Site icon No Mundo da Paula

British Museum : Melhor Museu de Londres

british museum
 
Essa semana fui visitar o British Museum, e adorei!
 
A entrada é gratuita mas eles pedem que você contribua com a quantia de £5, não é obrigatório mas eu deixei, afinal £5 não é grande coisa e ajuda a conservar o museu, que aliás mesmo que tivesse um valor maior para entrada valeria a pena visto a quantidade de coisas interessantes que é possível ver.  
Algumas exposições temporárias são pagas, e o valor varia em função da exposição.
 

Fundado em 1753 o British Museum é o museu mais visitado do Reino Unido e o segundo do mundo perdendo apenas para o Museu do Louvre



A parte egípcia é uma das que mais me encantam no museu, tem muita coisa : de múmias a sarcófagos passando pelos famosos desenhos de perfil, é a maior compilação do mundo sobre o Egito Antigo fora do Cairo. Essa múmia acima é de ninguém menos que Cleópatra! 
 
Falando nisso eu a primeira vez que fui no British Museum eu fiquei fascinada mas um pouco revoltada também afinal todas essas coisas foram tiradas dos respectivos países! Um amigo meu deu a desculpa que “se não fosse os britânicos que roubassem pegassem essas peças muitas delas já estariam destruídas e não chegaria até nós”. Ok, mas as peças não deixam de ter sidos usurpadas incorretamente, imagine se eu pego uma coisa que te pertence e levo para minha casa e digo que assim mais pessoas podem apreciar, como você se sentiria?
 
 
Vários países já entraram com pedidos de devolução de peças, inclusive a Grécia que é um dos países mais representados. É verdade que o British Museum é uma Acrópole dentro de Londres pela quantidade de objetos gregos e do Parthenon que estão expostos.

Outra coisa que me chamou a atenção foi as múmias de animais, eu não fazia idéia que isso existia! Como a mumificação era algo feito por pessoas de classes mais abastadas eu imaginei que era algo mais restrito mas existiam múmias de animais – na sua maioria gatos! Além dos gatos há também algumas aves (gaviões e falcões) e até um mini bezerro mumificado.

 
O que mais me surpreende é que apesar é que apesar da imensa quantidade de peças expostas no museu elas representam uma mínima fração, há muito mais coisas do Egito guardado a sete chaves porquê não tem espaço para expor tudo, algumas peças fazem rodízio de exposição, e olha que o museu é gigante e tem vários andares!
As principais atrações da parte egípcia são as diversas múmias – incluindo a de Cleópatra – e os vários sarcófagos, obeliscos e estátuas. Menção especial para a Pedra Roseta que fica no térreo e é uma das peças mais procuradas por lá e eu nem consegui fotografar direito. A Pedra Roseta foi fundamental para que os pesquisadores conseguissem decifrar os hieróglifos egípcios.
 

 A parte asiática eu gostei muito, tem muita coisa interessante de países que não vemos todo dia na televisão como o Camboja e a Birmânia, além das já tradicionais imagens de Buda e de deuses indianos.

 
 
 

Durante meus quatro primeiros meses em Londres eu estudei ao lado deste museu e nunca me interessei muito,  por pura ignorância eu achava que só tinha quadros e nunca fui, se soubesse o que tinha lá dentro teria ido bem antes.

Eu visitei especialmente a parte da Ásia e do Egito que também são dois dos meus grandes “sonhos de consumo viajísticos” o Egito há alguns anos eu planejo ir mas a situação política nunca está muito estável e eu vou adiando e quando penso que está melhorando o problema volta como foi há umas duas semanas atrás. Eu sempre fui fascinada pela história e mitologia do Egito Antigo.

Já a Ásia eu comecei a me interessar mais recentemente, talvez por ser tão diferente de tudo que eu conheço me despertou a sensação de ir e ver com meus próprios olhos, de sentir de perto…espero que em 2014 eu consiga realizar esse sonho de ir pra Ásia, enquanto isso vou conhecendo um pouquinho de lá por aqui.

 

 

Objetos dos povos etruscos
 




Olha quem estava lá no museu também! Isso Isso Isso! O Chaves! Na parte sobre moeda logo depois das peças antigas que representavam dinheiros dos povos da Antiguidade, eu encontrei algumas amostras de cofrinho para crianças de várias partes do mundo e representando o México achei esse ai. 

Viaje Conectado!

SAIA DO BRASIL COM SEU CHIP E CHEGUE NO DESTINO CONECTADO.

Aqui você encontra os melhores chips do mercado com preços ótimos, receba o chip na comodidade da sua casa.

> > MEU CHIP < <

Olhem esse teto como é um deslumbre!


Havia um monte de gente burlando a fiscalização e tocando no Buda, já que segundo a tradição tocar a barriga do buda dá sorte. Eu acho esse tipo de coisa uma falta de respeito com os outros, se isso continuar a administração do museu vai impor limites mais rígidos e quem perde somos nós que ficaremos privados de certas peças do museu.

Peças africanas                          
 
 

O prédio do British Museum tem 5 andares se não estou enganada e é impossível ver tudo num só dia, então reserve as partes mais interessantes para você na hora de visitar. Eu provavelmente irei novamente depois do verão quando talvez esteja um pouco mais vazio.

Como ir para o British Museum : De metrô dá para descer em Holborn (central line ou piccadilly line) em Tottenhan (central line) essas duas estações ficam numa distância de 500m do museu. Tem ainda as estações Russel square (Piccadilly line) e Goodge Street (nothern line) além de diversas linhas de ônibus.

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Sair da versão mobile