Site icon No Mundo da Paula

Como Ser Au Pair na França

como ser au pair na frança

Como ser au pair na França? Tenho respondido cada vez mais a essa pergunta  por email, já contei como fui morar na França e o quanto era meu sonho morar na França mas não entrei em detalhes sobre o intercâmbio como au pair então seis anos depois venho contar os detalhes para quem procura dicas para ser au pair na França

Antigamente ser au pair/fazer intercâmbio era comum apenas nos Estados Unidos mas quando decidi ir para França já estava cada vez mais comum ser au pair em países europeus e acompanhei muitas meninas que foram para países com língua muito distante da nossa como Noruega e Suécia.

Au pair, o que é isso?

Acho que se você chegou até aqui você sabe o que faz uma au pair mas para quem não sabe vamos lá :  Au pair é a (o) jovem que é recebido no seio de uma família francesa por um tempo pré-determinado e deverá estar escrito e frequentar um curso de francês. O jovem recebe casa e comida na França e em troca deverá efetuar um trabalho de baby sitting para a família e receberá uma pequena ajuda de custo.

Quando eu quis ir para a França eu descobri que esse era o caminho mais barato já que eu não iria precisar me preocupar com o alojamento, alimentação etc…e para mim era a única possibilidade já que quando me inscrevi para ser au pair eu tinha 21 anos, não conhecia ninguém na França e não tinha muito dinheiro, ser au pair me concedia visto de um ano na França.

Au pair por agência ou por conta própria?

A primeira coisa a fazer é decidir se é melhor ir por agência ou por conta própria. No meu caso o bolso falou mais alto e como ví que era possível ir por conta própria eu me joguei, não tinha condições de pagar agência, curso de francês, passagens de avião (que na época estava super cara por causa da alta do dólar) papeladas e ainda levar dinheiro e por isso ir sem agência foi a minha opção.

Na época em que decidi ser au pair na França no final de 2007 o orkut bombava e tinha várias comunidades sobre o assunto e uma sobre au pair na França com o passo a passo para ser au pair.


De todos os mais de 30 au pairs brasileiros que conheci apenas uma menina foi por agência e segundo ela a agência é completamente dispensável já que tudo que ela faz você pode fazer sozinho. Na época ela disse que contratou uma agência porquê não falava francês e não sabia por onde começar.

Como ser au pair por conta própria

É difícil ser au pair por conta própria? É! Mas não pense que se você for por uma agência será mais fácil, já que toda a papelada (e essa é a parte mais difícil!) você terá que fazer sozinho mesmo que tenha uma agência. Hoje com tanta informação, sites, grupos e blogs eu acho desnecessário uma agência e o dinheiro que serve para pagar a agência eu traria para usar ou deixar guardado em caso de problema.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

É complicado resolver a papelada mas se você ler muito vai terminar entendendo tudo, por isso leia o máximo que puder sobre o assunto, não tenha preguiça, leia por horas, dias…

Para quem assim como eu não pode pagar por uma agência de intercâmbio vou fazer o explicar melhor como ser au pair na França.

Passo a passo de como ser au pair na França por conta própria

  • Encontrar uma família
  • Fazer o dossiê do Campus France
  • Receber e enviar o contrato
  • Se matricular no curso de francês
  • Enviar os documentos e passar pela entrevista
  • Receber o visto

Como encontrar uma família na França

Essa é a primeira parte e muitas vezes a mais ingrata. Você encontra aquela família legal com crianças legais e que mora numa cidade legal e se candidata a vaga. Você e e mais uma centena de pessoas e você fica na expectativa, toda hora olha seu email para ver se eles responderam, fica impaciente e dias depois recebe uma resposta negativa.

Isso me faz lembrar de um meme do Facebook que diz “não se abata, a vida tem dessas coisas” Você vai receber muitas respostas negativas, muitas mesmo! Eu cheguei até a pensar que nunca ia conseguir ser au pair na França visto que muita gente conseguiu família muito mais rápido que eu.

Recebi também uma proposta de uma família com seis crianças e que queriam que eu fosse a missa todo domingo com eles, o que implica em não sair até tarde no sábado a noite. Claro que eu recusei, e continuei procurando famílias, a propósito : Para encontrar famílias há sites especializados em au pair

Sites para encontrar família au pair

Bebe-nounou : É o site mais usado na França, encontrei minha última família por lá (mudei de família já na França) e depois que deixei de ser au pair foi por esse site que encontrei um emprego para fazer baby sitting.É um site gratuito para quem oferece os serviços como as au pair no entanto se você não pagar você não consegue entrar em contato com todas as famílias, apenas com aquelas que são VIP.

Quando procurava como au pair eu não paguei e talvez por isso tenha demorado mais a encontrar uma família, quando ainda estava procurando família não lembro de ninguém que tenha pago mas é o melhor site para quem quer ser au pair na França.

Au pair world : Outro site que usei, não é específico para França, pode encontrar host families do mundo inteiro. O legal desse site é que na época voce podia ver o quanto o perfil da família batia com o seu.

New au pair : Usei esse site mas achei que tem poucos anúncios para França.

Existem vários outros sites mas os mais importantes são o bebe-nounou e o au pair world para quem quer ser au pair na França.

Fazer o Dossiê Campus France 

Não precisa ser necessariamente depois de encontrar a família, pode começar a preencher antes e aproveitar para ler bastante, o site do Campus France é bem interessante e tem vários artigos sobre vida e estudos na França, au pair na França e vida universitária. Já que fazer o dossiê Campus France é uma etapa obrigatória para o visto, por que não começar com ela? Em caso de dúvida eles ajudam muito e respondem rapidamente ao email.

 

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

Mandar os documentos e receber o contrato

Depois de encontrar a família e decidir tudo é necessário pedir que eles enviem o Accord de Placement  assinado e carimbado por eles e pela DDTEFP. O accord de placement é como um contrato entre você e a família onde tem os dados da família, os seus e relata seus deveres com eles. Esse documento é registrado num órgão francês e é feito em três vias sendo que um fica com você, um com a família e um com o DDTEFP.

Para o accord de placement geralmente é pedido uma cópia do passaporte, atestado médico com menos de 3 meses e cópia dos estudos

É importante que os detalhes do accord de placement sejam bem discutidos e que tudo que eles prometeram esteja registrado nesse documento porquê ví um caso de um menino que a família prometeu “de boca” pagar o transporte mas que não colocaram isso no contrato e que quando ele chegou no país (ele não foi au pair na França) a coisa foi bem diferente, então é bem importante que tudo esteja escrito nesse contrato já que é com ele que você pode exigir que seja cumprida a lei e em caso de problema você pode ir no DDTEFP que em caso de problema grave pode cassar o direito dessa família ter au pair novamente.

Se matricular num curso de francês de pelo menos 10h semanais

Para o visto eles aceitam pré-matrícula e eu sugiro que antes de pagar o valor total vocês façam apenas a pré-matrícula e quando chegar na França vá pessoalmente conhecer a escola.

Para o visto é necessário que seja uma escola credenciada pelo ministério da educação francês, para encontrar a lista de escolas credenciadas clique aqui. Essa lista muda sempre e escolas são acrescentadas ou retiradas de acordo com as normas do ministério francês de educação.

Envio dos documentos e entrevista

Depois de terminado o dossiê Campus France e de enviar os documentos para eles e eles validarem é necessário pagar a taxa e  escolher a data da entrevista. Para quem mora em São Paulo a entrevista é no Campus France mesmo mas para quem mora em outras cidades geralmente é feita na Aliança Francesa de 14 capitais diferentes, no site Campus France tem a lista completa de cidades.

Vou contar como foi a minha entrevista, tem muitos anos mas acredito que possa ajudar um pouco : Era janeiro/fevereiro de 2008 e eu estava muito nervosa, a entrevista foi na Aliança Francesa de Salvador acredito que tenha durado meia hora a quarenta minutos entre a entrevista e a conferida nos documentos, e eu estava nervosa mas a pessoa que fez minha entrevista me deixou muito a vontade, falamos em português sobre meus estudos, o porquê eu queria ir para França e sobre minha host family não foi uma entrevista formal.

Já no final da entrevista me disseram : “Agora é a hora de falar francês” meu francês não era muito bom mas eles perguntam coisas simples, sobre a escola, sobre a cidade onde você vai morar, sobre você etc…Depois da entrevista eles me disseram para eu aguardar o resultado no site Campus France.

Pedir e receber o visto

Depois do ok e a finalização de todo o processo Campus France é necessário dar entrada pessoalmente em um dos três consulados da França no Brasil : Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Não é mais possível fazer por procuração uma vez que agora recolhem seus dados biométricos.

Na minha época eu dei entrada no meu no consulado de Salvador que é um consulado honorário e de lá o cônsul encaminhou para Brasília e lembro que na época eu pagava o valor do consulado e o valor do Sedex, mas hoje em dia é necessário ir a uma dessas cidades.

Esse post ficou enorme, estou seriamente em fazer outro falando um pouco mais sobre a vida de au pair na França, o que vocês acham?

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile