Site icon No Mundo da Paula

Comida Russa para Conhecer

comida russa

Comida russa não é algo que conhecemos bem. Eu não sei vocês, mas quando eu ouço a palavra Rússia, me vem na cabeça frio, tzares, palácios e várias outras coisas que associamos a esse país, mas raramente comida.

Acho que conhecemos muito pouco da culinária russa, o que é uma pena porquê nas duas vezes que fui ao país eu comi muito bem e voltei encantada com alguns pratos russos que comi.

Eu comi em vários restaurantes nas duas vezes que estive em São Petersburgo e pude provar vários pratos típicos russos, e para a surpresa geral as 5 comidas para provar na Rússia que eu indico aqui no post não é nada muito exótico ou diferente do que comemos, com certeza você já experimentou algo bem parecido.

Comida Russa para conhecer

Strogonoff

Sabe aquele nosso strogonof com creme de leite que geralmente comemos com arroz e batata palha? Pois, o verdadeiro é bem diferente daquele que estamos acostumado! Sim, é esse ai do prato de cima que geralmente é servido com batatas de acompanhamento.

Há várias versões para a origem desse prato, mas todas diz que o prato foi criado em São Petersburgo (que era a capital da Rússia) e apesar das diferentes versões, o que se sabe oficialmente é que uma competição em 1890 batizou oficialmente o prato, ainda que a receita e o nome já fosse conhecidos muito antes disso.

Frango à Kiev

Por causa do nome, eu imaginava ser um prato ucraniano, afinal Kiev é na Ucrânia. Sim, eu estava certa, frango à Kiev é ucraniano mas também é um prato russo. A Rússia sempre foi a grande potência local, é comum encontrar variações dos pratos russos em outros países eslavos.

Para quem não conhece, frango à Kiev lembra frango à milanesa, com a diferença que geralmente o pedaço de frango não é achatado e sim como se fosse um croquete, e é sempre recheado.

ATENÇÃO: SEGURO VIAGEM PARA EUROPA

O seguro viagem para a Europa é um documento obrigatório para entrar em todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen. Peça uma cotação e escolha o melhor plano para você: cobertura médica, assistência jurídica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos!

GANHE 5% DE DESCONTO COM NOSSO LINK!

> Clique aqui para fazer sua Cotação <

O recheio mais comum é de manteiga de alho com ervas, mas claro há variações e pode ter também recheio de queijo e presunto.

Pelmeni

Foi um dos primeiros pratos russo que provei, e é um dos mais conhecidos e mais uma vez a gente vai encontrar variações em vários outros países eslavos.

O Pelmeni grosseiramente falando seria como um ravioli, uma massa fininha recheada geralmente com carne e servida geralmente com manteiga ou creme de leite.

Quem tem dificuldade em experimentar coisas novas na viagem pode começar com o pelmeni que na minha opinião é uma das comidas russas mais próximas do que comemos, e é o primeiro prato que eu sempre indico quando alguém me pede indicações de comidas para provar na Rússia.

Borsch

A tradicional sopa de beterraba russa é certamente um dos pratos russos mais conhecidos. Apesar de ser conhecido como sopa russa, o prato também é popular em vários outros países como Polônia, Ucrânia e Países do Báltico, tendo pequenas variações regionais.

Em minha primeira vez na Rússia, eu provei a borsch e achei bem ok, mas não era um prato que gostei muito, provei porquê sabia que era algo bem tradicional e queria experimentar, afinal não tem como ser super bom sendo sopa de beterraba com repolho não é? Eu estava enganada!

Borsch é bem bom sim, mas é bom quando você come direitinho e coloca o creme de leite deles. Os russos usam uma espécie de creme de leite azedo (sour cream) que misturam na borsch e ela fica ótima, depois que aprendi o truque eu passei a gostar mais da sopa.

Pirozhki

Foi a surpresa da minha última viagem, porquê todos os outros pratos russo citados eu já conhecia pelo menos de nome, mas o pirozhki era a primeira vez que ouvia falar.

O pirozhki me lembrou um pouco esfiha, é um pãozinho assado com recheio, os recheios mais populares são o de carne e de legumes (repolho, batata, cogumelo e cebola) e geralmente servido junto com sopa, mas das duas vezes que comi, ele foi servido quase como uma entrada, recebemos uma cesta com os pãezinhos e eu devorei em segundos de tão bom que era.

Blini

Blini é mais ou menos como uma panqueca ou crepe e que pode ser encontrado de vários tipos. No geral eles são menores que as panquecas, e pode acompanhar um prato, ser uma entrada ou sobremesa.

Uma das versões mais populares é de blinis com caviar, mas também pode ser usada ovas de outros peixes. Com salmão e smetana (creme de leite azedo) ou com queijo, e versões doce, blini cai bem com quase tudo.

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

foto : Shutterstock por freeskyline

Golubtsi

Sabe aqueles charutinhos de carne que a gente come? O Golubtsi é um primo dele. É feito de carne moída com um pouco de arroz e enrolada numa folha de couve, tá vendo como te parece familiar?

Há variedades do prato em vários outros países eslavos. A última vez que provei algo parecido, foi em Bucareste, um prato que se chama Sarmale e que é o meu prato romeno favorito.

Salada russa

Arrisco a dizer que depois do strogonnof, a salada russa é a comida russa que mais conhecemos. A salada russa na verdade se chama salada Olivier, em homenagem a um chefe belga que trabalhava no Hermitage e a criou.

Uma coisa curiosa é que a salada russa é comida no inverno, é um prato tradicional do Ano Novo, quando a temperatura de boa parte da Rússia está abaixo de zero.

foto : Shutterstock por Ivanna Pavliuk

Draniki

Esse é um prato que vem na verdade da Bielorrússia mas que acabou se popularizando na Rússia também. Ele é como se fosse uma batata rosti, sabe? As pessoas comem com smetana por cima, o famoso “creme de leite russo”.

Chebureki

Eu não acreditei nos meus olhos quando eu vi um restaurante vender pastel em São Petersburgo. Eu descobri que o “pastel de queijo” na verdade se chama chebureki e é bem comum entre os países do Cáucaso. Claro que hoje é a minha comida russa favorita.

foto : Shutterstock por Anastasia_Panait

Kholodets

Se você ver a cara, não vai gostar muito do prato porquê parece uma gelatina de carne. É uma comida muito consumida durante as festas de final de ano, e pode ter várias formas já que o kholodet vai pegar a forma do vasilhame. É sempre feito de carne, e a gelatina em si é o caldo da carne.

foto : Shutterstock por freeskyline

Vareniki

Vareniki lembra muito o pelmeni e o pierogi da Polônia. Não sei exatamente a diferença entre eles, mas vareniki eu sempre comi como sobremesa. O vareniki que comi muitas vezes na Rússia era com recheio de creme de cerejas, uma delícia.

foto : Shutterstock por Narsil

Solyanka

Menos famosa que a borsch, a solyanka é também uma sopa russa tradicional. Geralmente ela tem picles, carnes e outros legumes, e assim como a borsch ela é muito consumida com uma pouco de smetana, que é o creme de leite deles.

Shashlyk

Nada mais é que um kebab no espeto ou churrasquinho! Os russos geralmente usam carne boi ou porco nos lugares onde o Islamismo não é predominante. A comida vem da Ásia Central e aos poucos ganhou popularidade em toda Rúsia.

Outros posts sobre a Rússia

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile