Site icon No Mundo da Paula

O que Fazer em Berlim e o que Visitar

o que fazer em berlim
foto : Shutterstock por TTstudio

Berlim é a bela e suntuosa capital da Alemanha. E ao contrário do que muitos possam pensar a cidade é bem arborizada ao ponto de ser considerada como uma das “mais verdes de toda a Europa”.

Estima-se que cerca de um terço de toda a sua área é composta por rios, florestas, parques e lagos. Terra da boa cerveja, Berlim é também lembrada pelo seu famoso festival de cinema, que geralmente ocorre em fevereiro.

Berlim é uma cidade bela e repleta de história e cultura que não se pode deixar de fora de qualquer bom roteiro pela Europa.

Então se você ficou curioso para descobrir e desbravar a capital alemã continue comigo, pois a partir do próximo tópico irei embarcar pelos seus principais pontos turísticos. Vamos lá?

O que fazer em Berlim e o que visitar

foto : Shutterstock por ptnphoto

Avenida Unter den Linden

Considerada a principal avenida da cidade e uma das belas. Ela possui cerca de 1,5 km e se estende desde a ponte Schlossbrücke (ou ponte do Palácio) até a Pariser Platz (onde se encontra o famoso Portão de Brandemburgo). 

Na época da divisão, a Avenida era considerada parte da Berlim Oriental devido a sua localização. Curiosamente, o seu nome surgiu do plantio de tílias (Linden), por volta de 1647 sob o comando do duque Friedrich Wilhelm, em toda a sua extensão. Por ora, o significado literal da praça é “Sob as tílias”.

foto : Shutterstock por frantic00

Zeughaus (Museu Histórico Alemão)

É exatamente nestas imediações que você encontra o famoso Museu Histórico Alemão, o qual se encontra abrigado no prédio Zeughaus, considerado o mais antigo da avenida construído entre os anos de 1695 e 1706 como arsenal.

No interior do museu você encontra a exposição permanente “A História alemã através de imagens e testemunhos” que conta com mais de 8.000 objetos que retratam a história do país em mais de 2.000 anos.

Ao lado do museu há um prédio novo e moderno que foi planejado pelo arquiteto Ieoh Ming Pei para abrigar algumas exposições temporárias.

Outro prédio encontrado perto do Museu é o Neue Wache (Nova Casa da Guarda) que foi erguido entre 1816 e 1818 para ser a casa dos guardas reais e que, desde 1931, se tornou um memorial que homenageia as vítimas da guerra.

Além disso, a fachada é considerada como uma das mais belas obras primas da arquitetura neoclássica projetada pelo arquiteto Karl Friedrich Schinkel.

foto : Shutterstock por lexan

Universidade Humboldt

Ao lado da Neue Wache você encontra uma das mais importantes universidades não só de Berlim como de toda a Alemanha: Universidade Humboldt. Ela foi fundada em 1810 como Universidade de Berlim pelo cientista Wilhelm von Humboldt como um pedido realizado pelo então rei Friedrich Wilhelm III. 

Ela teve diversos estudantes ilustres que se tornaram importantes para a história do conhecimento como, por exemplo: os filósofos Johann Gottlieb Fichte, Arthur Schopenhauer e G. W.F. Hegel, os físicos Albert Einstein e Max Planck e os fundadores do socialismo Karl Marx e Friedrich Engels.

Essa escolha de passeio foi muito pessoal. Humboldt vem de uma família de cientistas, e seu irmão mais novo é Alexander von Humboldt é um dos grandes geógrafos que eu mais admirei e estudei sobre.

Leia também : Tour sobre a Guerra Fria e o Muro de Berlim

foto : Shutterstock por Massimo Todaro

Ópera de Berlim

Em frente a universidade você encontra a Staatsoper Unter den Linden ou simplesmente a Ópera Estatal de Berlim considerada como a primeira e ainda mais importante construção teatral da cidade.

O seu edifício foi erguido por volta dos anos de 1741 e 1743, quando se tornou a primeira casa de ópera pública do país e a maior ópera do continente. Recentemente o seu prédio passou por uma reforma e agora oferece ao público grandes espetáculos, inclusive os clássicos.

foto : Shutterstock por Peter Moulton

Praça da Ópera (Bebelplatz)

Se você é um daqueles viajantes que gosta de se inteirar sobre o seu destino antes mesmo de organizar as suas malas provavelmente deve ter ouvido falar sobre um episódio ocorrido em Berlim que foi a queima de livros em uma praça, certo?

Pois bem, esse fato ocorreu em 1933 quando os nazistas e seus simpatizantes resolveram queimar os exemplares de livros que consideravam como “não-alemães”, incluindo as obras de Sigmund Freud e Karl Marx.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

Além disso é possível encontrar nesta praça um memorial do artista israelense Micha Ullman que, no chão conta com uma placa de vidro em que se permite observar uma sala subterrânea com várias estantes de livros vazias.

foto : Shutterstock por canadastock

Passeio de barco

Passeio de barco é algo que eu recomendo na maioria das cidades. Eu acho que é sempre uma maneira legal de ver a cidade por outro ângulo. Geralmente nesses passeios a gente vê as principais atrações.

Berlim é banhada pelo Rio Spree, e além de passeios no rio, há também a possibilidade passeio no canal. Se você for na época de tempo bom, é um super passeio.

Clique aqui para ver os melhores passeios em Berlim

Portão de Brandemburgo

Trata-se de um dos principais cartões-postais da cidade e que se encontra no Pariser Platz. Erguido durante o século XVIII ele permite o acesso à cidade. Durante a Segunda Guerra Mundial ele teve parte de sua edificação destruída e acabou ficando isolado com a divisão da Alemanha. Hoje a edificação está completamente reestrutura e recebe milhares de visitantes a cada ano.

O Portão simboliza o triunfo da paz sobre as armas. Ele possui aproximadamente 26 metros de altura e o seu estilo arquitetônico é o neoclássico. A estátua que se encontra na parte superior do portão é uma cópia do original que acabou sendo destruído com a Guerra.

Curiosamente, mesmo que o portão conte com 5 entradas, até o ano de 1918 só podiam passar pela passagem central os membros da família real e uns poucos afortunados.

Memorial do Holocausto em Berlim

Também conhecido como Holocaust Mahnmal é um memorial totalmente dedicado aos judeus que foram mortos na Europa durante o período nazista. O Memorial está situado a uma quadra do Portão de Brandenburgo.

A ideia de construção do Memorial surgiu em 1988, mas somente em 1999 é que o Parlamento Alemão aprovou a sua construção nas proximidades do Portão de Brandenburgo. Desta forma, as construções da edificação foram iniciadas em 2003 e finalizadas somente em 2005.

A construção do Memorial foi realizada em uma área com mais de 19.000 metros quadrados sobre a antiga parte da “faixa da morte”, quando ainda existia o muro de Berlim.

E não é só isso. O Memorial ainda conta com uma sala subterrânea com aproximadamente 800 metros quadrados conhecido como “Local da Informação” (Ort der Information, em alemão) que possui devidamente documentado a perseguição e o extermínio dos judeus, além de detalhes biográficos daqueles que foram as vítimas do Holocausto.

Catedral de Berlim

A bela e suntuosa Catedral de Berlim (Berliner Dom) é um dos pontos turísticos indispensáveis da cidade, além de ser considerado um verdadeiro cartão postal. A catedral está localizada as margens do rio Spree, na ilha dos Museus.

A catedral é a maior e mais importante igreja protestante da cidade, e que teve sua construção realizada entre os anos de 1894 e 1905. As suas imponentes cúpulas oferecem aos visitantes uma das melhores vistas de Berlim.

Antes de se tornar a grandiosa catedral, os seus alicerces mantinham uma pequena igreja barroca de 1747. Infelizmente no ano de 1944, a catedral sofreu com o bombardeio que acabou destruindo a cúpula e boa parte do seu interior. As obras de reconstrução só foram finalizadas em 2002.

Parlamento Alemão (Reichstag)

O Parlamento Alemão está situado no antigo edifício do Reichstag, ao lado da linha demarcatória do Muro de Berlim. A construção desse belíssimo edifício foi finalizada por volta do ano de 1894 e chegou a abrigar as forças políticas alemães, mas em 1933 acabou sofrendo com um incêndio e só foi reconstruído em 1956.

A cúpula foi redesenhada pelo arquiteto Norman Foster e oferece uma linda miragem para a cidade. Já no seu interior é possível conhecer a história do edifício e política alemã através de diversas fotos, inclusive a proclamação da república em 1918 realizada pelo político Philipp Scheidemann por uma janela do edifício.

Muro de Berlim

Como não falar de Berlim sem lembrar do famoso muro que separava a parte oriental da parte ocidental? Ele se tornou o símbolo da divisão política do mundo durante o período da guerra. O muro tinha cerca de 155 km de extensão e 3,5 metros de altura.

Ainda que boa parte tenha sido derrubada em 1989 é possível encontrar alguns trechos que contam com várias pinturas artísticas que expressam melhor a história.

E como o muro fica localizado na parte oriental de Berlim ele é conhecido pelo nome de East Side Gallery. E se você observar bem encontrará em diversas partes da cidade placas de ferro no chão que mostram por onde o muro passava.

AlexanderPlatz

Uma atividade para fazer em Berlim que vale a pena uma visita é certamente a visita da famosa Alexanderplatz, localizada no coração da cidade.

Cercada por prédios de escritórios, a praça consiste de várias instalações: um relógio mundial, uma fonte de amizade, hotéis para dormir em Berlim, um centro de congressos e uma torre impressionante.

Com seus 368 m de altura, a Torre de TV (aqui a linha de corte de ingressos) localizada atrás da estação de S-Bahn é uma das torres mais altas da Europa.

Se você tem a chance de comer em seu restaurante panorâmico (pegue seus e-tickets aqui) que gira sobre si mesmo, você descobrirá um panorama magnífico de toda a Berlim.

Torre de Televisão

O que fazer em Berlim para ter uma excelente vista da cidade? Suba ao topo da Fernsehturm, a torre de TV de 368m de Berlim, para admirar a capital vista de cima. Você pode até comer no topo como um restaurante panorâmico oferece a sua cozinha!

Quando você voltar para baixo, pense na Alexanderplatz, a praça que hoje é um ponto chave da cidade (estações de metrô, ônibus e trens, compras, etc …).

Coluna da Vitória (Siegessaule)

A coluna é um belo monumento erguido em 1864 para simbolizar a vitória obtida pela Prússia sobre a Dinamarca. Ela está localizada no meio do parque Tiergarten em uma rotatória conhecida como Grosser Stern (Estrela Grande), já que a mesma se assemelha a uma estrela de cinco pontas e que oferece o acesso facilitado a cinco ruas.

A estátua localizada ao alto da coluna é feita de bronze e possui cerca de 8,3 metros de altura e, felizmente, não sofreu nenhum prejuízo durante o período da guerra. Agora, se você não tiver problema com altura suba para observar a cidade do alto, algo em torno de 50,66 metros de altura.

Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie é o posto de fronteira mais conhecido da era da Guerra Fria em Berlim e uma testemunha emblemática da divisão política da capital.

Até a queda do Muro de Berlim, ele marcou a fronteira entre o Ocidente e o Oriente e continua sendo hoje um lugar imperdível em Berlim.

Topografia do Terror

Se durante todo o passeio por Berlim você ainda não se sentir satisfeito e desejar conhecer mais sobre a história do período da guerra não deve deixar de visitar a Topografia do Terror que é um museu que se encontra na antiga sede da Polícia Secreta, também conhecida como Gestapo. Neste espaço eram planejados e cometidos diversos crimes nazistas.

Neste espaço, que serve como um memorial é possível conhecer como eram praticados todos os horrores e atrocidades realizados pelos nazistas. Neste espaço você poderá apreciar uma exposição ao ar livre que, paralelamente, se estende pelo trecho remanescente do antigo muro de Berlim.

São diversos textos e fotos, artigos de jornal e documentos fixados nas ruinas de paredes que foram escavadas no porão do prédio da Gestapo.

Parque Tiergarten

Bem se depois dessa experiencia histórica você sentir necessidade de respirar um pouco nada melhor do que conhecer o Parque Tiergarten que é considerado o segundo maior parque da cidade com aproximadamente 2,1 quilômetros que se estende da Potsdamer Platz ao Portão de Brandenburgo, e segue para a estação Zoologischer Garten.

O seu nome significa “jardim dos animais” e, no passado, era um campo de caça utilizado pela realeza. Muitas das estruturas encontradas no parque reportam ao período do reinado de Friedrich I que compreende o período entre 1657 e 1713.

O parque é um espaço natural excelente para passear, contemplar a beleza do ambiente e até para fazer um piquenique. Além da Coluna da Vitória, no lado norte há o Palácio Bellevue que é a residência oficial do presidente da Alemanha.

Street Art

Berlim é definitivamente a capital para você ver muita arte de rua! Isso foi uma das coisas que mais gostei em Berlim, essa coisa urbana mas mais descontraída.

Tem street art em vários cantos da cidade, mas lugares como Kreuzberg, Bulowstrasse e East Side Gallery são lugares bem conhecidos por isso. Se puder, faça um tour de street art durante sua visita a Berlim.

Ilha dos Museus

A Ilha dos Museus (Museumsinsel), localizada em pleno rio Spree, possui cinco renomados museus mundialmente. Em 1999, a Ilha foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. O primeiro museu, Altes Museu, foi erguido entre os anos de 1823 e 1830 e exibe uma significativa coleção de antiguidades que reportam à Roma e a Grécia.

Já em 1859, foi aberto o Neues Museum (ou Museu Novo) que acabou sendo destruído durante o período da guerra e foi reaberto somente em 2009. Hoje ele abriga coleções que reportam a Pré-história, História Antiga, Egito Antigo e até mesmo o busto da famosa rainha egípcia Nefertiti.

O prédio da Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional Antiga) foi erguido entre os anos de 1867 e 1876 e teve sua fachada inspirada na Acrópoles de Atenas. As coleções disponibilizadas são de obras de artes que reportam a  diferentes períodos e escolas como o Impressionismo,  Biedermeier, Neoclassicismo e o início do Modernismo.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

O Bode-Museum (Museu Bode) ou antigo Kaiser Friedrich-Museum foi aberto em 1904. Em 2006 foi reaberto e hoje abriga uma coleção de esculturas que fazem parte da Arte Bizantina, e também uma coleção de moedas.

E, por fim, o Pergamonmuseum (Museu Pergamon) é o mais novo e mais visitado. O museu foi construído entre os anos de 1910 e 1930. Ele abriga uma considerável coleção de antiguidades gregas e romanas com destaque para o Portão do Mercado de Mileto, que foi construído no século 2 na cidade de mesmo nome.

Kreuzberg

Quando você visita Berlim, precisa ir a Kreuzberg, um dos bairros mais interessantes e emocionantes. Mostra uma grande diversidade urbana e as ruas são animadas sem parar.

Um verdadeiro símbolo da unidade de Berlim, você verá cruzando o rio Spree, o rio que separa Kreuzberg e Friedrichshain, o Oberbaumbrücke. Esta ponte e suas imponentes torres são classificadas como monumentos históricos.

Aqui você está agora em Kreuzberg, o bairro turco e punk de Berlim. É acima de tudo um lugar popular, repleto de estudantes. Para os seus passeios animados, não há lugar melhor: há muitos bares, clubes, e restaurantes. É aqui que toda a avant-garde de Berlim se encontra.

Fui em alguns restaurantes turcos em Kreuzberg, e também padarias. Por alguns minutos era como se eu estivesse em Istambul, comendo todas as delícias locais.

Leia também : Comidas típicas da Turquia

Panomaramapunkt

Quando vou a alguma cidade, sempre que posso eu tento visitar algum lugar com uma vista legal, além de bonito, a gente sempre termina tendo uma outra perspectiva do lugar. Berlim foi uma cidade que me encantou, e poder ver a cidade assim do alto foi uma excelente experiência.

A gente entra no elevador e, em apenas 20 segundos um dos elevadores mais rápidos que já ví te deixa numa plataforma, e já é possível ver algumas das principais atrações de Berlim.

A vista é de 360 graus e há duas plataformas : uma do 24º andar e uma do 25º andar que tem a vista ainda melhor do que a primeira, já de cara a gente vê todo o Tiergarten que é o principal parque de Berlim.

Ver a imensidão dele foi uma das coisas que me fez querer voltar para Berlim numa época de clima mais ameno para poder aproveitar mais da cidade e das áreas abertas.

foto : Shutterstock por Wondervisuals

Prenzlauer Berg

O bairro que era decadente da parte oriental de Berlim mudou depois da queda do muro. Prenzlauer Berg é hoje um distrito popular para artistas e jovens de trinta e poucos anos.

Você vai ver muitos cafés na região, como passei por lá num domingo frio, entrei em vários. Fachadas bonitas, lojas vintage, restaurantes e muita coisa legal para ver em Prenzlauer Berg.

Leia também : 100 Coisas grátis para fazer em Berlim

Compras em Berlim

A Alemanha de modo geral é um pouco mais barata que países como a França por exemplo. A minha última visita de Berlim, passei em algumas drogarias baratas para comprar cosméticos.

Outro lugar ótimo para compras em Berlim é a Galeria Kaufhof. Ela é uma loja de departamentos com vários andares, bem no centro da Alexanderplatz. Coisas de casa, roupa, sapatos, maquiagem, absolutamente tudo dá para comprar lá!

Outro lugar ótimo é a Kurfürstendamm. Nessa avenida você encontrará lojas como Forever21, Pull & Bear, H & M, Zara, …mas também algumas lojas mais sofisticadas como Lagerfeld, Valentino ou Yves Saint Laurent.

Mall of Berlin

O centro está em 3 andares, contém mais de 300 lojas. É super moderno com todas as fotos do centro comercial histórico que foi destruído durante a Segunda Guerra Mundial. Desça na estação de metrô Mohrenstraße para chegar lá.

Leia também :

Transporte em Berlim

Berlim é uma cidade bem servida de transporte. Ao mesmo tempo, a cidade é extremamente vasta e lugares interessantes estão longe um do outro. Por sorte, é bem tranquilo de entender o sistema de transporte de Berlim.

Eu aconselho você a comprar um bilhete por um dia ou 7 dias válido para U-Bahn, S-Bahn, ônibus, bondes e balsas. É muito mais barato do que comprar bilhetes de uso único.

Leia também : Como ir do aeroporto de Schonefeld ao centro de Berlim

Onde Ficar em Berlim

A boa notícia é que hotel em Berlim é bem mais em conta que em outras capitais europeias. Hotéis são mais baratos, vários inclusive mais baratos que em São Paulo.

Eu fiquei no Park Inn by Radisson Berlin Alexanderplatz, super bem localizado, bem no burburinho da Alexanderplatz e com facilidade de transporte para todos os cantos de Berlim.

Clique aqui para ver uma lista completa de hospedagem em Berlim

Booking.com

Passeios nos arredores de Berlim

Entre os principais passeios nos arredores de Berlim, temos Potsdam e Charlottengurgo. Algumas pessoas também gostam de fazer um passeio para Dresden. São passeios que duram o dia todo e que dá para ter uma visão diferente da região de Berlim.

Palácio de Charlottenburgo

Oficialmente o maior palácio de Berlim, o Castelo de Charlottenburg foi construído há mais de 300 anos. Localizado a cerca de 15 a 20 minutos do centro da cidade de Berlim, o palácio é um ótimo lugar para passear, especialmente em seus jardins bucólicos. Lembre-se de visitar o mausoléu, a sala de chá Belvedere e o NeuerPavillion, você não vai se arrepender.

foto : climate.org

Melhor época para visitar Berlim

Berlim tem clima continental e um inverno bem frio. Se você quer curtir Berlim na sua melhor época, vá entre maio e outubro!

Abro parênteses para falar do inverno. O mês de dezembro é um mês festivo na Alemanha, os melhores mercados de Natal estão na Alemanha e claro que Berlim não fica de fora.

Roteiro de viagem com Berlim

Berlim casa bem com uma viagem para Dresden, Leipzig ou ainda Hamburgo. Pode fazer uma viagem pelo Norte da Alemanha com partida ou ponto final em Berlim. É uma viagem que dá pra fazer tranquilamente de trem.

Como chegar em Berlim

Do Brasil, não há voos diretos para Berlim. Uma possibilidade é voar para Frankfurt com a Lufthansa, Latam ou Condor (já voei com eles saindo de Salvador!) e de lá pegar um voo interno até Berlim. Outra alternativa seria ir de trem.

Já de Portugal, Lisboa e Faro tem voos diretos para Berlim. Saindo de Lisboa, a Tap e a Easyjet oferece voos. De Faro, a Ryanair tem voos algumas vezes por semana.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile