Site icon No Mundo da Paula

Muralha da China : Guia Completo

A Muralha da China é sem dúvidas, uma das primeiras coisas que vem à nossa cabeça quando o assunto é China, afinal como não pensar na maior muralha do mundo sabendo que ela é o único ponto ponto visível do nosso planeta desde o espaço?

Certamente você já deve ter ouvido falar que a Muralha da China é a única construção que pode ser vista a olho nu desde o espaço, mas essa afirmação é falsa. Ainda assim, a muralha além de ser uma das Sete Maravilhas do mundo, é também uma das atrações mais conhecidas em todo o mundo.

Como imagino que você talvez esteja programando uma viagem para China, vou deixar alguns links úteis para te ajudar a planejar sua viagem para China.

Quando a Grande Muralha da China foi construída?

Assim como Roma não foi feita em sete dias, a Muralha da China também levou um (bom) tempo para ser construída. Na verdade as diversas partes da Grande Muralha levaram 2300 anos para serem construídas.

Não era a intenção ser assim grande, até porquê na época o que hoje é considerado China, não tinha toda essa extensão. A ideia era construir um muro para proteger das invasões, como uma fortaleza mesmo.

Não existe uma data oficial, um consenso sobre quando a muralha começou, mas acredita-se que no ano de 770 A.C. sim, a Grande Muralha vai já caminhando para 3 mil anos.

Na dinastia Qin, o Primeiro Imperador de Qin cobriu as muralhas do norte para impedir a invasão das nações do norte. Na dinastia Han, os imperadores estenderam a Grande Muralha até o que é hoje o oeste da China pensando em proteger o comércio da Rota da Seda.

Onde fica a Muralha da China?

Na China. Eu sei que você esperava que eu fosse dar uma resposta mais específica falando sobre em que cidade ela fica, mas com mais de 21 mil km de extensão, ela não fica exatamente em uma cidade, mas atravessa o país.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA ÁSIA

O Segura Viagem é essencial para qualquer destino. Qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

É possível visitar a Muralha da China saindo de diversas cidades e diversas regiões, mas sem dúvidas a parte mais conhecida fica nos arredores de Pequim. Além de Pequim, é possível visitar também em Tianjin, Datong e outras cidades chinesas.

É possível percorrer a Muralha da China a pé?

Sim, e qualquer pessoa pode fazer isso se tiver alguma resistência. Caminhar pela Muralha da China é uma experiência incrível.

O que nem todo mundo sabe, é que não se vai até a muralha, tira uma foto e volta. O passeio para a Muralha da China é na verdade uma trilha, de esforço leve a moderado, é verdade mas ainda assim uma trilha.

Assim que você estiver no alto da muralha propriamente dita, vai subir e descer degraus, andar, então é importante estar ciente que é um passeio que requer algum esforço físico, roupas adequadas e não é adaptado para todo mundo.

É fundamental estar com roupas apropriadas para a visita, principalmente ter sapatos adaptados e aqui o ideal é usar tênis, uma vez que por ser feita de pedra, fica extremamente desconfortável e até um tanto perigoso andar com sandálias.

Algumas partes da Grande Muralha não estão abertas, estão em reformas, destruídas etc.. mas ainda assim dá para percorrer a Muralha da China a pé durante um bom pedaço.

Quando visitar a Grande Muralha

Sem dúvidas, eu escolheria primavera ou começo de outono para visitar a muralha, é quando as condições climáticas estão melhores. Se você for visitar a parte que fica nos arredores de Pequim, claro! se você vai visitar outras partes, melhor ver como é a temperatura da cidade na época.

Eu fui na primavera, e acho que é a época ideal para conhecer a Muralha da China. Fazia um friozinho pela manhã quando sai do hotel, mas quando chegamos na muralha, já estava fazendo uma temperatura ok para ficar de camiseta.

O começo do inverno (setembro e outubro) também são ok para visitar a Muralha da China, apesar de já estar friozinho, ainda é possível fazer passeios ao ar livre estando bem agasalhados.

O verão é uma época que pode ser muito quente em Pequim. Além das temperaturas na casa dos 30 e tantos, com a umidade do ar, Pequim costuma ficar insuportável para esse tipo de passeio, não é a melhor época.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

O inverno também não recomendo, Pequim tem invernos bem frios. Pequim tem muitos dias de neve e temperaturas negativas no inverno, e como a muralha é um passeio onde a gente fica o tempo todo ao ar livre, pode ser uma furada! O inverno na China é bem mais frio do que as pessoas imaginam.

Multidão na Muralha da China

Eu tenho certeza que você já viu fotos da Muralha muito cheia de gente. Esse também era o meu medo, ir num dia que estivesse tão cheia que fosse quase impossível andar ou tirar fotos.

Existem trechos diferentes na muralha, e é possível sim visitar a Muralha da China sem estar com uma multidão atrás de você. Pode reparar que no meu vídeo e na minha foto tem pessoas sim, mas nada que seja insuportável a ponto de tornar o passeio desagradável.

Existem trechos diferentes para visitar (explico melhor um pouco abaixo) e o trecho que você visita, aliado com a época e o horário, pode ser a diferença entre um dos melhores passeios da sua vida, e uma multidão sem fim.

Se você estiver em Pequim durante a semana, prefira ir durante a semana, já que no final de semana é certeza de ter mais gente visitando. Evite também os grandes feriados chineses, que é quando costuma ficar quase impossível de se visitar, principalmente durante o Ano Novo Chinês.

Escolha aqui seu hotel nas principais cidades chinesas

ShanghaiPequimNanjingHangzhou
TianjinChengdu WuhanQingdao
DalianShenyangKunmingGuangzhou

Qual parte da Muralha da China visitar

Saindo de Pequim, os três trechos mais populares são Badaling, Jiankou e Mutianyu.

Badaling é sempre o passeio mais barato, e aquele que muitas pessoas vão comprar atraídas pelo preço e pelo fato de ser o trecho mais próximo de Pequim.

Evite Badaling! Ela é a parte da Grande Muralha mais popular entre os turistas chineses, e acredite em mim : Eles são MUITOS! E adicione ao fato que os guias chineses costumam usar um radinho com microfone alto, depois não diga que eu não avisei!

Mutianyu por outro lado, é mais tranquila e é a parte que a maioria dos turistas estrangeiros visitam. Mutianyu é um pouco mais longe, e tem menos opção de passeios, mas é também a parte mais preservada e mais vazia.

Quando eu digo vazia, digo vazia em relação a Badaling. Eu comprei o passeio pra Mutianyu e gostei porquê saia bem cedo. Chegamos lá e pegamos a Muralha bem vazia, deu pra conhecer e tirar muitas fotos antes que a maioria dos grupos chegassem.

Clique aqui para comprar o passeio para a Grande Muralha

Outros posts sobre a China

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile