Os Melhores Museus de Turim

museus de turim

Antes mesmo de visitar a cidade, eu já tinha uma lista com os melhores museus de Turim. Eu adoro visitar museus, e sempre que vou a alguma cidade eu sempre procuro visitar alguns. Em Turim, eu não visitei alguns, mas sim vários dos museus de Turim porquê uma das vezes que estive na cidade era inverno, e queria coisas para fazer em lugares fechados, e resolvi conhecer vários museus na cidade.

Museus de Turim

Essa lista com os melhores museus de Turim é apenas minha opinião, mas eles são também os maiores museus da cidade e os mais visitados, então não fui a única a achar que eles são os melhores museus de Turim.

Museus de Turim

Os melhores museus de Turim

Palácio Real

Turim foi a capital da Itália, e como tal tinha corte e palácios, aliás pouca gente sabe que em Turim e arredores há mais de 20 palácios reais da Dinastia de Savoia, sendo o principal deles o Palácio Real.

O Palácio Real tem uma sala mais incrível que a outra, mas o que chamou mais a minha atenção foi a sala do trono, os apartamentos dos príncipes do Piemonte e dos duques de Aosta

palácio real de turim

Eu adoro visitar os museus de Turim porquê em geral eles são bem tranquilos e vazios, mas o Palácio Real é uma exceção, ele está sempre cheio mesmo em dias de semana, seja grupos de turistas ou excursões escolares, mas nem isso consegue apagar a beleza do lugar.

Museus de Turim

Dentro do palácio Real há uma galeria chamada de Armeria Reale, que é uma das mais completas coleções de armaduras que se tem conhecimento, além de armaduras europeias, tem também armaduras orientais como a de um imperador japonês e de samurais.

O que mais chama a atenção é a sala dourada com as armaduras, eu fiquei alguns minutos só admirando a beleza do lugar.

Museus de Turim

Museu Egípcio

Sem dúvidas o mais conhecido dos museus de Turim, é o segundo maior museu egípcio do mundo, perdendo apenas para o do Cairo. A maioria dos turistas que visitam a cidade escolhem ele como museu para conhecer.

Museus de Turim

São vários andares com objetos que contam a História do Egito, claro que as partes mais impressionantes são as múmias e sarcófagos mas também tem peças minúsculas menores que um dedo.

A Galeria dos Reis é na minha opinião a mais majestosa das galerias do Museu Egípcio, é uma sala com estátuas enormes dos reis, e é também a última sala a ser visitada se você seguir o itinerário recomendado do museu, eu já fui duas vezes e sempre saio boquiaberta de lá.

Museus de Turim

Galleria Sabauda

É mais um dos museus que do Complexo Real, que abriga as coleções de arte da Dinastia de Savoia e é um dos melhores museus de Turim para amantes do Barroco e de pintores flamengos.

O térreo é todo ocupado por quadros com motivos religiosos, e apesar de eu não curtir esse tipo de quadro, fiquei bem feliz de ver alguns quadros bem famosos por lá, sabe aqueles quadros que a gente conhece dos livros? Alguns deles estavam lá.

Museus de Turim

Museus de Turim

Achei os outros andares bem mais interessantes, é verdade que no dia que eu fui, tinha um andar todo fechado mas ainda assim achei a Galleria Sabauda incrível, com seus quadros de pintores como Rembrandt, Van Dyck e Jan van Eyck.

A Galleria Sabauda está entre as pinacotecas mais importantes da Itália, e por estar em Turim ela também abriga uma coleção grande de Arte Piemontesa. Eu tinha lido que as pessoas costumam passar até 1:30h lá dentro, mas acho pouco porquê há muitos quadros nos andares superiores e alguns são bem grandes como esse da foto.

palazzo madama

Palazzo Madama

O Palazzo Madama é a sede do Museu Cívico de Arte Antiga de Turim. O prédio tem cinco andares, e cada um você pode ver um tipo diferente de arte, o quinto e último andar na verdade é uma varanda panorâmica de onde se pode ter uma vista de 360º de Turim.

palazzo madama

O primeiro andar é na minha opinião o mais bonito, são salas no estilo Barroco que a gente nem sabe direito pra onde olhar de tantos detalhes, sabe aqueles lugares cheio de ouro e pinturas que mesmo a gente achando um tanto exagerado é lindo?

palazzo madama

Outra parte que adorei foi o segundo piso com artes decorativas, com porcelanas de vários lugares diferentes e uma exposição especial para as porcelanas italianas, separadas por regiões, tem peças do Piemonte a Sicília.

Museus de Turim

MAO – Museu de Arte Oriental

Um dos meus museus favoritos em Turim! Antes de ir, achei que seria um museu pequeno com algumas amostras de Arte Asiática, mas estava muito enganada! É um dos melhores museus do tipo que já fui na Europa!

museu de arte oriental

O MAO como é chamado, tem vários andares e é bem diverso, tem muitos elementos do Sudeste Asiático, da China, do Japão e mesmo de alguns países asiáticos que não estamos tão acostumados a ver nas exposições como Laos e Paquistão. Fiquei bem feliz de ver também uma galeria apenas de arte indiana, raramente os museus de arte asiática englobam esse país.

Museus de Turim

A galeria do Japão ocupa um andar inteiro com várias salas, há exposições das gravuras japoneses, de armaduras de samurai, e muita coisa sobre caligrafia, é um dos mais requintados museus de arte asiática fora da Ásia que eu já fui, em vários momentos essa parte do Japão me lembrou alguns museus que visitei em Tóquio.

Como o museu é oriental, tem também uma parte sobre arte islâmica no último andar do prédio, tapetes persas, cerâmicas turcas e um pouco sobre caligrafia árabe com alguns exemplos de Alcorões antigos.

Museus de Turim

Museu do Cinema

Ele fica dentro da Mole Antonelliana e é um dos mais visitados justamente por isso, muita gente aproveita a visita a Mole e compra o bilhete casado para o Museu do Cinema. É o segundo museu mais visitado de Turim, perdendo apenas para o Museu Egípcio.

Ele traça a história do cinema, inclusive os antecedentes do que conhecemos por cinema hoje em dia, como o teatro de sombras por exemplo. Minha mãe conta que quando ela era criança, costumava faltar energia com mais frequência e nesses momentos ela brincava de fazer sombras nas paredes, o que eu nunca poderia imaginar é que nesse jogo de luz e sombra nasceu o cinema.

Além de falar do cinema e de filmes, tem toda uma parte mais científica, com explicações sobre luz, sobre lentes e o impacto do cinema na sociedade, coisas que não parecem tão óbvias num primeiro plano, eu gostei de aprender um pouco mais sobre ótica e lentes e como as diferentes lentes mudam a maneira que vemos os filmes, essa parte é bem interativa e a gente pode ver e tocar em tudo.

Museus de Turim

GAM

GAM é a sigla para Galleria Civica d’Arte Moderna e Contemporanea, um museu com peças dos séculos 19 e 20 e obras de artistas conhecidos como Picasso por exemplo. O museu conta com 45 mil obras, que claro não estão todas expostas divididas entre quadros, esculturas, documentos.

Museus de Turim

Quando fui, tinha uma exposição temporária sobre as cores e as emoções, com obras de Munch, Matisse e outros pintores conhecidos.

Eu sei que o GAM não está no topo dos cinco melhores museus de Turim, mas foi um museu que eu gostei muito por causa da tranquilidade que ele passou, passei parte de uma manhã lá, e estava bem vazio, pude passear com calma, olhar as coisas, fotografar, me ganhou nisso.

museo del risorgimento

Museo del Risorgimento

Vários dos museus de Turim estão em prédios que na verdade são palácios, e o Museo del Risorgimento é um deles, ele fica no Palazzo Carignano. O Risorgimento (ou Ressurgimento em português) é na verdade o nome do movimento que levou a Unificação Italiana, e esse museu traz documentos, armas, uniformes e tudo relacionado ao período.

Foi nesse museu que aprendi mais sobre a História Italiana, claro que não retrata tudo, até porquê fala da época da Unificação que ocorreu um tanto tardiamente em relação a outros países europeus, mas a gente pode aprender sobre grandes nomes como Cavour, Vittorio Emanuelle II e Garibaldi.

É uma pena que lá dentro as fotos sejam proibidas, porquê o lugar é lindo (é um palácio!). Quando eu fui, tinha uma exposição sobre um dos heróis italianos que conhecemos bem : Garibaldi, um dos heróis da Unificação Italiana 

 

Museus de Turim

Museu do Automóvel

Eu achava que não ia gostar dele, e achava que era o tipo de “museu de homem” mas me enganei. O Museu do Automóvel tem muito de História, de comportamento e de sociedade e principalmente relação da Itália ( e Turim em especial) tem com carro e com a Fiat em especial.

museu do automovel

Uma das partes mais visitadas é a galeria da Fórmula 1, e como não poderia ser diferente na Itália, há muitas peças da Ferrari e um pouco da história do esporte, e muitas fotos de pilotos, inclusive um macacão de um piloto brasileiro da Ferrari, que eu não consegui descobrir se era Rubinho ou Massa.

 

Outros posts sobre Turim

Mapa com os melhores museus de Turim 

 

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

10 COMENTÁRIOS

  1. Eu também adoro visitar museus! Esse post é sensacional! Me fez relembrar os que ja visitei e aquele sentimento saudosista (super gostoso) bateu e deu vontade de ver as fotos…
    Obrigada por passar essa sensação boa que é “viajar de novo” quando se volta de viagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.