O que Visitar em Lourdes

o que visitar em lourdes

Você pode até nunca ter ouvido falar da cidade francesa de Lourdes mas com certeza  conhece alguém chamada Lourdes, a popularidade desse nome no Brasil se dá em homenagem a santa que apareceu na cidade de Lourdes no sudoeste da França ainda no século 18.

O milagre de Lourdes e as aparições da virgem

Depois de várias aparições para a menina Bernadette, a “moça” finalmente se revelou dizendo “Eu sou a Imaculada Conceição” e depois disso o pequeno vilarejo que contava com apenas 4 mil habitantes nunca mais foi o mesmo.

o que visitar em lourdes

 

As aparições e milagres foram reconhecidos pelo Vaticano e a cidade virou um dos maiores centros de peregrinação dos católicos e a pequena Lourdes é a segunda cidade francesa que mais recebe turistas, perdendo apenas para Paris assim como em número de quartos de hotel.

É verdade que a maioria das pessoas que vão a Lourdes estão fazendo turismo religioso, eu arriscaria a dizer que 95% dos visitantes estão em peregrinação mas também é possível fazer outras atividades na cidade, eu resolvi incluir a cidade no meu roteiro pelo sudoeste francês e mesmo sem pretensões religiosas consegui conhecer a cidade.

o que visitar em lourdes

Santuário

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é a maior atração da cidade, ele foi construído em cima da gruta onde aconteceu as aparições, é na verdade um complexo com igrejas onde sempre há missas em diferentes idiomas, e alguma atividade religiosa e por isso mesmo tive um pouco de problema em fotografar a parte interna já que sempre tinha alguma missa.

O meu conselho é sempre chegar cedo porquê a quantidade de peregrinos no santuário é enorme e conhecer tudo leva algumas horas.

lourdes

Quando cheguei em Lourdes, fiquei chocada com a quantidade de lojas de artigos religiosos, é muita coisa e no começo não me senti muito a vontade vendo que a religião tinha se transformado num comércio e a cidade virado um shopping a céu aberto, só me senti melhor quando ví que o dinheiro ajuda muito as pessoas e como a cidade mesmo pequena tem uma boa infra-estrutura e é uma referência na locomoção de deficientes, as pessoas deficientes e doentes que vão em grupos de peregrinação recebem tratamento especial que pode incluir até hospitalização se necessário.

O que visitar em Lourdes além do turismo religioso 

o que visitar em lourdes

Pico do Jer e a vista de Lourdes

Outro lugar de Lourdes que eu gostei de visitar foi o Pico do Jer que é uma plataforma de observação numa das montanhas bem perto do centro da cidade. A gente sobe por um funicular e depois de pouco mais de 10 minutos saímos a 1000m de altitude para observar toda a cidade de Lourdes e uma parte dos Pireneus.

No alto há também uma gruta com visita guiada, trilhas para os turistas mais aventureiros e um bar/restaurante com mesinhas de madeira do lado de fora com uma vista linda, o restaurante é bem simples mas não deixe de pelo menos beber algo lá para sentar e admirar a vista da cidade e dos Pireneus.

Me chamou atenção a quantidade de aves de rapinas que observamos sobrevoando o Pico do Jer, além de águia e falcões tinha também outras aves que não conheço e que parecem ser bem comuns dos Pireneus.

o que visitar em lourdes

 

o que visitar em lourdes

Lourdes Plage

Para quem vai a cidade no verão, pode aproveitar para conhecer o Lourdes Plage que é mais uma dessas praias urbanas como muitas aqui na Europa. Lourdes Plage fica no lago de Lourdes e eles fecharam uma parte do lago para fazer uma piscina natural, tem também pedalinhos, quiosques com guarda-sol  e bar e restaurante próximo do lago.

Eu fui num final de tarde e estava bem cheio para uma cidade como Lourdes, e a vontade de tomar banho foi muito grande, só não arrisquei porquê imaginei que a água estaria fria para meus padrões.

lourdes

Museu dos Pireneus

Outra atração para quem quer fugir da parte religiosa, é o château-fort de Lourdes que abriga o Museu dos Pireneus, o museu fica nesse castelo bonito e conta um pouco da história e tradição dos povos que habitam a região dos Pireneus. Além do museu há também um pequeno jardim botânico no local e do alto da torre do castelo é possível ter uma excelente vista do Santuário e da cidade de Lourdes.

o que visitar em lourdes

 

Leia também : Hospedagem em Lourdes

o que visitar em lourdes

A procissão

Em Lourdes eu fui assistir a procissão das tochas, que é um momento lindo com os fiéis segurando tochas iguais a essa aí acima que são vendidas em todas as lojas de artigos religiosos. A procissão começa as 21h mas se você quiser pegar um lugar bom na parte de cima do Santuário para assistir tudo eu recomendo que vá um pouco antes das 21h.

A procissão sai do lado da gruta onde aconteceu a aparição da santa e sobe fazendo o percurso do Santuário e volta para a frente da igreja, durante o percurso eles rezam o terço em várias línguas e quando eu estava lá eles rezaram mesmo em chinês!

o que visitar em lourdes

 

O ápice da procissão é o final quando todos os fiéis com suas tochas chegam a praça principal do Santuário e rezam juntos. Como eu fui no mês de agosto que é verão e anoitece tarde, pude ver o sol se pondo e as tochas iluminando o caminho dos peregrinos.

Como eu fui fotografar, eu fiquei durante toda a procissão, mas se você não curte muito procissão, pode ir só no final para ver os peregrinos chegando com as tochas.

o que visitar em lourdes

 

Independente da sua religião, Lourdes é um lugar de fé e foi a fé que transformou a cidade no que ela é hoje, Lourdes recebe mais de 6 milhões de turistas por ano mesmo sendo uma cidade de 15 mil habitantes!

Para vocês terem uma ideia, 6 milhões é a mesma quantidade de turistas que o Brasil recebe em anos normais. A cidade que era apenas um vilarejo se transformou num pólo de turismo que abriga turistas de uma infinidade de países e mesmo turistas de países onde você não imagina que exista católicos.

lourdes

Gruta dos milagres

Quando passei na gruta estava acontecendo uma missa e percebi que a missa era numa língua que eu não entendia e lembrei que na véspera o pessoal do turismo dizia que havia um grupo de cristãos do Iraque e era incrível ver aquele povo de uma cultura tão distante da nossa, de um país com uma maioria com outra religião estarem ali cantando e rezando para Nossa Senhora de Lourdes.

Havia também vários grupos asiáticos da China e do Japão e alguns que não consegui saber exatamente mas tinham traços da Índia ou Sri Lanka e pude ver que a maioria estava em viagem de peregrinação.

lourdes

Uma coisa que achei incrível na cidade foi a forma como eles estão preparados para atender pessoas doentes e com deficiências, quando cheguei na cidade vi vários jovens empurrando carrinhos com pessoas doentes, idosas ou com alguma deficiência e quando fui na recepção do santuário eu ví que existem vários serviços para que todo mundo possa disfrutar da cidade.

Há diversos abrigos com médicos e aparelhos que podem receber pessoas com vários tipos de doenças inclusive quem sofre de insuficiência renal. Para mais informações sobre como ir a Lourdes e como receber ajuda se você precisar de cuidados especiais eu recomendo procurar o site de Santuário.

lourdes

 



Booking.com

 

[quote font=”helvetica” font_size=”14″ font_style=”italic” bgcolor=”#” color=”#” bcolor=”#” arrow=”no”]Eu visitei Lourdes a convite da secretaria de turismo da cidade, mas as opiniões expressadas são minhas e imparciais[/quote]

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

17 COMENTÁRIOS

  1. Nossa, passada que é a segunda cidade que mais recebe gente na França!!!
    Caramba, que surpresa!

    Bem, eu adoro cidades pequenas e cheias de histórias para contar, e como sou católica Lourdes seria um destino que aproveitaria. E esse museu dos Pirineus que demais, hein?

    Beijos

  2. Gente, que cidade linda!! Não sabia que era tão visitada assim! O Santuário deve ser maravilhoso! Também adorei a praia urbana, que vontade de ir pra lá! Eu nem imaginava que Lourdes era assim, muito obrigada pelas dicas!
    Ah, e parabéns pelas fotos, estão lindas!

  3. Obrigada pelas dicas Paula, estarei em Lourdes em maio com minha mãe. Gostaria de saber a melhor forma de se locomover na cidade, minha mãe não consegue caminhar muito. Um beijo do nordeste para você!

    • Keila

      dá para fazer praticamente tudo a pé, mas no caso da sua mãe talvez seja melhor alugar uma cadeira de rodas ou algo do tipo (se vcs estiverem sem carro) eu sugiro que você entre em contato com o pessoal do santuário, porquê eles tem muita experiência com esse tipo de coisa, eles serão a melhor pessoa pra ajudar vcs!

      Beijo!

  4. Oi, Paula!
    Há transporte público do centro de Lourdes para o funicular do Pico do Jer e para o Lago de Lourdes? Olhei no mapa e parece que estão um bocadinho distantes do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes. Irei sozinha à Lourdes agora em abril e estarei à pé.
    Beijos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.