Site icon No Mundo da Paula

Alsácia : Cinco Cidades para Conhecer

Nunca neguei que a Alsácia é a minha favorita das regiões francesas, mesmo depois que a região se juntou com as regiões da Lorena e Champagne e mudou para o nome de Grand Est, eu continuo chamando-a pelo nome que conheci nos livros de História e depois onde viajei e conheci as cidades.

Se você lembra das aulas, sabe que a Alsácia e Lorena foram tomadas pela Alemanha e só muitos anos mais tarde foram devolvidas a França. Hoje, a Alsácia é bem parecida com a Alemanha em alguns pontos, tem casinhas que nos lembram a Alemanha, tem cidades com nomes alemão etc…

Isso não se dá apenas ao fato dela ter sido dominada pela Alemanha, a Alsácia faz fronteira com a Alemanha ( e também com a Suíça!) e na maioria das cidades, as pessoas que trabalham com turismo falam alemão.

 Cidades para conhecer na Alsácia

Estrasburgo

É a capital e cidade mais importante da Alsácia e também a porta de entrada para muitos, já que Strasbourg é uma cidade grande com grande rede de transportes. Foi também a minha primeira vez na Alsácia e onde me apaixonei por essa região. Até hoje tenho um carinho mais que especial pela Alsácia.

Quando a gente chega em Strasbourg acha que está na Alemanha e não na França! A influência do país vizinho é nítida nos prédios, na culinária e mesmo na língua!Uma coisa que fiz e que gostei foi o passeio de barco pelo canal, a gente consegue conhecer Strasbourg por um outro ângulo.

Uma coisa que remarquei em Strasbourg foi a grande quantidade de casas de chá e docerias na cidade, numa quantidade muito mais importante que no resto da França, arrisco a dizer que as pessoas da cidade tem uma queda por doces! Strasbourg foi uma cidade onde sai andando sem rumo, já que todo canto é super bonitinho.

Mulhouse

É meio que o patinho feio da Alsácia, mesmo sendo uma cidade de tamanho médio ela não recebe turistas como Strasbourg e Colmar. Eu mesma só coloquei Mulhouse no meu roteiro porquê adoro a região e queria conhecer o máximo possível. Mulhouse pode servir como base também para chegar até a Alsácia, uma vez que possui uma rede de transporte relativamente bem desenvolvida.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

Não tinha nenhuma expectativa em relação a Mulhouse e voltei de lá com uma outra impressão sobre a cidade, ela é sim bonita e tem seu charme, mesmo não estando entre as queridinhas da região eu curtir passar dois dias na cidade e voltaria certamente.

Na minha primeira noite, eu vi que tinha um mercado de Natal na praça principal de Mulhouse. Apesar de pequeno, tinha roda gigante, vinho quente, lojinhas com artesanato local e comidas típicas da Alsácia e de Natal, tudo isso com os prédios mais bonitos de Mulhouse ao fundo.

Uma das atrações de Mulhouse é o Museu do Automóvel, a cidade tem uma importante história automobilística com uma histórica fábrica da Peugeot que funciona até hoje.

Colmar 

Depois de Strasbourg, é a cidade mais visitada da região e tem um mercado de Natal bem famoso. Quando cheguei na cidade eu parecia não acreditar porquê Colmar apesar de ser uma cidade de porte médio ela tem ares de vilarejos com casinhas fofas.

Durante o mês de dezembro, a cidade fica lotada por causa do mercado de Natal de Colmar que é um dos mais famosos da França, se você for a Colmar durante essa época, reserve seu hotel com antecedência, do contrário vai encontrar tudo caro como eu encontrei.

La petite Venise

É uma região de Colmar com canais. Não seria justo dizer que é a parte mais bonita da cidade, porquê Colmar inteira é linda! Dá para a gente caminhar pela beirada dos canais, vendo as casas em estilo alsaciano, e no verão há pequenos barcos que fazem passeios nos canais.

Eguisheim

Embora cada ano um vilarejo novo ganhe o título de “vilarejo mais bonito da França” poucos ficaram tão famosos como Eguisheim. Ainda lembro que a primeira vez que eu vi as fotos de Eguisheim eu fiquei meio embasbacada e louca para saber onde era, e quando soube que era na Alsácia, eu não sosseguei até visitar.

Eguisheim me deixou boquaiberta quando cheguei, é muito bonito e muito tranquilo também. Eu fui num sábado durante o dia para ver o mercado de Natal e pude percorrer as poucas ruelas do vilarejo tranquilamente, e cada passo que damos dá vontade de tirar uma foto para tentar capturar a beleza do lugar.

Riquewihr

Embora Eguisheim seja o mais conhecido dos vilarejos incríveis perto de Colmar, Riquewihr é o meu favorito. Com seus pouco mais de 1500 habitantes, Riquewihr é um vilarejo super tranquilo durante a semana, mas que tem muitos visitantes durante o final de semana e especialmente durante a época natalina.

Riquewihr é um vilarejo medieval, e como tal é fortificado apesar de hoje os muros meio que se fundem com os outros imóveis da cidade. Outra coisa que eu adoro são os relógios da cidade, o mais famoso fica inclusive numa torre alta que era a entrada da cidade e data do século XIII.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

Mercado de Natal de Riquewihr

Eu estive na cidade durante o período do Natal, quando há um mercado de Natal e a cidade fica ainda mais bonita por causa da decoração. A desvantagem de ir nessa época é que Riquewihr fica lotada como você pode ver na foto! Parecia quase carnaval, e eu fui andando devagarinho e não pude curtir tanto a cidade quanto gostaria.

Rota dos vinhos

A rota dos vinhos da Alsácia é uma rota quase toda rural passando pelas plantações de vinha locais e por mais de 67 vilarejos alsacianos. Muitos desses vilarejos parecem saídos de um livro de contos de fada de tão bonitos que são e alguns deles foram escolhidos como o vilarejo mais bonito da França.

Mercados de Natal na Alsácia

Além de estar na fronteira com a Alemanha, a Alsácia pertenceu a Alemanha durante muito tempo, e é lá que tem os mercados de Natal mais famosos da França. Praticamente todas as cidades tem mercado de Natal e os mais famosos são os de Strasbourg e o de Colmar.

Como chegar na Alsácia

Avião

O aeroporto de Strasbourg e o de Basel (que fica perto de Colmar) atende a região e tem voos (inclusive low cost) de vários países da Europa. O aeroporto de Strasbourg é pequeno, e tem alguns voos com a Ryanair, e com a Volotea. Outra possibilidade é chegar pelo aeroporto de Basel que é um pouco menor, e fica na fronteira com a Alsácia.

Trem

Muita gente chega de trem saindo de Paris. Da capital francesa, dá para chegar em Strasbourg em apenas 2h de trem rápido. Além das inúmeras possibilidades de chegar na Alsácia de trem vindo de outras cidades francesas, ainda tem como chegar dos países vizinhos, há trens para Luxemburgo, Alemanha, Suíça e pasmem, para a Rússia!

Ônibus

Mesmo a viagem ficando mais demorada, tem quem viaje de ônibus. A Ouibus e a Flixbus tem vários trajetos nacionais e internacionais. De Flixbus as principais rotas nacionais para Strasbourg por exemplo saem de Paris, Lyon e Lille. Já as rotas internacionais são muitas, principalmente para a Alemanha, mas tem também Itália, Suíça, República Tcheca, Hungria, Eslováquia e Romênia.

Comida da Alsácia

Toda a região tem uma forte influência alemã, e isso se extende também a culinária local. Prepare-se para comer linguiças e salsichas variadas, inclusive chucrute é um dos pratos típicos alsacianos.

O meu prato favorito é esse ai, e se chama Flammekueche ou tarte flambée. Uma massa semelhante a massa de pizza fininha, onde se coloca creme frâiche, bacon e cebola na versão tradicional, mas pode colocar queijos regionais e outros ingredientes nas variações.



Booking.com

Mapa com as cidades na Alsácia

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile