O que fazer em Viena e o que Visitar

o que fazer em viena
foto : Shutterstock por LaMiaFotografia

Viena, a capital da Áustria, vai literalmente tirar o seu fôlego. Afinal, opções de passeios e visitas a pontos turísticos não faltaram para a sua viagem!

Por isso, é importante que ao visitar Viena você não esteja com o tempo apertado. Há muito o que se fazer pela cidade! 

A beleza de Viena encanta qualquer turista. Se perder em meio às igrejas, parques e pequenas ruelas da cidade dará aquele gostinho de quero mais.

Nos intervalos, você poderá tomar um café em um dos tantos cafés que existem pelo centro. Em sua maioria, são lugares confortáveis, pequenos e apaixonantes.

O centro da capital austríaca não é grande. Por isso, em pouco tempo você poderá conhecer tudo o que há pela região.

Cada detalhe da cidade exala beleza e riqueza cultural e histórica. 

Você está pronto para embarcar nessa viagem? Confira no post de hoje algumas dicas que separamos sobre os principais pontos turísticos de Viena.

O que fazer em Viena e o que Visitar

catedral viena
foto : Shutterstock por Maryna Stamatova

Catedral de Santo Estevão

A Catedral de Santo Estevão, também conhecida como Stephansdom é sede da Arquidiocese de Viena. E, como pode imaginar, é a principal e mais importante igreja da cidade.

A catedral começou a ser construída no início do século XII, e foi finalizada em meados do mesmo século. 

Ela é sem dúvida alguma uma das igrejas mais belas da cidade. Cerca de duzentos anos depois, sofreu muitas reformas, e adotou um estilo arquitetônico mais aproximado do gótico.

Se você quiser subir até o topo da torre, precisará subir mais de 350 degraus para chegar até o ponto mais alto! Mas pode ter certeza de que a caminhada valerá a pena.

A vista do alto é belíssima, e você poderá ver toda Viena de outro ângulo. Além disso, essa catedral tem um diferencial: o telhado é composto por telhas coloridas, o que foge do padrão gótico! Esse telhado colorido me faz lembrar a Igreja de São Marcos, em Zagreb.

Para subir até o topo, é necessário pagar, mas a entrada na catedral é gratuita!

mozarthaus viena
foto : Shutterstock por May_Lana

Mozarthaus Vienna

Se você aprecia música clássica, não pode deixar de conhecer a Mozarthaus Vienna, local que serviu de residência para ninguém menos do que Wolfgang Amadeus Mozart!

Mozart foi um gênio da música, que mesmo surdo, compôs movimentos belíssimos. O músico só viveu nessa casa durante três anos, no final do século XVIII.

Logo após sua saída, a casa foi convertida em um museu, que hoje expõe uma série de objetos pessoais do músico a fim de retratar melhor sua história.

Ao longo do museu, você poderá ver de perto objetos pessoais, partituras e ouvir alguns áudios de obras compostas por Mozart.

A entrada é de €11, mas não é permitido tirar fotos e nem gravar no interior do museu.

roda gigante viena

Wiener Riesenrad

Se você quiser se divertir um pouquinho em Viena fora dos museus e igrejas, existe a opção de visitar um parque de diversões!

A Wiener Riesenrad é na verdade uma roda-gigante com quase 70 metros de altura!

Embora seja apenas um brinquedo, é um símbolo importante para os moradores de Viena, já que representa o próprio distrito.

Ela fica localizada em frente ao principal parque da cidade, o Prater. Dentro do parque, existe um parque de diversão chamado Wurstelprater, que comporta um monte de brinquedos, atrações e até mesmo um museu de cera.

Ela foi construída no final do século XIX, e por alguns anos foi a mais alta do mundo, até que a High Roller de Las Vegas tomou o posto de maior roda-gigante já construída.

Vale a pena fazer uma visitinha ao parque, que é bem divertido. A roda-gigante tem um preço de aproximadamente €10, e a vista do alto é privilegiada!

cafe central  viena
foto : Shutterstock Giannis Papanikos

Café Central

Outro passeio que vale a pena fazer é visitar o Café Central, e podemos garantir que quando você entrar lá, sentirá que acabou de entrar em uma máquina do tempo.

Com uma arquitetura espetacular, o Café foi construído no final do século XIX, e personalidades como Peter Altenberg e Sigmund Freud foram frequentadores assíduos do lugar!

O lugar ficou tão famoso que mesmo em dias de semana ele fica cheio. Por isso, se você quiser visitar o lugar para se deliciar com os pratos da culinária local, com os diferentes sabores de café ou com as sobremesas, separe um tempinho logo cedo.

Porém, você também pode reservar o local! Recomendamos que você faça isso para conseguir um tempo de qualidade no café.

rua de compras viena
foto : Shutterstock por Kiev.Victor

Conheça Graben

Se você gosta de fazer umas comprinhas de vez em quando, visite a Graben, a rua mais famosa de Viena.

Lá você encontrará várias lojas com todos os tipos de produtos. Durante as pausas na caminhada, você pode parar em alguns dos cafés que ficam na região para apreciar um delicioso Apfelstrudel, uma torta de maçã típica da Áustria.

O mais legal é que essa rua atrai também algumas personalidades e artistas famosos. Vale a pena conferir de perto também a Pestsaule, também conhecida como a Coluna da Praga.

Ainda nessa rua você encontrará a Leopoldsbrunnen e a Josefbrunnen, duas fontes que embelezam ainda mais a rua.

opera de viena

Wiener Staatsoper

Outro lugar que você não pode deixar de conhecer ao visitar Viena é a Wiener Staatsoper, a Ópera de Viena. 

A Áustria é o país de origem de muitos dos maiores músicos heruditos que já passaram pela história. No final do século XIX, mais precisamente em 1869, a casa de ópera abriu as portas para o público pela primeira vez na história.

Mesmo que você não assista a um concerto, ainda assim vale a pena conhecer o prédio, que por si só já é um espetáculo à parte. 

Muita gente acha que assistir um concerto em um local desses é muito caro, mas isso não é verdade. Na realidade, comprando o ingresso com algumas semanas de antecedência dá para encontrar preços bem acessíveis, que podem variar também de acordo com o setor dentro da casa.

palacio belvedere

Palácio Belvedere

O Palácio Belvedere é, na verdade, um conjunto formado por dois palácios denominados Belvedere Inferior e Belvedere Superior.

Certamente é um dos pontos de Viena que não podem faltar no seu roteiro. Lá, você conhecerá de perto obras de arte famosas e poderá passear pelos belíssimos jardins que enfeitam a área externa dos palácios.

O palácio superior foi construído no início do século XVIII, e abriga algumas das principais obras de arte do mundo, inclusive de renomados artistas como Renoir, Monet, Van Gogh e Gustav Klimt. 

Para entrar no complexo formado pelos dois palácios, é necessário pagar, mas entrada nos jardins é de graça.

o que fazer em viena
foto :Shutterstock por LaMiaFotografia

Palácio Hofburg

O Palácio Hofburg é uma importante edificação de Viena, e fica localizado bem na região central da cidade.

Na verdade, a capital austríaca é cheia de palácios, mas esse é um dos mais importantes, já que é onde fica o presidente do país.

Ele começou a ser construído em meados de 1200 d.C, e ao longo dos anos passou por diversas reformas. Logo após a sua construção, serviu como residência para muitos monarcas e governantes da época.

Durante mais de meio milênio, esse palácio foi residência dos Habsburgo. Hoje, ele não é apenas um palácio, e sim um complexo formado também por igrejas, museus e a Biblioteca Nacional Austríaca.

Dentro do museu você também aprenderá bastante sobre a imperatriz Sisi, que não aceitava as ordens impostas pelo império, até que em 1898, quando tentou fugir, foi assassinada em Genebra.

Dentro do museu você poderá ver de perto muitos pertences da imperatriz, como roupas, retratos e outros objetos pessoais.

Palácio de Schonbrunn

Foi um dos palácios que mais gostei de visitar em Viena! Por fora ele é bem normalzinho pra um palácio, mas é por dentro que a gente vê a beleza dele. Uma outra parte que gostei muito foram os jardins.

Como eu fui pra Viena durante o verão, pude aproveitar para conhecer e explorar bem essa parte. Uma dica é você comprarem o ingresso antecipado corta fila para a visita. As filas estavam enormes, daquelas que pode levar horas.

heuringer austria
foto : Shutterstock por Nazar Skladanyi

Coma em um Heuriger

Heurigers são locais típicos da cultura austríaca, tipo uma taverna, sabe? São locais de arquitetura rústica que servem pratos típicos da culinária nacional, além dos famosos vinhos austríacos que são produzidos com as uvas plantadas no próprio local.

Você poderá encontrar um desses em praticamente toda a cidade, embora a maioria esteja concentrada no centro da capital.

Se você gosta de apreciar um bom vinho e música ao vivo, pode ser um excelente programa noturno! 

Você também pode optar por um beisl, parecido com os heurigers, mas um pouco mais simples. Além disso, você terá mais opções no cardápio!

o que fazer em viena

Museu Do Relógio

Localizado dentro do Palácio Obizzi e aberto em 1917, o Museu do Relógio é um dos pontos turísticos de Viena mais visitados.

Apesar de o museu só ter aberto as portas ao público em 1917, o prédio havia sido construído anos antes, mais precisamente em 1690.

O mais interessante é que o museu exibe todos os tipos de relógios já fabricados no mundo ao longo dos séculos. 

Lá você poderá ver de perto todo tipo de relógio já criado, como relógios de bolso, de pulso, os relógios tipo cuco, e até mesmo relógios que você nunca imaginou existir, como aqueles feitos a partir de velas de parafina ou então incrustados em molduras de quadros.

Um dos relógios mais incríveis já produzidos está exposto nesse museu. O relógio astronômico foi construído em meados de 1700, e seu diferencial é que além de mostrar as horas, mostra também em tempo real as órbitas dos planetas, a longitude dos dias e a data exata de eclipses, tanto os solares quanto os lunares.

Sempre que o relógio marca uma hora cheia, todos os andares do museu entram em sintonia. Muitos relógios emitem sons que formam uma verdadeira sinfonia. É um espetáculo que você não pode perder!

o que fazer em viena
foto : Shutterstock por Toni Genes

Torre do Danúbio

A Torre do Danúbio, localizada no Parque do Danúbio, é a torre mais alta de Viena, com mais de 250 metros de altura!

Do topo da torre, é possível ter uma vista panorâmica da cidade. De lá de cima, você poderá apreciar Viena de uma forma como nunca imaginou!

Além disso, você poderá apreciar literalmente em 360 graus. No topo da torre há um restaurante giratório, uma das atrações mais visitadas de Viena!

E se você tiver coragem sobrando, poderá aproveitar a torre para fazer um salto de bungee jump! Você encara mais de 250 metros de altura?

Apesar de a vista ser muito interessante, o local fica um pouco afastado do centro da cidade, por isso não é assim lá um lugar imperdível no quesito o que fazer em Viena.

O ideal é que você vá de carro até lá, podendo alugar um ou usar o serviço de um táxi ou Uber. Isso porque é necessário pegar um trem e depois um ônibus, e por isso a ida pode ser um pouco demorada.

Votivkirche
foto : Shutterstock por k_samurkas

Igreja Votiva 

A Igreja Votiva de Viena é uma das mais belas da cidade, construída em um estilo neogótico (e por isso dá para entender porque é tão bela e cheia de detalhes).

Essa igreja possui duas torres muito semelhantes com aproximadamente 100 metros de altura!

Ela não é bonita apenas por fora, mas por dento também. O teto da igreja é extremamente alto e foi projetado com muitos vitrais para que ficasse iluminada durante o dia.

O interior da catedral é contemplado ainda pelo altar da Virgem de Guadalupe e pelo sarcófago de Nikla Salm.

Destaque também para a Vela Bárbara, uma vela com mais de 4 metros de altura e com mais de 260 quilos! Se alguém acendesse a vela, poderia permanecer com a chama acesa por mais de um século!

transporte em viena

Transporte em Viena

Olha, eu não sabia que Viena era tão grande até começar a planejar minha viagem para lá. Viena tem ônibus, bondes charmosos, metrô e trem suburbano para você que precisa ir de um ponto pra outro da cidade.

O que eu mais usei em Viena foi no entanto o U-Bahn (metrô). Há um total de 5 linhas (U1, U2, U3, U4 e U6 – (reparou que falta a linha 5?) ninguém realmente sabe a real razão de não ter a U5.

Onde ficar em Viena

Viena é uma cidade muito maior do que eu imaginava, e levou um tempo até eu decidir onde ficar em Viena. Acabei optando pelo Novotel Wien Hauptbahnhof, que fica praticamente dentro da estação principal de Viena.

Além de estar coladinho na principal estação de trem de Viena, ele ficava super pertinho do Palácio de Belvedere também, uma grande atração de Viena.

Como ele fica coladinho na estação, não tive problemas de transporte, tinha várias linhas de metrô, e ainda trem. Para mim foi bem importante porquê além de Viena eu iria para outras cidades e ia passar muito tempo fazendo deslocamentos.

Clique aqui para ver todos os hotéis em Viena

castelo de bratislava

Passeios bate e volta saindo de Viena

De todos os passeios bate e volta saindo de Viena, sem dúvida algum o mais popular é ir para Bratislava, a pequena capital da Eslováquia. As duas capitais ficam a menos de 100 km de distância, e é muito simples ir de Viena para Bratislava.

Outra dica é conhecer Brno, a segunda maior cidade da República Tcheca. Dá para ir e voltar no mesmo dia, ou se você quiser pode esticar e dormir um dia em Brno sem problemas, a cidade é muito fofinha.

Uma outra ideia é conhecer Gyor já na Hungria. A cidade é uma opção para quem tem muitos dias em Viena e quer conhecer algo perto. Apenas 122 km separam as duas cidades, e dá para ir facilmente de trem.

viagem viena

Roteiro de viagem com Viena

As possibilidades são muitas! Viena é constantemente colocada numa viagem com Praga e Budapeste, numa espécie de triângulo das capitais da Europa Central, sabe?

Conhecer essas três capitais na mesma viagem é excelente se você tiver tempo suficiente, dá para ir de uma para outra seja de trem (tem muito trem noturno também!) ou de avião.

Outra possibilidade é juntar cidades de outros países, ai o céu é o limite! Pode adicionar Cracóvia na Polônia, outras cidades na Áustria como Linz e Salzburgo, e até mesmo Munique.

como é viajar na tap

Como chegar em Viena

Avião

Não há voos diretos entre o Brasil e Viena, então a solução mais prática é fazer escala em alguma outra cidade na Europa.

Já saindo de Portugal, não faltam opções de voos diretos. De Lisboa a TAP e a Austrian tem voos diretos. Do Porto, a Anisec opera alguns voos diretos semanais, e de Faro a Lauda opera juntamente com a Austrian.

como ir do aeroporto de schonefeld ao centro de berlim

Trem

A estação principal de Viena é uma estação enorme, e tem trens não só para a Áustria mas trens que chegam de vários outros países vizinhos.

Um exemplo são os trens alemães que ligam Viena as principais cidades alemãs como Nuremberg, Munique, Colônia, Frankfurt, Hamburgo e mesmo Berlim. Dentre os trens alemães, tem desde os noturnos a trens bala.

Entre os trens noturnos, tem inclusive trens que vão para a Itália ( Veneza e Milão) e ainda trens para várias cidades do Leste Europeu e até mesmo trens para Moscou!

Melhor época para visitar Viena

Viena é uma cidade fria, e tem invernos bem frios. Eu estive em Viena em pleno mês de agosto e andei de camiseta todos os dias, não tive nenhum problema de frio. A parte ruim é que durante o verão europeu, as atrações tendem a ficar mais cheias, por isso é importante comprar os ingressos para as atrações de Viena com antecedência.

E aí, ficou a fim de conhecer Viena? Por que não começa a planejar uma viagem para lá nas suas próximas férias? 

Se você gostou das dicas de hoje, deixe seu comentário abaixo! Não se esqueça também de compartilhar esse post em suas redes sociais e com outras pessoas que também queiram conhecer a capital austríaca!

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

8 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.