Um Dia em Turim : O que Ver e Fazer

Última atualização

um dia em turim

Apesar de Turim ser uma cidade legal, com vários museus e palácios, muita gente passa pouquíssimo tempo na cidade. Na verdade, em se tratando de Norte da Itália, eu diria que 80% das pessoas preferem se concentrar em Milão e no máximo fazer um bate e volta até Turim, já que menos de 150 quilômetros separam as duas cidades e é possível sair de uma cidade e ir para a outra em 55 minutos nos trens rápidos.

Tudo bem que um dia em Turim é pouco para visitar a cidade, eu diria que um dia dá apenas para dar uma olhada, mas se esse é o seu máximo de tempo, dá para ver bastante coisa na cidade se você não se importar de não entrar e conhecer alguns museus e palácios por dentro.

um dia em turim

Uma coisa que facilita é que Turim é uma cidade bem plana, deliciosa para se visitar principalmente na primavera, onde as temperaturas não estão baixas e nem muito altas. A cidade é plana e enxuta, dá para visitar as principais atrações sem usar nenhum transporte público.

Turim também é uma daquelas cidades “quadradas”, sabe? Com largas avenidas, onde só é preciso seguir reto quase o tempo todo, tomadas as devidas proporções, me lembrou Brasília e Tóquio que tem essas avenidas assim, certinhas e basta seguir reto, uma maravilha para turistas que se perdem facilmente como eu.

Esse roteiro de um dia em Turim é uma base do que fazer na cidade, e pode e deve ser adaptado de acordo com o gosto de cada um.

Eu selecionei as principais atrações da cidade que podem ser vistas durante um dia, não adicionei museus, apenas coisas para ver do lado de fora mesmo já que o tempo é curto, mas quem realmente gosta e quiser visitar algum museu, pode ajustar e acrescentar um museu a visita.

Manhã em Turim 

Se você chegar de trem, provavelmente vai descer em Porta Nuova, que é a principal estação da cidade (prefira descer nela!) e quando você sai, já está no centro da cidade, de lá é só pegar a Via Roma e seguir reto.

A Via Roma é uma das principais avenidas comerciais da cidade, se o seu intuito é fazer turismo e também não perder a oportunidade de compras, é lá que você vai encontrar as principais marcas de fast fashion como Zara, H&M, Bershka e também lojas mais luxuosas como Michael Kors e Louis Vuitton.

um dia em turim

Siga por baixo das arcadas, Turim assim como Bolonha é toda cheia de arcadas, dá para andar por todo o centro histórico por baixo dos pórticos da cidade. São 18 km de pórticos, dos quais quase 13 km são contínuos, e alguns lindamente decorados.

um dia em turim

 

 

um dia em turim

Quando você chegar na Piazza Castelo, estará bem no coração histórico de Turim e de frente para o Pólo Real, o complexo de prédios reais que engloba o Palácio Real, Galeria Sabauda, e alguns museus da cidade.

Para quem vai ficar apenas um dia em Turim, eu não recomendo visitar o Pólo Real (a não ser que você tenha bastante tempo) prefira conhecer a cidade do lado de fora. Se você tiver mais tempo e quiser visitar, o ingresso é unificado e um ingresso dá direito a visitar todo o complexo.

um dia em turim

A catedral de Turim não é famosa e grande como a de Milão, mas ela tem a vantagem de abrigar uma das maiores relíquias cristãs : O Santo Sudário! Sim, aquele lençol que enrolou o corpo de Jesus fica numa capela especial dentro da Catedral de Turim.

Infelizmente o Santo Sudário não fica exposto, e só é possível ver o lençol nas raras exibições da peça que leva anos para acontecer. A catedral é dedicada a  São João Batista, que é o padroeiro de Turim.

A catedral é o único exemplo de arquitetura sacra renascentista em Turim e tem o toque dos dois principais arquitetos da região : Filippo Juvarra e Guarino Guarini. Quem tem pernas fortes pode subir no campanário e ter uma das melhores vistas de Turim.

 

Pausa para almoço : Onde comer em Turim

um dia em turim

Estão vendo esse resto de muro e as duas torres? Essa é a Porta Palatina, era a principal das antigas portas romanas da cidade que data do século I d.C.  e hoje é um dos resquícios da antiga cidade que se chamava Augusta Taurinorum.

Toda a região de Porta Palatina é uma área arqueológica, e além da torre é possível também ver o que sobrou de um antigo teatro romano. Sempre que passo por lá dá para ver que há escavações, por isso algumas partes são fechadas, é possível encontrar muita coisa no Museu Arqueológico que fica ao lado da Porta Palatina.

um dia em turim

 

um dia em turim

Siga a Via Po em direção a Gran Madre, cujo nome oficial é Chiesa della Gran Madre de Dio, que para mim é a segunda igreja mais importante de Turim, só perdendo para a catedral. Atravesse a ponte Vittorio Emanuelle I para tirar uma foto bem de pertinho.

um dia em turim

um dia em turim

Turim é banhada pelo Rio Pó, que também é o maior rio da Itália, e quando o clima está bom é uma delícia passear pelas margens do Rio Pó em Turim. Há uma espécie de calçadão e é possível caminhar tranquilamente, em alguns trechos dá até para chegar perto dos patos que nadam no rio.

um dia em turim

Pode caminhar até chegar o Parco del Valentino, que é um dos maiores parques públicos da Europa, com uma grande área verde que fica lotada nos dias de sol, dá pra alugar bicicletas e até mesmo caiaques para navegar no Rio Pó. Também é nesse parque que fica o Castello del Valentino.

Esse roteiro básico de um dia em Turim cobre as principais atrações da cidade, não dá para conhecer tudo profundamente, é mais como uma pincelada mesmo, um resumo para quem está em Milão por exemplo, e quer aproveitar a a oportunidade de passar um dia em Turim.

 

Um dia em Turim 

Outros post sobre Turim :

12 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.