Palazzo Madama e Casaforte degli Acaja

Palazzo Madama e Casaforte degli Acaja

palazzo madama

O Palazzo Madama é uma antigo palácio que serviu como o primeiro prédio do senado do Reino da Itália e tem esse nome porquê ele foi reformado por duas diferentes rainhas da Casa de Savoia, aquela famosa dinastia de quando Turim era a capital da Itália.

palazzo madama

Eu comecei a visita de baixo para cima, as vezes quando vou a um museu e eles tem um percurso um pouco diferente, a pessoa da bilheteria explica, mas caso não me aconselhem nada diferente, eu sempre começo de baixo e vou subindo, no caso do Palazzo Madama eu achei a melhor ordem de visita porquê a gente termina com uma bela vista.

palazzo madama

Eu meio que voltei de Turim apaixonada pelos museus e pelos prédios, todos os museus que visitei lá ficam em prédios que na verdade são palácios! Tá certo que eu não vistei todos os museus de Turim, mas os 3-4 que visitei dessa vez ficam em prédios bonitos que já valem a visita.

Falando ainda do prédio, adivinha quem é o arquiteto? Sim, Filippo Juvarra (pelo menos a fachada é dele, já que o prédio é muito mais antigo) o famoso arquiteto que construiu ou reformou muitas atrações de Turim como Superga, Venaria Reale, Palácio de Stupinigi etc…

palazzo madama

Como comecei a visita pela parte de baixo, a primeira coisa que eu ví foi a parte de Arte Sacra no subsolo do Palazzo Madama. Eu não sou muito fã desse tipo de arte e meio que passei bem rápido por essa seção que abriga quadros, jóias com motivos religiosos, crucifixos, e esculturas.

palazzo madama

palazzo madama

Finalmente quando cheguei no primeiro andar é que passei a adorar minha visita, cheguei e dei de cara com uma sala toda barroca linda. Aquele tipo de sala que a gente não sabe exatamente pra onde olhar porquê é rica em detalhes, tem teto decorado, parede decorada, e que chega a ser exagerado mas ainda assim é muito bonito.

palazzo madama

Uma das esculturas de destaque do Palazzo Madama é essa aí de marfim que mostra duas passagens bíblicas diferentes : A esquerda é a cena que o Rei Salomão (sentado no trono ao centro) julga as duas mães que chegam no palácio e cada uma clama que seu filho está vivo, e que o filho morto é da outra, e o Rei Salomão deve decidir qual é a mãe verdadeira.

E a cena a esquerda é quando Deus pede a Abraão para oferecer Isaque seu filho em sacrifício, as esculturas são grandes e ficam bem no centro de uma das principais salas do Palazzo Madama.

palazzo madama

palazzo madama

As salas são sensacionais! São 35 salas espalhadas em quatro andares, e o primeiro andar é dedicado ao Barroco, por isso as salas são assim cheias de ouro, imagens de anjos etc… E assim como nos outros museus de Turim, as salas estavam quase todas vazias, deu para eu visitar sem pressa, e fotografar tranquilamente sem ter milhares de pessoas no fundo da foto (alegria de blogueiro!)

palazzo madama

Esse aparador é praticamente o mesmo que eu tinha visto no Palácio de Stupinigi, na véspera. Ébano com a parte branca toda de marfim e uma riqueza de detalhes impressionante. No Palazzo Madama há também vários móveis, já que eles também exibem decoração e peças de mobília.

palazzo madama

palazzo madama

palazzo madama

O quarto andar do Palazzo Madama abriga as exposições temporárias, quando eu fui havia havia uma específica sobre cerâmica, com exemplos de várias escolas italianas de cerâmica. Eram várias salas com uma linha do tempo, contando um pouco da História da Itália através dos trabalhos de cerâmica.

palazzo madama

Não deixe de ir até o terraço deles que fica no quinto e último andar (tem elevador, mas tava quebrado quando eu fui!) é de lá que a gente tem uma vista maravilhosa de Turim, dá para ver os principais pontos turísticos da cidade como o Palácio Real, a Mole, Piazza Castello, Superga, Chiesa di San Lorenzo e uma vista incrível para os Alpes com neve.

Se você assim como eu é uma dessas pessoas que adoram uma vista, vale a pena subir no terraço do Palazzo Madama porquê a gente tem uma vista 360º e é um dos melhores lugares para ver Turim do alto.

palazzo madama

Informações práticas sobre o Palazzo Madama :

Horário de funcionamento : Das 10 as 18h, fechado às terças.

Preço : 10€, grátis para menores de 18 anos e outras categorias. Por 3,50€ a mais dá para pegar um audioguia.

Mapa do Palazzo Madama :

Outros posts sobre Turim :

 

Eu visitei o Palazzo Madama gratuitamente, mas as opiniões dadas aqui são minhas e imparciais.

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e tem uma queda por Istambul e Tóquio.

Related posts

11 Comments

  1. Eliana C. Pereira

    Adorei conhecer esses lugares por dentro!!! Quando fui à Turim, não cheguei a entrar… E também estava nublado e não consegui ver os Alpes de nenhum lugar… Já vi que preciso voltar lá, hehe

    Reply
  2. Larissa Pereira

    Que lugar lindo, assim como toda a Itália, né? Não sabia que Turim já tinha sido capital do país, que coisa!
    Muito luxuoso o lugar, e a vista então, maravilhosa! Mais um lugar pra visitar!

    Reply
  3. Camila Lisbôa

    O Palácio é maravilhoso, mas não dá pra disfarçar… a vista é ESPETACULAR! Tem que deixar pro final mesmo, senão eu ficaria lá horas e horas e esqueceria de ver o resto ahhah

    Reply
  4. Ruthia Portelinha

    Países com patrimónios arquitectónicos riquíssimos como a Itália podem dar-se ao luxo de criarem museus como este. Lindo em cada detalhe. Adoro Itália, mas ainda não fui a Turim. Fiquei encantada com o seu entusiasmo….
    Abraço

    Reply
  5. Alessandra Fratus

    Que maravilha, Paula! Sou suspeita pra falar, porque amo a Itália de paixão – tá no sangue -. Amei as dicas e você tem toda razão: terminar com uma bela vista é fechar com chave de ouro qualquer passeio, né?! Amei!

    Reply
  6. Mayte Scaravelli

    Paula, eu já li todos os seus posts de Turim e eu adorei a maneira como escreve e descreve os locais. Já adorei Turim e estou muito animada com todos esses palácios que vou encontrar.

    Parabéns pelos posts, adorei!

    Reply

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *