Site icon No Mundo da Paula

O que Fazer em Brno, República Tcheca

o que fazer em brno

Brno é a segunda maior cidade da República Tcheca. Eu não sabia o que fazer em Brno, aliás nunca tinha ouvido falar na cidade até ter a ideia de passar um dia por lá no meio de um roteiro pela Europa Central.

Eu tinha decidido que no nosso segundo dia em Bratislava iríamos fazer uma day trip, já que depois iríamos a Viena e voltaríamos para Bratislava, ou seja tinha bastante tempo em Bratislava e eu queria visitar os arredores.

A capital eslovaca é a única capital européia a fazer fronteira com dois países diferentes : Áustria e Hungria, o que facilita as viagens de apenas um dia.  

O que fazer em Brno

Onde fica Brno?

Brno fica na República Tcheca, mas já perto da fronteira da Áustria, da Eslováquia e não muito longe da Hungria e da Polônia. 200 kms separam Praga de Brno.

Pesquisei sobre algumas cidades que fossem até 2 horas de transporte de Bratislava, e de todas foi Brno na República Tcheca a escolhida, até mesmo porquê já conhecemos Budapeste e Praga e todas elas ficam a mais de duas horas e é impossível ver tudo num só dia.   

Brno é a segunda maior cidade da República Tcheca, e a capital da região da Morávia, reputada por ser uma cidade universitária. Como estive lá durante as férias de verão não pude ver muitos jovens e nem as festas das quais ouvi falar.

Catedral de São Pedro e São Paulo

Assim que a gente chega em Brno, a gente vê logo a catedral. Ela, a catedral de São Pedro e São Paulo é certamente o ponto turístico mais famosos de Brno.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

A catedral de estilo gótico com suas torres altíssima pode ser vista de fora da cidade, aliás a medida que a gente vai se aproximando da cidade o ponto mais fácil de distinguir é a catedral.  

Apesar da parte de fora ser em estilo gótico, a Catedral de São Pedro e São Paulo por dentro é…barroca!      

Relógio astronômico de Brno

Para mim isso parece mais uma bala de fuzil! Foi o pensamento que tive quando descobri que se tratava de um relógio astronômico. Todos os dias as 11h da manhã, o relógio solta um bola de gude por um dos quatro orifícios, quem pegar pode guardar a gude como lembrança de Brno.

Cabbage Market

O Cabbage Market é o mercado central da cidade, no dia que fui tinha uma feira de frutas e legumes com algumas frutas que eu não conhecia. O preço tava muito bom, inclusive de frutas que não são tão baratas assim como é a cereja por exemplo.  

Moravian Museum

Esse é o segundo maior museu a ser criado no país, e o segundo maior da República Tcheca. É um museu contando sobre a região, quase como um museu etnográfico sobre a região da Morávia e a República Tcheca.

Castelo Špilberk

A cidade de Brno tem um castelo que fica no alto de uma colina. O castelo é um dos melhores lugares para fotografar Brno, lá do alto dá para ter uma bela vista da cidade.

O castelo que já moradia da nobreza da Morávia, foi também uma fortaleza militar, uma prisão, e hoje funciona um museu lá dentro. Ainda que você não entre, vale a pena pelo menos subir para ver o castelo de fora.

Ossuário de Brno

Você sabia que o segundo maior ossuário do mundo está em Brno? Muita gente já ouviu falar da Igreja dos Ossos de Kutná Hora na República Tcheca, mas pouca gente sabe que o ossuário de Brno é gigantesco.

Ele perde apenas para as Catacumbas de Paris. Mas de onde vem tantos ossos? Ninguém sabe exatamente, uma vez que isso foi descoberto apenas recentemente, nos anos 2000 e que abriu ao público apenas em 2012.

Acredita-se que esses ossos tenham sido retirados de um cemitério (para esvaziar e dar espaço para outras covas) e enterrados novamente no centro de Brno.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

Tomar uma cerveja

A Rua Dominikanska é um lugar cheio de bares, e é provavelmente onde você vai tomar a cerveja mais barata da Europa. A cerveja na República Tcheca as vezes chega a ser mais barato do que água! Sério mesmo! E em Brno é ainda mais barato que em Praga.

Onde ficar em Brno

Vale muito a pena dormir pelo menos uma noite em Brno. Separei uma lista de hotel em Brno para você ver todas as possibilidades. Se preferir tem também apartamentos na lista, e a maioria tem cancelamento grátis.

Booking.com

Transporte em Brno

Como a parte turística d cidade é relativamente pequena, você provavelmente fará quase tudo a pé. Se estiver hospedado mais afastado do centro, pode pegar um bonde que está por todo canto em Brno, mas que achei um tanto confuso de entender.

Dinheiro em Brno

Como eu estava em Bratislava e Viena eu tinha apenas Euros, mas na República Tcheca a moeda ainda é a Coroa Tcheca. Alguns lugares turísticos até aceitam o Euro mas claro com uma taxa de câmbio bem favorável a eles.

Vale mais apenas sacar um pouco de coroas tchecas ou perguntar antes no restaurante por exemplo se aceitam cartão de crédito, em Londres dá para pagar com cartão até um chiclete mas em Brno eu fui num restaurante que não aceitava.

Roteiro de viagem incluindo Brno

Brno raramente é uma primeira opção para uma viagem, mas pode ser facilmente encaixada numa viagem tanto saindo de Praga como dos países vizinhos.

Vai depender do seu tempo, dá para encaixar numa viagem de Ostrava, Cracóvia, Praga e Budapeste. Ou mais algo pra Áustria e Eslováquia, com Viena e Bratislava. As possibilidades são muitas, e vai depender do seu tempo disponível e vontade.

Como chegar em Brno

Avião

Brno tem um aeroporto internacional, pequeno mas tem voos da Ryanair e da Smartwings. Alguns voos sazonais também, mas nada muito importante.

Trem

A maioria das pessoas chegam na cidade de trem, vindas de outras cidades. A estação central de Brno tem trens para a República Tcheca e para os países vizinhos, incluindo um trem noturno para Berlim.

Ônibus

Foi a maneira que eu escolhi para ir de Bratislava para Brno. Pegamos um ônibus da Eurolines, a viagem durou 1:45h e custou 16€ ida e volta. Além da Eurolines há umas duas empresas tchecas que fazem o percurso, com várias saídas durante o dia.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile