Site icon No Mundo da Paula

O que Visitar em Lourdes

o que visitar em lourdes

Você pode até nunca ter ouvido falar da cidade francesa de Lourdes mas com certeza  conhece alguém chamada Lourdes, a popularidade desse nome no Brasil se dá em homenagem a santa que apareceu na cidade de Lourdes no sudoeste da França ainda no século 18.

O milagre de Lourdes e as aparições da virgem

Depois de várias aparições para a menina Bernadette, a “moça” finalmente se revelou dizendo “Eu sou a Imaculada Conceição” e depois disso o pequeno vilarejo que contava com apenas 4 mil habitantes nunca mais foi o mesmo.

 

As aparições e milagres foram reconhecidos pelo Vaticano e a cidade virou um dos maiores centros de peregrinação dos católicos e a pequena Lourdes é a segunda cidade francesa que mais recebe turistas, perdendo apenas para Paris assim como em número de quartos de hotel.

É verdade que a maioria das pessoas que vão a Lourdes estão fazendo turismo religioso, eu arriscaria a dizer que 95% dos visitantes estão em peregrinação mas também é possível fazer outras atividades na cidade, eu resolvi incluir a cidade no meu roteiro pelo sudoeste francês e mesmo sem pretensões religiosas consegui conhecer a cidade.

Santuário

O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes é a maior atração da cidade, ele foi construído em cima da gruta onde aconteceu as aparições, é na verdade um complexo com igrejas onde sempre há missas em diferentes idiomas, e alguma atividade religiosa e por isso mesmo tive um pouco de problema em fotografar a parte interna já que sempre tinha alguma missa.

O meu conselho é sempre chegar cedo porquê a quantidade de peregrinos no santuário é enorme e conhecer tudo leva algumas horas.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

Quando cheguei em Lourdes, fiquei chocada com a quantidade de lojas de artigos religiosos, é muita coisa e no começo não me senti muito a vontade vendo que a religião tinha se transformado num comércio e a cidade virado um shopping a céu aberto, só me senti melhor quando ví que o dinheiro ajuda muito as pessoas e como a cidade mesmo pequena tem uma boa infra-estrutura e é uma referência na locomoção de deficientes, as pessoas deficientes e doentes que vão em grupos de peregrinação recebem tratamento especial que pode incluir até hospitalização se necessário.

O que visitar em Lourdes além do turismo religioso 

Pico do Jer e a vista de Lourdes

Outro lugar de Lourdes que eu gostei de visitar foi o Pico do Jer que é uma plataforma de observação numa das montanhas bem perto do centro da cidade. A gente sobe por um funicular e depois de pouco mais de 10 minutos saímos a 1000m de altitude para observar toda a cidade de Lourdes e uma parte dos Pireneus.

No alto há também uma gruta com visita guiada, trilhas para os turistas mais aventureiros e um bar/restaurante com mesinhas de madeira do lado de fora com uma vista linda, o restaurante é bem simples mas não deixe de pelo menos beber algo lá para sentar e admirar a vista da cidade e dos Pireneus.

Me chamou atenção a quantidade de aves de rapinas que observamos sobrevoando o Pico do Jer, além de águia e falcões tinha também outras aves que não conheço e que parecem ser bem comuns dos Pireneus.

 

Lourdes Plage

Para quem vai a cidade no verão, pode aproveitar para conhecer o Lourdes Plage que é mais uma dessas praias urbanas como muitas aqui na Europa. Lourdes Plage fica no lago de Lourdes e eles fecharam uma parte do lago para fazer uma piscina natural, tem também pedalinhos, quiosques com guarda-sol  e bar e restaurante próximo do lago.

Eu fui num final de tarde e estava bem cheio para uma cidade como Lourdes, e a vontade de tomar banho foi muito grande, só não arrisquei porquê imaginei que a água estaria fria para meus padrões.

Museu dos Pireneus

Outra atração para quem quer fugir da parte religiosa, é o château-fort de Lourdes que abriga o Museu dos Pireneus, o museu fica nesse castelo bonito e conta um pouco da história e tradição dos povos que habitam a região dos Pireneus. Além do museu há também um pequeno jardim botânico no local e do alto da torre do castelo é possível ter uma excelente vista do Santuário e da cidade de Lourdes.

 

Leia também : Hospedagem em Lourdes

A procissão

Em Lourdes eu fui assistir a procissão das tochas, que é um momento lindo com os fiéis segurando tochas iguais a essa aí acima que são vendidas em todas as lojas de artigos religiosos. A procissão começa as 21h mas se você quiser pegar um lugar bom na parte de cima do Santuário para assistir tudo eu recomendo que vá um pouco antes das 21h.

A procissão sai do lado da gruta onde aconteceu a aparição da santa e sobe fazendo o percurso do Santuário e volta para a frente da igreja, durante o percurso eles rezam o terço em várias línguas e quando eu estava lá eles rezaram mesmo em chinês!

 

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

O ápice da procissão é o final quando todos os fiéis com suas tochas chegam a praça principal do Santuário e rezam juntos. Como eu fui no mês de agosto que é verão e anoitece tarde, pude ver o sol se pondo e as tochas iluminando o caminho dos peregrinos.

Como eu fui fotografar, eu fiquei durante toda a procissão, mas se você não curte muito procissão, pode ir só no final para ver os peregrinos chegando com as tochas.

 

Independente da sua religião, Lourdes é um lugar de fé e foi a fé que transformou a cidade no que ela é hoje, Lourdes recebe mais de 6 milhões de turistas por ano mesmo sendo uma cidade de 15 mil habitantes!

Para vocês terem uma ideia, 6 milhões é a mesma quantidade de turistas que o Brasil recebe em anos normais. A cidade que era apenas um vilarejo se transformou num pólo de turismo que abriga turistas de uma infinidade de países e mesmo turistas de países onde você não imagina que exista católicos.

Gruta dos milagres

Quando passei na gruta estava acontecendo uma missa e percebi que a missa era numa língua que eu não entendia e lembrei que na véspera o pessoal do turismo dizia que havia um grupo de cristãos do Iraque e era incrível ver aquele povo de uma cultura tão distante da nossa, de um país com uma maioria com outra religião estarem ali cantando e rezando para Nossa Senhora de Lourdes.

Havia também vários grupos asiáticos da China e do Japão e alguns que não consegui saber exatamente mas tinham traços da Índia ou Sri Lanka e pude ver que a maioria estava em viagem de peregrinação.

Uma coisa que achei incrível na cidade foi a forma como eles estão preparados para atender pessoas doentes e com deficiências, quando cheguei na cidade vi vários jovens empurrando carrinhos com pessoas doentes, idosas ou com alguma deficiência e quando fui na recepção do santuário eu ví que existem vários serviços para que todo mundo possa disfrutar da cidade.

Há diversos abrigos com médicos e aparelhos que podem receber pessoas com vários tipos de doenças inclusive quem sofre de insuficiência renal. Para mais informações sobre como ir a Lourdes e como receber ajuda se você precisar de cuidados especiais eu recomendo procurar o site de Santuário.

 



Booking.com

 

[quote font=”helvetica” font_size=”14″ font_style=”italic” bgcolor=”#” color=”#” bcolor=”#” arrow=”no”]Eu visitei Lourdes a convite da secretaria de turismo da cidade, mas as opiniões expressadas são minhas e imparciais[/quote]

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile