Site icon No Mundo da Paula

Um Dia em Turim : O que Ver e Fazer

turim

Apesar de Turim ser uma cidade legal, com vários museus e palácios, muita gente passa pouquíssimo tempo na cidade. Na verdade, em se tratando de Norte da Itália, eu diria que 80% das pessoas preferem se concentrar em Milão e no máximo fazer um bate e volta até Turim, já que menos de 150 quilômetros separam as duas cidades e é possível sair de uma cidade e ir para a outra em 55 minutos nos trens rápidos.

Tudo bem que um dia em Turim é pouco para visitar a cidade, eu diria que um dia dá apenas para dar uma olhada, mas se esse é o seu máximo de tempo, dá para ver bastante coisa na cidade se você não se importar de não entrar e conhecer alguns museus e palácios por dentro.

Uma coisa que facilita é que Turim é uma cidade bem plana, deliciosa para se visitar principalmente na primavera, onde as temperaturas não estão baixas e nem muito altas. A cidade é plana e enxuta, dá para visitar as principais atrações sem usar nenhum transporte público.

Turim também é uma daquelas cidades “quadradas”, sabe? Com largas avenidas, onde só é preciso seguir reto quase o tempo todo, tomadas as devidas proporções, me lembrou Brasília e Tóquio que tem essas avenidas assim, certinhas e basta seguir reto, uma maravilha para turistas que se perdem facilmente como eu.

Esse roteiro de um dia em Turim é uma base do que fazer na cidade, e pode e deve ser adaptado de acordo com o gosto de cada um.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

Eu selecionei as principais atrações da cidade que podem ser vistas durante um dia, não adicionei museus, apenas coisas para ver do lado de fora mesmo já que o tempo é curto, mas quem realmente gosta e quiser visitar algum museu, pode ajustar e acrescentar um museu a visita.

Manhã em Turim 

Se você chegar de trem, provavelmente vai descer em Porta Nuova, que é a principal estação da cidade (prefira descer nela!) e quando você sai, já está no centro da cidade, de lá é só pegar a Via Roma e seguir reto.

A Via Roma é uma das principais avenidas comerciais da cidade, se o seu intuito é fazer turismo e também não perder a oportunidade de compras, é lá que você vai encontrar as principais marcas de fast fashion como Zara, H&M, Bershka e também lojas mais luxuosas como Michael Kors e Louis Vuitton.

Siga por baixo das arcadas, Turim assim como Bolonha é toda cheia de arcadas, dá para andar por todo o centro histórico por baixo dos pórticos da cidade. São 18 km de pórticos, dos quais quase 13 km são contínuos, e alguns lindamente decorados.

Quando você chegar na Piazza Castelo, estará bem no coração histórico de Turim e de frente para o Pólo Real, o complexo de prédios reais que engloba o Palácio Real, Galeria Sabauda, e alguns museus da cidade.

Para quem vai ficar apenas um dia em Turim, eu não recomendo visitar o Pólo Real (a não ser que você tenha bastante tempo) prefira conhecer a cidade do lado de fora. Se você tiver mais tempo e quiser visitar, o ingresso é unificado e um ingresso dá direito a visitar todo o complexo.

A catedral de Turim não é famosa e grande como a de Milão, mas ela tem a vantagem de abrigar uma das maiores relíquias cristãs : O Santo Sudário! Sim, aquele lençol que enrolou o corpo de Jesus fica numa capela especial dentro da Catedral de Turim.

Infelizmente o Santo Sudário não fica exposto, e só é possível ver o lençol nas raras exibições da peça que leva anos para acontecer. A catedral é dedicada a  São João Batista, que é o padroeiro de Turim.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

A catedral é o único exemplo de arquitetura sacra renascentista em Turim e tem o toque dos dois principais arquitetos da região : Filippo Juvarra e Guarino Guarini. Quem tem pernas fortes pode subir no campanário e ter uma das melhores vistas de Turim.

Pausa para almoço : Onde comer em Turim

Estão vendo esse resto de muro e as duas torres? Essa é a Porta Palatina, era a principal das antigas portas romanas da cidade que data do século I d.C.  e hoje é um dos resquícios da antiga cidade que se chamava Augusta Taurinorum.

Toda a região de Porta Palatina é uma área arqueológica, e além da torre é possível também ver o que sobrou de um antigo teatro romano. Sempre que passo por lá dá para ver que há escavações, por isso algumas partes são fechadas, é possível encontrar muita coisa no Museu Arqueológico que fica ao lado da Porta Palatina.

Siga a Via Po em direção a Gran Madre, cujo nome oficial é Chiesa della Gran Madre de Dio, que para mim é a segunda igreja mais importante de Turim, só perdendo para a catedral. Atravesse a ponte Vittorio Emanuelle I para tirar uma foto bem de pertinho.

Turim é banhada pelo Rio Pó, que também é o maior rio da Itália, e quando o clima está bom é uma delícia passear pelas margens do Rio Pó em Turim. Há uma espécie de calçadão e é possível caminhar tranquilamente, em alguns trechos dá até para chegar perto dos patos que nadam no rio.

Pode caminhar até chegar o Parco del Valentino, que é um dos maiores parques públicos da Europa, com uma grande área verde que fica lotada nos dias de sol, dá pra alugar bicicletas e até mesmo caiaques para navegar no Rio Pó. Também é nesse parque que fica o Castello del Valentino.

Esse roteiro básico de um dia em Turim cobre as principais atrações da cidade, não dá para conhecer tudo profundamente, é mais como uma pincelada mesmo, um resumo para quem está em Milão por exemplo, e quer aproveitar a a oportunidade de passar um dia em Turim.

Um dia em Turim 

Outros post sobre Turim :

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile