Como Andar de Ônibus em Londres

onibus de andar vermelho

Andar de ônibus em Londres é uma delícia, os famosos ônibus vermelhos de andar são bem pontuais  e te levam aos quatro cantos da cidade com a vantagem de poder ser mais barato e te mostrar a cidade já que se você andar de metrô não vai conhecer muita coisa além de plataforma e túneis escuros.

Sempre que posso e não tenho o empecilho do tempo eu gosto de andar de ônibus para ver a cidade, e mesmo depois de algum tempo morando aqui eu continuo sempre preferindo a parte de cima para observar a cidade, hoje vou contar  um pouco como funciona os ônibus em Londres.

Ônibus em Londres na prática 

ponto de  Ônibus em Londres

Você vai reconhecer o ponto de ônibus bem fácil, mas existe algumas regrinhas para conhecer melhor o funcionamento dos ônibus em Londres. O ponto de ônibus vem sempre com esse símbolo aí, a letra R indica que esse é o ponto R daquela região, o nome do ponto está escrito na parte cinza e esse aqui se chama Acton Town Station.

Embaixo ele indica por onde os ônibus daquele ponto passam “Towards Popers Lane or West Ealing” o que quer dizer que todos os os ônibus que param naquele ponto, passam ou por Popers Lane ou por West Ealing.

Ainda embaixo tem as linhas passantes naquele ponto que é a E3 e a N11. As linhas que começam com N são linhas noturnas que de modo geral passam entre a meia noite até as 5h da manhã em média.

Precisa dar sinal?

Alguns pontos vem com a menção “request stop” escrita, que quer dizer que você deve dar sinal para o motorista para que ele pare e você possa subir no ônibus, já que eles não são obrigados a parar em alguns pontos menos movimentados se não houver ninguém para subir ou descer do ônibus, mas isso é apenas na teoria porquê na prática eu nunca nem olho se é preciso dar sinal ou não, quando estou num ponto eu vejo o ônibus se aproximar e dou sinal mesmo que não seja necessário.

Como Andar de Ônibus em Londres

No ponto sempre vai ter uma lista com vários mapas, os mapas mostram onde os ônibus passam, quais  ônibus passam naquele ponto e a depender  também ter um mapa mostrando as ruas em torno daquele ponto. No mapa da esquerda, vocês podem ver que no meio há um quadrado com um mapa que é sobre os pontos da região.

Lembram quando falei que aquele ponto era o R, alí eles vão mostrar quais os pontos próximos, porquê pode ser que o ônibus que faz o sentido de volta por exemplo passe em frente a esse, ou uma rua depois e aqui ele mostra exatamente onde o ônibus passa, pode parecer confuso mas os mapas são bem explicativos e mostram onde cada ônibus passa, qual a direção, por onde ele passa etc…

Não há um mapa com todas as linhas de ônibus, ou pelo menos eu nunca ví! A razão é que existem mais de 400 linhas de ônibus e seria praticamente impossível colocar todas elas num mapa só, por isso o mais comum é ter mapa de regiões, ônibus que passam no centro, no norte de Londres etc…

oyster card

Oyster card

Faz quase um ano que não é mais possível pagar com dinheiro nos ônibus, você deve adquirir seu bilhete antes de entrar no ônibus! A melhor maneira ainda é usar o Oyster Card, falei mais sobre o oyster card no post sobre o metrô de Londres.

Diferente do metrô, não há zonas distintas no ônibus e a tarifa é fixa de £1,50  sendo assim mais barato que andar de metrô na maioria das vezes. Como você não paga pela distância percorrida, não é necessário passar o Oyster card no leitor quando descer do ônibus.

ponto de Ônibus em Londres

Pontualidade britânica

Muitos pontos de ônibus tem uma tela que anuncia quando o próximo ônibus passa, aqui ele anuncia quando o primeiro, segundo e terceiro ônibus vão passar naquele ponto e como só existe uma linha que passa aqui ( E3 ) fica fácil. É bem pontual e você geralmente pode confiar nas indicações dadas nesse painel.

Como Andar de Ônibus em Londres

Quando não existe esse painel eletrônico, sempre tem esse aí indicando as linhas que passam e o intervalo de tempo entre um ônibus e outro.

Dentro do ônibus é como em qualquer ônibus, aqui a gente geralmente entra pela frente e junto ao motorista você vai ver um leitor amarelo que é o leitor do Oyster Card, basta encostar até que a luz verde acenda, se tiver alguma dúvida basta imitar o que todo mundo faz.

Dentro do ônibus, há lugares preferenciais mais ou menos como estamos acostumados e ainda há lugar preferencial para cadeirantes e para carrinhos de bebê que fica num espaço no andar térreo do ônibus, na frente da porta do meio geralmente.

No andar de cima há mais lugares para sentar que no andar de baixo, no entanto é proibido viajar em pé no segundo andar,  e se não tiver lugar em cima você deve descer e ficar no andar de baixo.

Procurando hotel em Londres?

Hospedagem: Aproveite ofertas exclusivas até 50%. Avaliações dos hóspedes, sem taxa de cancelamento, hotéis baratos, etc.

Passagens Aéreas: Encontre passagens aéreas baratas, encontre passagens aéreas com até 35% OFF.

Ingressos e Excursões: Não perca tempo! Lembranças não são feitas em filas. Reserve com antecedência e evite as filas das maiores atrações do mundo.

Viaje Conectado: O melhor chip internacional entregue em sua casa.

Seguro Viagem: Antes de fazer uma viagem é importante tomar alguns cuidados. Peça uma cotação e escolha o melhor plano: cobertura médica, extravio de bagagem e até cancelamento de voos! Ganhe 5% de desconto em seguro viagem com nosso link!

Loja da Paula : O que levo para viajar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.