Site icon No Mundo da Paula

O que Fazer em Glasgow e o que Visitar

o que fazer em glasgow
foto : Shutterstock por Natakorn Sapermsap

Glasgow é a maior cidade da Escócia, mas não é a mais conhecida pelos visitantes. Muitas pessoas preferem visitar a capital, Edimburgo, em razão das suas características medievais.

No entanto, nesse post vou te dar bons motivos para colocar a cidade no seu roteiro de viagem, e te mostrar o que visitar em Glasgow.

Separamos algumas dicas incríveis sobre o que fazer em Glasgow durante um passeio. Descubra os principais pontos de interesse, conheça algumas dicas especiais e muito mais, tudo para que a sua viagem seja inesquecível e que você aproveite ao máximo a sua estadia.

Um pouco sobre Glasgow

A maior parte da população da Escócia vive em Glasgow, cidade que fica a apenas 1 hora de Edimburgo, capital da Escócia.. No passado, uma das principais marcas da cidade era a violência, além da decadência que se seguiu. Agora as coisas estão bem diferentes por lá. O lugar se transformou em um verdadeiro polo cultural.

Edimburgo é a capital, mas a maior cidade é Glasgow. Em sua zona metropolitana vivem mais de 40% de toda a população do país. Sem o charme medieval da capital, essa cidade oferece aos visitantes outros atrativos, em especial a sensação de uma vida mais real. 

Por mais que seja uma cidade grande, superpopulosa, Glasgow surpreende pela tranquilidade. A cidade é bem receptiva, tendo inclusive sido eleita como a cidade mais amigável do mundo pelos leitores do Rough Guides.

Por mais que alguns possam duvidar dessas pesquisas, os visitantes afirmam que a informação procede. Não sei se do mundo, mas quando fui a Glasgow eu realmente achei as pessoas bem simpáticas.

Onde fica Glasgow?

Glasgow fica na parte oeste da Escócia. Se você não sabe bem onde fica a Escócia, ela fica na parte cima da Inglaterra. Glasgow está perto da capital Edimburgo, e também da Irlanda do Norte.

O que fazer em Glasgow

Existe muito o que fazer em Glasgow e nós podemos provar. Essa é uma cidade grande, vasta em opções de atrações e pontos turísticos para os mais variados gostos. Seja para um passeio rápido ou estadia mais demorada, opções de lazer é o que não faltam.

Centro de Glasgow

A primeira parada, principalmente para aqueles que estão fazendo apenas um bate e volta, é o Centro de Glasgow. Vale a pena caminhar por essa região, que possui uma bela arquitetura e diversas opções em comércio, como lojas, bares e restaurantes. 

Muitas das ruas do centro são de trânsito exclusivo para pedestres, o que deixa a experiência ainda mais legal. 

foto : Shutterstock por Susanne Pommer

George Square

A praça George Square fica bem no centro da cidade. Da praça até as principais estações de trem – Central Station e Queen Street – são apenas 10 minutos de caminhada. Quem visita a cidade acaba passando pela praça sim ou sim, tendo em vista a sua posição dentro da cidade.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

A praça tem um valor simbólico para a cidade. No passado foi palco de diversas manifestações, protestos, eventos públicos e políticos, além de celebrações. No último mês do ano a praça recebe atrações de Natal.

foto : Shutterstock por JackWithGlasses

The Lighthouse

Os amantes de design e arquitetura não podem deixar de visitar o Centro Escocês de Design e Arquitetura, chamado The Lighthouse. O prédio é assinado pelo arquiteto e designer escocês Charles Rennie Mackintosh.

Então, se você queria saber o que fazer em Glasgow, agora já tem mais uma opção interessante. A entrada é gratuita, mas vale a pena consultar com antecedência a disponibilidade das galerias, que podem estar fechadas para eventos privados. 

foto : Shutterstock por Natakorn Sapermsap

Catedral de Glasgow e Necropolis

Dentro do bairro East End – sobre o qual falaremos a seguir – os visitantes encontram duas obras imperdíveis. Uma delas é a Catedral de Glasgow, considerada a igreja mais importante da cidade. A outra é a Necropolis, um cemitério construído sobre uma colina, com mais de 60 metros de altura.

O santo padroeiro da cidade, São Mungo, está enterrado dentro da igreja, que possui horário de visitação determinado. De acordo com a história, a construção está exatamente no local onde o santo construiu uma igreja, no passado.

Bem em frente está o cemitério, chamado Necropolis. São milhares de túmulos, de todos os formatos. Para quem não tem medo dos mortos, essa pode ser uma parada durante a visita à cidade. Do alto da colina é possível ter uma visão panorâmica da cidade.

foto : Shutterstock por Atosan

Gallery of Modern Art 

Em uma cidade marca pela cultura, não poderíamos deixar de incluir mais uma opção dentro do universo artístico. A Gallery of Modern Art (GoMA) é um museu, criado dentro de um prédio neoclássico, datado do século XVIII.

A entrada é gratuita, sendo possível apreciar exposições artísticas locais. Consulte a programação para saber se algo desperta o seu interesse durante a sua estadia na cidade.

Do lado de fora do museu está uma estátua toda especial. Trata-se de Duque de Wellington, montado em um cavalo. Por lá, é comum que essa estátua esteja sempre com um cone de trânsito na cabeça. 

O que começou com uma brincadeira de bêbados se transformou em uma tradição. As autoridades locais até tentaram evitar a brincadeira, removendo o cone e até mesmo planejando elevar a estrutura, para dificultar a inserção do objeto. Mas a população reagiu, afirmando se tratar de um costume local. 

foto : Shutterstock por Gordon Saunder

Merchant City

Essa é uma região central, ideal para caminhar, relaxar e aproveitar uma boa cerveja. No passado o Merchant City era especializado no comércio de tabaco, açúcar e algodão. Atualmente o espaço é conhecido como a zona “cult” da cidade.

Os bares, galerias e lojas foram construídos em galpões abandonados. As paredes possuem uma grande quantidade de grafite, deixando tudo mais personalizado. Vale a pena passar um tempinho por lá.

foto : Shutterstock por lou armor

West End

Quem quer sentir na pele o lado boêmio da cidade, deve conhecer o West End. A zona é mais jovem. Por estar bem perto do campus da University of Glasgow. Durante o dia é possível conhecer lojas, bares e restaurantes. O movimento maior, no entanto, é durante a noite.

Agora você já sabe o que fazer em Glasgow durante a sua viagem. Como você pode ver, essa é uma cidade repleta de boas opções para os visitantes. Não possui o mesmo charme medieval da capital, mas esconde várias surpresas culturais. Quem deseja sentir um ritmo mais real de cidade grande não pode deixar de visitar.

Compras em Glasgow

A cidade de Glasgow se tornou referência de consumo e comércio. Por lá é possível encontrar várias ruas especializadas na venda de produtos dos mais diversos. Dentre elas, se destacam as ruas Argyle Street, Sauchiehall e Buchanan. 

As duas primeiras sã as mais tradicionais e estão sempre muito movimentadas. Por lá os turistas encontram lojas como a Primark, H&M e The North Face. Um dos diferenciais da rua Argyle Street é que ela passa pela Central Station, que tem todo o seu charme.

A rua Buchanan, também conhecida por ser um ponto de compras, fica aberta só para os pedestres. De ponto a ponta é possível encontrar vários prédios maravilhosos, que valem o passeio. Se não quiser comprar nada, caminhe por lá só para apreciar a vista.

Lojas tradicionais e especiais podem ser encontradas nessa rua, entre elas a TopShop, Urban Outfitters, PaperChase – uma raridade para os amantes das papelarias – e a Whittard of Chelsea, para os amantes de chás.

Leia também :

Onde ficar em Glasgow

Eu sei que muita gente que vai a Glasgow, acaba fazendo apenas um bate e volta saindo de Edimburgo. Glasgow no entanto merece que você passe uma noite, para aproveitar melhor a cidade

A boa notícia é que hotel em Glasgow não é tão caro, inclusive marcas famosas de hotel cinco estrelas são bem mais em conta em Glasgow que em Edimburgo por exemplo.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

Hotéis em Glasgow que eu recomendo :

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Glasgow

Como chegar em Glasgow

Quem vai para a Escócia pode se locomover de três formas distintas: trem, avião ou carro. Abaixo falamos um pouco sobre cada uma dessas opções, apontando as melhores para a sua viagem.

Trem

A Escócia possui uma linha ferroviária muito bem desenvolvida. Ela cobre boa parte do país, facilitando em muito a vida de quem viaja por lá. Para chegar a Glasgow não poderia ser diferente. Várias são as linhas de trem que fazem conexão com a cidade.

Já em Glasgow são duas estações de trem, ambas bem localizadas, no cetro da cidade. A Glasgow Central Station, considerada a maior e principal, recebe todos os dias milhares de pessoas, de todas as partes, em especial do País de Gales, Inglaterra e outras cidades do país. 

A estação Glasgow Queen Street Station, por sua vez, está na George Square, a praça central da cidade. Boa parte dos trens que chegam e saem de lá tem como destino cidades escocesas. O trajeto de Edimburgo até Glasgow é realizado a partir dessa estação.

Avião

Dependendo do destino, o avião é um meio de transporte a ser considerado. Em Glasgow o visitante encontra duas opções em aeroportos. O Glasgow International Airport (IATA: GLA) que fica perto do centro da cidade e o Glasgow Prestwick Airport há 50 quilômetros do centro.

Em termos de visitas, o aeroporto internacional só não é mais movimentado que o da capital Edimburgo, destino de milhares de turistas anualmente.

O aeroporto recebe voos não só do Reino Unido mas dos Estados Unidos (Nova York e Orlando) Toronto no Canadá (Air Canada e Air Transat) e Dubai (Emirates). Dentre as empresas low cost, tem voos da Ryanair, Easyjet, Jet2, Wizzair e outras.

Carro e ônibus

Duas outras opções para chegar até Glasgow são o carro e ônibus. Apesar de viáveis, essas opções possuem muitos aspectos negativos a serem considerados. 

Viajar de carro, principalmente particular, pode ser um desafio para aqueles que não estão acostumados com o trânsito local. Primeiro, é preciso trafegar pela via contrária ao que estamos acostumados em países como o Brasil, o que por si só já agrega um pouco de dificuldade.

De ônibus, é possível chegar em Glasgow vindo de Edimburgo, de Londres e de outras cidades na Inglaterra. Duas companhias principais fazem o trecho que são a National Express e a Megabus.

Como ir de Edimburgo a Glasgow

Para ir de Edimburgo a Glasgow é bem fácil, pode ir de trem ou de ônibus. Eu fui de ônibus, e é bem simples basta ir até a estação de ônibus de Edimburgo e comprar o bilhete que no meu caso custou £11 por pessoa ida e volta.

O ônibus para Glasgow é operado pela empresa City Link que possui ônibus relativamente confortáveis para uma viagem curta, o trajeto durou 1:15 e chega em Glasgow na Buchanan bus station que também fica no centro da cidade. Não é necessário comprar com antecedência e tem ônibus a cada 20 minutos em média.

foto : Climate.data

Qual a melhor época para visitar Glasgow

Mesmo nos meses de verão, Glasgow não é uma cidade quente! Se você olhar Glasgow no mapa, vai ver que fica bem lá em cima, num lugar de latitude alta. Para vocês terem uma ideia : Glasgow fica na mesma latitude que Copenhague e que Moscou, Kazan e Novossibirsk na Rússia!

Eu estive em Glasgow no verão, e ainda assim usei um casaco leve porquê não fez mais que 18 graus. Então sim, a melhor época para visitar Glasgow é mesmo entre junho e começo de setembro

Roteiro de viagem com Glasgow

Não faltam opções de roteiros de viagem incluindo Glasgow! A Escócia é um lugar muito rico e com paisagens incríveis. Além de Glasgow e Edimburgo, dá para incluir também o Lago Ness, Aberdeen e Inverness, que são outras cidades importantes da Escócia.

Quantos dias ficar em Glasgow?

Dois dias inteiros são suficientes para conhecer Glasgow

Como ir de Edimburgo para Glasgow?

Ônibus e trem ligam as duas cidades, há ônibus e trens praticamente de hora em hora de uma cidade para a outra.

Glasgow ou Edimburgo?

Edimburgo! Edimburgo é mais interessante no ponto de vista turístico, mesmo Glasgow sendo uma cidade maior.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile