu sempre aviso as pessoas para entrar nas ruelas e becos, pois é onde a gente encontra boa parte dos desenhos! Quando estiver andando na rua principal, sempre lembre de entrar e explorar as ruelas paralelas, é lá onde você vai se surpreender.
Se quiser burburinho e agitação, vá a Brick Lane no final de semana, principalmente no domingo de manhã, se quiser ir e conhecer com mais calma, vá durante a semana que é quando as ruas estão mais vazias e é mais fácil de fotografar.
3 – Ver flores no Victoria Park
O Victoria Park está longe de ser um parque super visitado pelos turistas como o Hyde Park ou o St James’s Park por exemplo, mas ainda assim ele é um dos parques mais bonitos da cidade! Por ficar um tanto fora da rota turística, ele não é tão cheio quanto os demais, mesmo nos finais de semana de verão.
Eu conheci o parque na primavera e estava cheio de tulipas, cerejeiras e muitas, muitas flores! É um bom passeio para todas as estações, na primavera para ver as flores, no verão para fazer piqueniques, no outono para ver a beleza das folhas e no inverno para conhecer o Winterville que é o segundo maior mercado de Natal de Londres.
4 – Compras no Westfield Stratford
O Westfield de Stratford é um dos maiores shoppings da Europa, num complexo com lojas de departamento, hotéis, restaurantes e é claro, muitas lojas! Muita gente gosta de comprar na Oxford Street, mas com a chegada do inverno, eu sempre apelo para um lugar fechado como são os shoppings.
Leia também : Guia de compras em Londres
5- Voltar a infância no Museu dos Brinquedos
Imagina um museu de brinquedos? Além de relembrar os antigos brinquedos que a gente tinha, dá para aprender um pouco de História através de bonecas e brinquedos, e ver como algumas coisas praticamente não mudaram.
Além de brinquedos, tem também uma parte sobre vestuário, onde mostra a transformação das roupas infantis, e como ela foram mudando com o avançar dos séculos e das décadas. Um bom passeio para fazer, principalmente com crianças.
6 – Conhecer uma Londres mais pacata no Lee Valey Park
Mais um lugar que nem parece Londres! Eu descobri completamente por acaso, é um lugar bem tranquilo às margens do Rio Lea, perfeito para um passeio a pé num dia bonito. Se você preferir, pode até fazer um passeio de barco na região.
É engraçado o contraste entre a natureza e os arranha-céus no fundo, muita gente nem imagina que Londres tenha espaços verdes, lugares calmos e tranquilos, só lembram da Londres do Big Ben e dos turistas, mas Londres fora da rota turística é bem mais calma, e tem esses lugares escondidos cheios de natureza.
7 – Passear e comer (ou tomar um café!) em St Katherine Docks
Bem pertinho da Tower Bridge fica essa marina de Londres um tanto escondida por estar atrás de alguns prédios. O lugar é bem bonito, e é repleto de restaurantes de todos os tipos, e alguns cafés, dá para esticar a visita com um passeio pelo Tâmisa.
Leia também : Torre de Londres
8 – Conhecer o Broadway Market
Um mercado bem a cara do leste de Londres, bem cool e com ares alternativo, sabe? É basicamente um mercado de comida, com muita coisa orgânica e sem glúten numa região bem bacana, cheio de cafés interessantes e quase sempre com música ao vivo aos sábados.
9 – Fazer um passeio pela parte menos popular do Regent’s Canal
O Regent’s Canal é até relativamente conhecido, mas muita gente só conhece a sua parte do norte de Londres, que é justamente a parte que os turistas geralmente passam, emendando com um passeio no Zoo ou no Regent’s Park.
O que pouca gente sabe, é que o Regent’s Canal passa também pelo leste de Londres, e que ele é bem mais tranquilo nessa parte, tem até uma espécie de calçadão para a gente caminhar. Mesmo no final de semana, essa parte é mais tranquila, dá para ver pássaros, tartarugas e um pouco de natureza pertinho do centro de Londres.
10 – Ver animais na Stepney City Farm
Londres é cheia de fazendinhas urbanas, e eu sempre achava que elas ficavam bem longes do centro, mas me enganei quando conheci a Stepney City Farm, que fica a poucas estações do centro financeiro da cidade.
Tem burros, porcos, cabras, ovelhas, patos e outros animais, dá para chegar bem perto e inclusive é possível alimentar os animais. Tem também uma horta e uma feirinha de produtos, muitos deles produzidos lá, uma opção legal de lugar para passear com crianças em Londres.
Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.
Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.
Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.
Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.
Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!
Loja da Paula : O que levo para viajar.
Bom artigo, grato.
Pretendo montar nosso escritório de Economia Criativa no Leste de Londres, já nos deu uma boa visão.
Fabio
Fico feliz que eu tenha ajudado, boa sorte no empreendimento!