Onde Comer em Sofia e Pratos Típicos da Bulgária

Onde Comer em Sofia e Pratos Típicos da Bulgária

Onde comer em Sofia

Sofia foi mais uma dessas cidades onde eu tinha certeza que ia adorar a culinária local. Se você já esteve na Turquia, Grécia ou algum país dos Balcãs, você certamente vai reconhecer alguns dos pratos típicos da Bulgária porquê muito da culinária búlgara tem pontos em comuns com a culinária dos países vizinhos.

o que fazer em sofia

Onde comer em Sofia e pratos típicos

Raffy

Foi um dos lugares mais recomendados em Sofia. Raffy é na verdade uma rede de restaurantes, fui nele tanto em Sofia como em Plovdiv. Mesmo ele sendo um restaurante mais caro que a média dos outros lugares em Sofia, ainda é barato.

Em Sofia, eu passei pelo Raffy várias vezes até decidir almoçar. Uma das filiais fica no Boulevard Vitosha, um dos principais da cidade e parece uma sorveteria. O Raffy é recomendado em vários guias na categoria onde comer em Sofia, e além da comida búlgara tradicional eles vendem também pizza e outras comidas.

onde comer em sofia

 Izbata Tavern

Um lugar escondido que eu só conheci porquê me hospedei do lado.  O Izbata Tavern é o lugar que mais gostei em Sofia, ele fica no subsolo de um prédio e toda a decoração é super tradicional, inclusive com instrumentos musicais tradicionais.

Como ele fica meio fora das ruas mais visitadas, só tinha eu de turista quando fui, e uma das garçonetes falava inglês. Eu tinha chegado de Plovdiv morrendo de fome, e entrei lá porquê era do lado do meu hotel. A comida foi uma das melhores que comi em Sofia, e o preço de uma entrada e um prato foi ainda mais barato que na parte mais turística, isso porquê Sofia já é uma cidade barata.

onde comer em sofia

One More Bar

Esse aqui está mais na categoria onde beber, ou onde curtir que onde comer em Sofia. Eu fui durante o dia, mas senti uma boa vibe de lugar que bomba durante a noite. Há muito mais opções de coquetéis e bebidas, mas eu terminei só comendo uma comidinha leve e bebendo litros de café por lá.

onde comer em sofia

A parte externa dele eu achei bem fofinha, e recomendaria como opção de onde comer em Sofia no verão. Eu fui quase no final de setembro e já tava friozinho, e assim não pude aproveitar essa área externa.

 

O que comer em Sofia : Pratos típicos da Bulgária

 

Salada (shopska)

A variedade de saladas é enorme na Bulgária, mas em qualquer restaurante que você for vai ver alguém comendo uma salada enorme com queijo, tomate e pepino, sempre vai ter essa salada em algum lugar.

Essa salada é um prato nacional por excelência, porquê se você reparar os ingredientes, tomate, pepino e queijo tem as cores da bandeira da Bulgária (vermelho, verde e branco)

onde comer em sofia

Sopa fria (tarator)

Eu sou daquelas pessoas que não gostam muito de comer comida fria, mas quando soube que essa sopa era feita com ayran (um iogurte típico) eu quis logo experimentar! Deliciosa, ela leva ayran e pepino basicamente, mas também, pode ter cebolinha e outras ervas.

comidas típicas da turquia

Ayran

Um iogurte de beber, mas salgado. As pessoas bebem como se bebessem um suco durante as refeições ou como merenda mesmo. Eu adoro ayran e já o conhecia das minhas muitas idas a Istambul, e assim que vi o Ayran em Sofia eu quis experimentar.

O Ayran búlgaro é um pouco diferente do turco, o búlgaro é um pouco mais ralo e menos salgado, aliás o sal é tão leve no ayran búlgaro que a cada vez que eu tomava, acrescentava uma pitada de sal no meu copo.

comidas típicas da turquia

Borek

Uma massa folhada recheada, Borek é também muito popular em outros países dos Balcãs, lembro como fiquei surpresa de ter visto borek na Croácia e na Eslovênia, porquê até então achava que era exclusivo da Turquia.

Os recheios mais comuns são espinafre, queijo e espinafre e feta e é geralmente vendido nas padarias, mas diferente dos outros países onde comi borek, na Bulgária ele é vendido ao peso e não a unidade.

onde comer em sofia

Mekitsa

A melhor definição  que eu encontrei para mekitsa foi “bolinho de chuva búlgaro” existe em versões pequenas como bolinho de chuva e também grande. Os tradicionais tem apenas açúcar por cima, mas há versões com Nutella, coco e vários outros sabores, além das variações de mekitsa salgado.

doce turco

Baklava

É um doce feito de massa folhada e banhado no mel. Pode ter pistache, nozes ou avelã e vir em diferentes formatos, apesar do formato retangular ser o mais comum. Eu adoro baklava, mas infelizmente nem todas são boas, não gosto quando é doce demais.

onde comer em istambul

Kebab ( Kebapche)

O Kebab aqui é sempre nesse formato compridinho, nada daquelas lascas de carne como conhecemos kebab. Uma outra diferença é que tradicionalmente na Bulgária ele geralmente é uma mistura de carne de boi com porco. Muitos países onde o kebab também é tradicional, são países muçulmanos, então nunca tem carne de porco envolvida.

onde comer em sofia

Kofta (kyufte)

Almôndegas de carne temperadas com umas ervas maravilhosas. Você certamente vai encontrar as mesmas em vários países vizinhos. Esse vermelho ai que parece molho de tomate se chama lyutenitza, e eu relutei em testar mas é maravilhoso! Apesar de eu adorar provar comidas quando viajo, lyutenitza é uma pasta feita de tomate, pimentões e beringela, três ingredientes que não sou muito fã, mas que misturados eu provei que podem sim serem deliciosos.

onde comer em sofia

Meshana

Aqui é meio como um mix de grelhados, sabe? Tem vários dos pratos citados acima (kebab e kofta) e ainda outras carnes. Geralmente é servido com uma salada de grãos e com batata frita. Não seria justo eu dizer que meshana foi o prato que mais gostei na Bulgária ( porquê gostei de todos!) mas achei um dos mais fáceis de agradar a todo mundo ou quase.

 

Outros posts sobre a Bulgária

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Bulgária, Comidas e Bebidas, Europa, Slides, Sofia
bate e volta saindo de bruxelas
Cidades na Bélgica para Conhecer

5 Comidas Típicas de São Paulo

Fechar