Castelo de Lourdes : Museu dos Pireneus

castelo de Lourdes museu dos pireneus
Em Lourdes, além de todas as atrações ligadas a Santa tem também algumas atrações não religiosas como é o caso do Museu dos Pireneus que fica no alto de um castelo, o chamado Château-Fort que abriga o Museu dos Pireneus e conta um pouco sobre a vida dos habitantes dos Pireneus que são uma das principais cadeias de montanhas da Europa que atravessam a França, Espanha e Andorra.

O museu em sí já é bonito justamente por estar dentro de um castelo medieval, o castelo é fortificado e serviu de proteção para a cidade já que a  a cidade de Lourdes fica a uma média de 50 km da fronteira com a Espanha. Segundo a lenda Carlos Magno teria escolhido o castelo como uma das sedes do governo mas a realidade é que o castelo servia de defesa para o vale do Lavedan por ficar numa posição bem estratégica.

castelo de Lourdes museu dos pireneus

A parte francesa dos Pireneus estão localizados no sudoeste da França que é uma região que eu conheço muito bem, para quem chega pela primeira vez pode se espantar com a quantidade de montanhas e algumas mais altas podem conservar traços de neve mesmo durante o verão.

castelo de Lourdes museu dos pireneus

Dentro do museu você consegue ver muito como era a vida dos nativos dos Pireneus, eles mostram os detalhes das casas da região como elas eram a alguns séculos atrás e além de ser diferente por ser algo antigo, ainda vem a diferença por ser na montanha. No museu eles mostram tanto os Pireneus do lado espanhol como do lado francês e mostram muito da tradição do século 19 e 20 como por exemplo as velas de luto que eram usadas quando alguém falecia e tinha todo um ritual em torno disso.

castelo de Lourdes museu dos pireneus

A fauna dos Pireneus é bem diversificada e tem animais que não são tão familiares para nós como o urso dos Pireneus, lobos, raposas, e pequenos roedores. Uma coisa impressionante é a quantidade de aves de rapina que vivem nos Pireneus, além dos conhecidos águia, falcão e gavião existe também várias aves que sequer sei o nome em português que vivem por lá no alto das montanhas.

castelo de Lourdes museu dos pireneus

Do alto do castelo a gente tem uma vista incrível de toda a cidade, inclusive do Santuário de Lourdes. Como vocês podem perceber, fui num dia de tempo feio e não pude aproveitar muito a parte externa do castelo que possui um pequeno jardim botânico que não pude conhecer por causa da chuva.

castelo de Lourdes museu dos pireneus

A região dos Pireneus hoje abriga várias províncias na França e apesar de algumas diferenças, hoje em dia tudo é mais ou menos igual mas a pouco mais de cem anos haviam diferenças grandes entre os povos no que diz respeito a costumes, roupas, tradições…pessoas de vilarejos relativamente próximos tinha costumes bem diferentes porquê não se misturavam muito e não conheciam tão bem os vilarejos e regiões próximas, vale dizer que numa região montanhosa o transporte na época era bem complicado, não é como hoje que tem estradas e carros e a gente consegue ir para os lugares com facilidade. Aqui mostra as roupas tradicionais das pessoas do Béarn, uma região bem próxima da cidade de Lourdes

castelo de Lourdes museu dos pireneus

Além dos objetos de casa, ainda tem muitos objetos que contam como era a vida pastoril, e mostra por exemplo como era a fabricação de queijos na época, para quem não sabe a região dos Pireneus tem excelentes queijos e uma forte tradição em queijo de ovelha. O museu possui mais de 3 000 objetos e 2 000 documentos da época relatando o cotidiano da vida nos Pireneus.

castelo de Lourdes museu dos pireneus

Foi uma pena eu ter ido num dia de chuva, e não ter podido aproveitar toda a área livre em torno do castelo que tem uma vista bonita para a cidade e para as montanhas da região.

Os ingressos custam 7€ por adulto, crianças com menos de 6 anos não pagam e de 6 a 11 anos pagam 3,50€. Quando a gente vê o castelo no alto dá uma desanimada de subir mas a boa notícia é que tem elevador na recepção e não fica muito cansativo.

[quote font=”helvetica” font_size=”14″ font_style=”italic” bgcolor=”#” color=”#” bcolor=”#” arrow=”no”]Eu visitei o museu a convite da cidade de Lourdes, mas as opiniões são minhas.[/quote]

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.