Museum of London Docklands

Museum of London Docklands

museum of london docklands

O Museum of London Docklands é o museu que conta toda a história da região das docas, e consequentemente boa parte da história comercial do Reino Unido, todo o mercantilismo dessa grande potência que já teve o maior império do mundo. A região das docas fazia parte do porto de Londres, que já foi o maior porto do mundo durante a época imperial, e a principal via de chegada e escoamento das mercadorias do Reino Unido durante séculos, e é justamente sobre todo esse comércio que fala o museu.

museum of london docklands

Assim que cheguei, a recepcionista me perguntou se eu conhecia o museu, como disse que não, ela me recomendou pegar o elevador e subir até o último andar e começar a visita nesse sentido, eles começam mostrando os navios que passavam pelo Tâmisa, e há muitos documentos, fotos, roupas dos comandantes e um filme que passa o tempo todo com imagens dos barcos da época.

museum of london docklands

O Museum of London Docklands fica em Canary Wharf, que é um dos centros financeiros da cidade com seus arranha-céus, como não poderia deixar de ser, é na área das docas, e da janela do museu você vê uma parte da Docklands, claro que essa parte não é tão ativa como na época que o porto funcionava a todo vapor, mas ver a região onde tudo isso aconteceu é bem gratificante.

museum of london docklands

Ainda na parte de cima, eles mostram as principais rotas marítimas que o Reino Unido fazia, principalmente durante a época mais importante de comércio do chá, com os países asiáticos. Tudo isso é contado com áudios e objetos da época e  representações de barcos. Eu demorei muito tempo até conhecer esse museu, a verdade é que não imaginava que ele fosse tão interessante, eu sabia que contava a história da região, mas não sabia que era assim o motor da produção comercial do Reino Unido.

museum of london docklands

Para mim, a galeria mais impressionante foi a London, sugar and slavery (Londres, açúcar e escravidão) retratando um pouco do horror da escravidão. O Reino Unido vendeu e comprou muitos escravos que eram usados na mão de obra da lavoura açucareira (mais ou menos como no Brasil) mas a diferença é que os escravos iam para as antigas colônias caribenhas ( Jamaica, Dominica, Barbados etc..)

museum of london docklands

O que gostei no museu foi que eles mostraram algo bem raro : mostraram que os africanos já viviam em sociedades extremamente organizadas, e que haviam sua arte, história e esquema político. Também mostraram o efeito nefasto da escravidão e como os descendentes de escravos até hoje colhem os resultados devastadores, e como a população de Londres é extremamente mestiça.

museum of london docklands

museum of london docklands

Outra galeria bem interessante é a Trade Expansion, mostrando como o Reino Unido sempre foi um lugar de comércio, e quem diz comércio diz obrigatoriamente navegação, e no caso de Londres a navegação se dava pelo Rio Tâmisa. Já falei que o Porto de Londres foi o maior do mundo, o engraçado é que para muitos de nós, porto faz pensar em mar, e Londres está a uns 60 km do mar, o porto ficava no Tâmisa mesmo, e servia de ligação entre o Tâmisa e o Mar do Norte.

museum of london docklands

Na Sailortown, a gente passa por umas ruas estreitas que é como era certas partes de Londres na época, Sailortown ficava bem perto das docas, mais ou menos onde é Wapping hoje em dia, e era como o nome diz “a cidade dos marinheiros” lá eles encontravam bares, diversão e lojas especializadas em artigos marinhos. Como os marinheiros viajavam, eles terminavam conhecendo muita coisa diferente, e traziam para a região animais, e outros artigos “exóticos”.

museum of london docklands

museum of london docklands

O museu termina mostrando como é a atualidade na região das docas, mostrando como essa região é atualmente e mostrando quais são as atrações da cidade na região. Docklands que teve o seu passado comercial, hoje é basicamente uma região residencial tranquila (com exceção da parte de Canary Wharf)

Informações práticas sobre Museum of London Docklands :

Horário de funcionamento : Das 10h as 18h.

Preço : Grátis.

Transporte : A estação mais próxima é a West India Quay.

 

Outros museus em Londres :

Planeje sua viagem e aproveite as ofertas dos nossos parceiros

Pesquisa de voos baratos: Pesquise e compare voos no JetRadar

As melhores ofertas de hotéis estão aqui: Booking.com

Se você prefere viajar de trem: Rail Europe

Aluguel de carro: As melhores tarifas para alugar um carro

Ônibus Turístico no mundo todo: Big Bus Tours

Reserve os ingressos para atrações e tours guiados: Ingressos corta fila para atrações no mundo todo

Prepare a sua viagem com os guias: Planeje já sua viagem!

Seguro de viagem, simples e flexível: Comprar, prolongar e requisitar online

A cada vez que você reserva pelo meu blog, eu ganho uma pequena comissão que ajuda a manter o blog, obrigada!

About The Author

Uma menina baiana morando em Londres, apaixonada por cosméticos, e por viagens.. Adora viajar e falar sobre cabelo, por isso decidiu ter dois blogs: Um para cada paixão.

Related posts

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *