Site icon No Mundo da Paula

O que Fazer em Colônia e o que Visitar

o que fazer em colonia

Colônia ou Köln é a quarta maior cidade do país. Ela foi fundada pelos romanos e por isso é considerada uma das cidades mais antigas da Alemanha.

É difícil visitar o país e não estender o passeio a essa belíssima cidade que desperta a atenção de turistas devido a sua catedral gótica e o famoso carnaval de inverno.

A cidade é repleta de atrações incríveis, lendas curiosas e muita música. Colônia é uma belíssima cidade que possui mais de 12 igrejas românicas e é cortada pelo famoso rio Reno. Além disso ela possui cerca de três museus e várias casas de show, o que faz dela um dos maiores centros do país.

Então se você ficou curioso para conhecer um pedaço da Alemanha não pode deixar de pegar essa carona comigo pelos parágrafos seguintes.

Leia também :

Onde fica Colônia?

O que fazer em Colônia e o que visitar

Colônia está na parte oeste da Alemanha, bem perto de outras cidades médias, por exemplo Bonn (24 km) Dusseldorf (34 km) Dortmund (73 km) Frankfurt por exemplo está a 152 km. Colônia também fica perto da fronteira com a Holanda e com a Bélgica.

Ponte de Colônia (Hohenzollernbrücke)

Nada melhor do que começar um passeio pela ponte de Colônia que é o segundo atrativo turístico que mais chama atenção e o mais romântico do mundo. É um verdadeiro cartão postal que você pode acessar facilmente a pé.

A ponte fica localizada ao lado da estação ferroviária central. A ponte possui mais de 409.000 metros de extensão e é repleta de cadeados. Trata-se de uma verdadeira tradução do romantismo.

Os milhares de cadeados foram colocados após uma famosa lenda em que o rapaz jurou amor eterno a sua amada e decidiu escrever os seus nomes no cadeado. Logo em seguida prendeu o cadeado na ponte e jogou a chave no rio.

Assim a única forma de acabar com o amor existente entre eles seria achar a chave e abrir o cadeado. Por isso milhares de casais apaixonados realizam esse ato simples e singelo de amor.

Catedral de Colônia (Kölner Dom)

A catedral de Colônia é sem dúvida nenhuma o principal atrativo turístico da cidade. A catedral se destaca pela sua imponência e por ser uma construção antiga que foi realizada durante o século XIII. No interior da catedral há várias relíquias e tesouros milenares.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

A título de curiosidade, a catedral é considerada a maior do seu gênero na Alemanha e durou cerca de 600 anos para ser concluída. Ela guarda as relíquias que são associadas aos Reis Magos desde o ano de 1164.

Além disso, a catedral sustenta uma torre de igreja que é considerada a mais alta do planeta com cerca de 157 metros de altura. Quando for visitá-la observe a pequena fonte presente ao lado da igreja.

Nela há uma mulher munida com um lampião e uma trupe de pequenos gnomos (Heinzelmännchen) que trabalham a noite para realizar o trabalho dos habitantes de Colônia enquanto estes dormem tranquilamente.

Segundo a lenda, um dia eles acabaram abandonando a cidade furiosos porque uma mulher os tentou desmascarar e nunca mais voltaram. Consequentemente, os habitantes de Colônia, desde então, precisam trabalhar… E muito!

Uma das coisas mais difíceis em Colônia é fotografar a catedral inteira porquê ela é simplesmente gigantesca!

foto : Shutterstock por gokhanadiller

Museu do Chocolate (Schokoladenmuseum)

Existe uma delícia única em Colônia que é o seu famoso Museu do Chocolate que fica próximo à Catedral de Colônia, as margens do Rio Reno. O museu foi inaugurado em outubro de 1993. Curiosamente o museu é todo em vidro. 

São três andares em que se tem a oportunidade de conhecer a história do chocolate, desde a sua fabricação até o ponto de comercialização. Para se ter uma ideia, todos os dias são fabricados cerca de 400 quilos de chocolate. O museu é considerado o maior do mundo em sua categoria.

Ao fazer uma visita ao museu você terá a oportunidade de conhecer toda a história do chocolate, algo em torno de mais de 3.000 anos. Neste tempo todo, até as importantes civilizações antigas como os Maias e os Astecas já apreciavam a iguaria.

Curiosamente, durante o século XVI na Europa, o chocolate era um alimento consumido pela nobreza, a qual a degustava com todo o requinte: em pratos de porcelana e com utensílios em prata.

foto : Shutterstock por trabantos

Castelos de Augustusburg e Falkenlus

Trata-se de duas belas obras arquitetônicas que possuem jardins e que foram totalmente incluídos na lista da UNESCO como Patrimônio da Humanidade desde 1984.

Não é exatamente em Colônia, mas é muito perto e vale a pena visitar. Um dos maiores destaques dessas obras arquitetônicas é que o conjunto monumental é referência no Rococó.

Acabaram se tornando museus, os quais são abertos hoje ao público. Então se você gosta de arquitetura e quer aprender um pouco mais sobre o Rococó esse conjunto arquitetônico é uma obra prima indispensável no seu passeio.

Por ora, o castelo de Augustusburg está diretamente ligado a história da grande arquitetura europeia ocorrida na primeira metade do século XVIII, com destaque para o elemento central que é a escadaria, a qual foi projetada por Balthasar Neumann. Tal obra é considerada uma proeza, tanto como uma criação dinâmica como no que diz respeito a elegância.

Já o castelo de Falkenlus foi construído entre 1729 e 1737. Era um dos castelos de verão preferidos pelo príncipe da época. É uma obra incrível de tirar o fôlego!

foto : Shutterstock por hans engbers

Museu Romano-Germânico 

Localizado ao lado da Catedral de Colônia, o museu teve sua inauguração em 1970. Nele você realiza duas visitas devido a fusão das suas coleções. O interior do museu conta com objetos que retratam mais de 100 mil anos de história não só da Alemanha, mas também de antigas civilizações da região. É uma verdadeira aula e vivência histórica! 

foto : Shutterstock por saiko3p

Museu do Perfume 

Sabe aqueles perfumes no estilo “colônia” e “deo colônia”? Poderia imaginar que em plena cidade alemã de Colônia existe um museu dedicado aos perfumes?

Pois bem, tal possibilidade cheirosa é real graças ao italiano Giovanni Maria Farina que erradicou na cidade por volta do início do século XVIII, e criou a famosa “Água de Colônia” por volta de 1780.

A fragrância ficou conhecida mundialmente a partir do século XVIII devido a sua fragrância que era bastante requisitada pela nobreza da Europa, e sem contar que era a preferida de grandes artistas como Mozart e, mais recentemente, Bill Gates. O museu está localizado em frente à prefeitura. A água mais famosa do mundo é hoje produzida pela oitava geração da família Farina.

foto : Shutterstock por Maglido Photography

Jardim botânico de Colônia

A Flora e Jardim Botânico de Colônia ou “Flora und Botanischer Garten Köln” é um dos espaços públicos em Colônia mais aprazíveis. Trata-se de um parque municipal de aproximadamente 11,5 hectares que fica aberto diariamente.

O belíssimo jardim remonta a 1863, quando surgiu uma sociedade anônima privada que organizou a criação do parque e flora para substituir o antigo jardim botânico da cidade que ficava próximo a catedral e que foi destruído em 1850, para que fosse realizada a construção de uma estação ferroviária central.

O jardim possui estilo alemão eclético com alguma incorporação do barroco francês e outros como o renascimento italiano. Nele você encontra mais de 10 mil tipos de plantas, inclusive magnólia e até outras de cunho medicinal.

Na área central há uma estrutura em palácio de vidro inspirada no Palácio de Cristal de Londres. É encantador a diversidade de cores do jardim! 

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

Praetorium

Este é um atrativo à parte de Colônia, pois trata-se do conjunto de ruínas que foram encontradas durante a reconstrução da cidade assim que ela foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial.

E para surpresa dos alemães descobriu-se que o local foi a sede do governo romano. Curiosamente essa construção ficava de um lado enquanto do outro lado ficava os chamados bárbaros.

Vale a pena para quem gosta de conhecer um pouco mais sobre sítios arqueológicos, já que essa arquitetura das ruínas apresenta uma engenharia bastante interessante. Curiosamente ela já contava com um sistema de esgoto avançado.

Museu Wallraf-Richartz 

O museu Wallraf-Richartz é considerado o mais antigo da cidade, e é famoso por uma pintura especial entre diversas obras de artistas renomados como Vincent Van Gogh e Courbet. Nele está abrigado um falso quadro de Claude Monet.

O quadro é datado do século XX e acabou sendo considerado durante muitas décadas como um Monet genuíno, mas em 2008 foi realizado uma radiografia e constatou-se que o quadro, na verdade, possui um segredo – ele não era o legítimo, e sim uma pintura falsificada.

Desta forma, vale a pena uma visita dos amantes da arte, principalmente da pintura para que possam neste desafio reconhecerem os detalhes da falsificação do quadro.

foto : Shutterstock por Por Walencienne

Ruas de Colônia

Colônia possui um detalhe bastante curioso e único. Quando você está circulando pelas ruas da cidade é bastante provável que sinta fome devido ao constante tom amarelo nas fachadas, mas o que mais chama atenção nisso tudo é que existem bananas fixadas nas paredes.

Você pode estranhar isso a princípio, mas é que, na verdade, existe um fato curioso por trás da fruta: trata-se de uma assinatura de um artista de rua conhecido como Thomas Baumgärtel.

Este artista ousado resolveu chamar a atenção dos visitantes fixando as bananas como forma de criar um mapa, para que os visitantes pudessem assim conferir os principais locais culturais que não podem ser deixados de receber sua visita.

Assim como existe a brincadeira “siga o líder”, nada melhor e mais conveniente em Colônia do que “seguir as bananas”. Você concorda comigo?

Mercados de Natal de Colônia

Se você por acaso for para Colônia durante o mês de inverno, aproveite para conhecer um dos mercados natalinos de Colônia. Colônia geralmente tem alguns mercados diferentes, mas o mais bonito para mim foi o que fica no centro, perto da catedral.

Onde ficar em Colônia

Eu fiquei hospedada no Marriott Colônia que tem a melhor localização : Ele fica a 3 minutos a pé da estação central de trens e a 4 minutos da Catedral de Colônia, me diga se tem como estar mais bem localizado do que isso?

Clique aqui para ver todas as opções de hospedagem em Colônia

Booking.com

Compras em Colônia

Por ser a quarta maior cidade da Alemanha, Colônia tem grandes ruas comerciais e as principais marcas estão presentes na cidade. Hohe Straße é uma das principais ruas, lá você vai encontrar lojas como Zara, H&M, Mediamarkt etc. Alemanha é um dos lugares para comprar maquiagem barata na Europa.

Leia também : Onde comprar cosméticos na Alemanha

Como chegar em Colônia

A maioria das pessoas que chegam em Colônia, chegam de trem vindas de outras cidades da Alemanha. Colônia é bem interligada as principais cidades alemãs, e os trens na Alemanha são bem eficientes.

De avião, há voos para as principais cidades na Europa. Há principalmente voos com empresas low cost como a Eurowings e a Ryanair.

Outras cidades para conhecer perto de Colônia

Dá para incluir Colônia numa viagem com outras cidades da Alemanha já que como eu disse ela fica bem perto de outras cidades médias, por exemplo Bonn (24 km) Dusseldorf (34 km) Dortmund (73 km) Frankfurt por exemplo está a 152 km.

Pode também incluir numa viagem com outras capitais ( e não só Berlim!) uma vez que Paris, Bruxelas e Amsterdam ficam a menos de 4h de trem de Colônia.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile